TUDO SOBRE O MUNDO SENEPOL

TIRE SUAS DÚVIDAS

Aqui você vai encontrar absolutamente tudo sobre a raça Senepol no Brasil e no mundo!

Angus ou Senepol? Desmistificando as diferenças

Quais as principais diferenças entre o Senepol e o Angus?
Essa pergunta sempre vem à tona quando o assunto é touro para cruzamento industrial. E se você também tem essa dúvida, então esse texto é para você!

Tanto o Angus, quanto o Senepol, são indivíduos taurinos tendo como sua principal função, dentro da pecuária de corte, o cruzamento com um indivíduo zebuíno, como por exemplo, o Nelore. A finalidade em cruzar um animal taurino com um animal zebuíno é a chamada heterose ou vigor híbrido, fenômeno pelo qual os filhos provenientes de cruzamento entre raças diferentes apresentam melhores desempenhos como maior produtividade, melhor ganho de peso, resistência e precocidade que seus pais. A heterose fica mais evidente quando maior for a distância entre as raças cruzadas, por isso que o choque sanguíneo entre um animal taurino com um zebuíno imprime em suas progênies tantas qualidades.

A principal diferença entre o Senepol e o Angus está na origem de ambos. O Angus é oriundo da Inglaterra e todo o seu processo de desenvolvimento e seleção seu deu sob clima europeu, ou seja, um clima frio, muito diferente do clima tropical brasileiro. Justamente por isso, o Angus é um animal que apresenta como característica racial, o pelo. O Senepol é originário de uma ilha do Caribe, Saint Croix, cujo clima é quente e úmido, muito parecido com o clima de nosso país. Portanto, ao compararmos o Angus com o Senepol, primeiramente temos a diferença em adaptabilidade ao clima quente que predomina na maior parte do Brasil. Essa dificuldade em se adaptar às condições climáticas que o Angus possui, acaba refletindo em seu desempenho em relação à monta natural e longevidade reprodutiva.

TOURO ZT 1753

Assim como o Senepol, o Angus representa muito bem na prática de inseminação artificial, tanto que muitos criadores utilizam desta ferramenta para produzir um animal ½ sangue. Porém, entendemos que o Brasil é um país de diversidades culturais e geográficas amplas, sendo que cada região possui seus desafios e peculiaridades. Existem muitos criadores que enfrentam dificuldades para implementar a inseminação artificial em sua propriedade, como por exemplo, falta de mão de obra especializada, difícil acesso e deslocamento por conta da localização da fazenda, custo de nitrogênio, entre outras questões que inviabilizam essa prática. E é diante deste cenário que o touro Senepol democratiza e viabiliza a produção do bezerro ½ sangue, de forma simples e segura, através da monta natural.

Para que serve o Senepol?

O taurino adaptado descoberto há 100 anos na ilha de Saint Croix, no Caribe americano, encaixou-se como uma luva na pecuária brasileira por sua capacidade produtiva em clima tropical. É o tipo bovino que conseguiu provar seu valor no campo em todas as fases da pecuária de corte, mostrando-se simples e lucrativo por produzir mais e melhor em menos tempo e com a comprovada qualidade e carne.

Senepol criado solto em Saint Croix

Quanto custa o gado Senepol?

O quanto custa de um animal Senepol está no seu valor genético, definido muito por avaliações e qualificações. É o mercado quem determina o custo do investimento em um touro ou uma vaca/novilha, mas ele tem reconhecido que os indivíduos mais bem selecionados dentro de critérios empregados pelos criadores, com base em regulamento do programa oficial de melhoramento da raça, o PMGS, são valorizados de acordo com o que podem produzir no campo ou em sistemas de biotecnologias de reprodução (IA, IATF, TE, FIV).

Qual a melhor raça: Senepol ou Nelore?

Não existe melhor, pois são complementares. Como maior rebanho na pecuária de corte do Brasil, sem o Nelore o Senepol não conseguiria provar o seu valor produtivo, já que as fêmeas Nelore – ou de outra raça zebuina – são as mais indicadas – e utilizadas – para o cruzamento industrial, graças à heterose decorrente do choque de sangue que potencializa a capacidade produtiva de ambas as raças.

Senepol meio-sangue de valor agregado

Touro Senepol cobre quantas vacas?

Um touro Senepol bem avaliado em sua fase adulta pode cobrir até 40 vacas durante a estação de monta. Se um criador investiu em um touro jovem (20 a 24 meses), no seu primeiro ano de trabalho a campo recomenda-se avaliar com sua assessoria técnica a quantidade de fêmeas a serem designadas para a monta – esse número tem sido 25 a 30 vacas.

Senepol energia

Quais as vantagens do gado Senepol?

Adaptabilidade é a maior qualidade do Senepol para trabalho no campo em qualquer clima do Brasil. Por ter sido desenvolvido em uma pequena ilha e criado solto em uma topografia irregular, a seleção natural moldou a raça para um biótipo de frame moderado, com boa ossatura e musculosidade, além da docilidade incontestável. No Brasil, graças aos esforços de selecionadores de qualificar os melhores indivíduos, fortaleceu na raça aptidões fundamentais também naturais como fertilidade, habilidade materna, precocidade (sexual e de acabamento), além de amplo poder de conversão alimentar, como o medido dentro do CQG-Grama Senepol.

Quantos quilos pesa um bezerro Senepol?

Outra qualidade do Senepol é produzir bezerros que nascem pequenos e se desenvolvem rapidamente. Na média, a raça registra peso ao nascimento variando entre 32 e 35 quilos. Na desmama, estudos comprovaram que os bezerros Senepol rendem 30% a mais em média que o comparativo com grupos de animais de outras raças, taurinas ou zebuínas.

Qual a melhor raça para cruzar com Senepol?

O Senepol se impõe em qualquer tipo de cruzamento. Por ter o maior rebanho no Brasil, a vaca Nelore que recebe genética de Senepol avaliado vai produzir bezerros que vão crescer mais e mais rápido, com boa carcaça. No tricross, o Senepol se mostrou também uma excepcional opção para completar o valor agregado de suas crias com vacas F-1.

Senepol precocidade e força no cruzamento

 

Agora você já sabe: o Senepol responde positivamente às diversas metodologias adotadas pelo criador, porteira a dentro. Tanto para inseminação artificial, quanto para monta natural, o touro Senepol qualificado é infalível.

HISTÓRIA E CURIOSIDADES

VOCÊ SABIA?

O Senepol é uma raça taurina criada na pequena ilha de Saint Croix

O Senepol é uma raça taurina criada na pequena ilha de Saint Croix no caribe americano, durante a procura de uma família por um tipo bovino que pudesse alimentar com qualidade a população local? A “descoberta” aconteceu pouco mais de 100 anos atrás, quando vacas da raça africana N´Dama, originária do Senegal, foram cruzadas com um touro Red Poll, de origem britânica.

Daí o nome Senepol para essa raça que parece ter sido feita para o Brasil, tamanha similaridade das aptidões que precisávamos por aqui encontradas em um animal capaz de produzir o cruzamento industrial a campo, com sustentabilidade.

A construção dessa história é o que a Grama Senepol se propõe a contar quinzenalmente a partir de agora, em uma nova Websérie que servirá para que você conheça, com o máximo de detalhes, a trajetória da raça na sua origem, sua expansão para centros de pesquisa e criatórios nos Estados Unidos, até desembarcar no Brasil no início dos anos 2000, tendo a Grama um dos pioneiros na busca por material genético que ajudasse a espalhar esse taurino adaptado pelos pastos do Brasil, sem nunca ter parado de selecionar.

Mapa da criação do Senepol na pequena Saint Croix, com origem na cruza de vacas N´Dama, do Senegal, e touro britânico Red Poll. (Arte: Associação Internacional do Senepol)

O SENEPOL É ORIGINÁRIO DE UMA ILHOTA DE APENAS 260km²

Que a necessidade de alimentar a população de uma minúscula ilha do caribe americano foi o que deu a chance de descobrimento de uma raça que nasceria longe do Brasil, mas que parecia feita para nós? Vem de meados do século XIX a origem da raça Senepol na pequena Saint Croix, uma ilhota e de apenas 260 km² e 45 km de extensão, que pertencia à Dinamarca.

Desde a sua criação, o rebanho bovino conviveu pelas ruas e estradas da ilha, foi adaptando sua condição de hospitalidade no convívio com os habitantes dali muito mais do que as tribos Kalinago que receberam com hostilidade as caravanas de Cristóvão Colombo quando ele ali desembarcou pela primeira vez, em 1492.

Saint Croix foi disputa de Espanha com Grã-Bretanha e Holanda, virou posse da França, depois vendida para o país escandinavo em 1733. Só em 1916, após um referendo nacional na Dinamarca, foi aprovada a venda da ilha aos Estados Unidos por US$ 25 milhões pagos em ouro explorado na própria ilha, que além dessa extração já vivia também de cana-de-açúcar e do pouco gado que alimentava a população.

Em 1927, seus habitantes foram reconhecidos, legalmente, cidadãos americanos e muitas famílias de diferentes origens já haviam se instalado naquelas terras quentes, de clima tropical, vindas da América do Norte e com veias nórdicas dos povos que dominaram o território até aquele tempo. A evolução da ilha foi estabelecendo as divisões municipais e espalhando as famílias por Saint Croix. E, nessa época, todos deviam a subsistência a uma proteína vermelha que assegurava valores nutricionais e garantia saúde à população. Uma carne produzida por um gado formado ali mesmo, graças à visão de uma família, que vamos começar a apresentar nos próximos capítulos.

Cana-de-açúcar era atividade econômica em Saint Croix nos séculos anteriores, até que, sob controle dos Estados Unidos, novo dono da ilha, passasse a desenvolver outros segmentos, como a bovinocultura.

A FAMÍLIA NELTHROPP ABASTECIA PARTE DA POPULAÇÃO DA ILHA DE SAINT CROIX COM UM MINGUADO GADO CHAMADO CRIOULO

Vacas da raça africana N´Dama, porte médio, resistência a parasitas, pouco leite, mas muita conversão e rendimento: a base genética que deu origem à raça Senepol.

A família Nelthropp vivia numa pequena cadeia de montanhas no centro da Ilha de Saint Croix e já abastecia parte da população com o minguado gado chamado crioulo resultado de várias experiências realizadas ali por alguns criadores? Em 1889, o patriarca Henry Nelthropp fez um grande investimento em uma vacada trazida 30 anos antes num navio negreiro por um quase vizinho, George Elliot. Eram animais da raça N’Dama originária do Oeste do continente africano, preferencialmente de Guiné-Bissau, depois desenvolvida no Sul do Senegal, Mali, Serra Leoa e Costa do Marfim.

Animal de porte médio e resistente a doenças como a do sono, causada pela mosca tsé-tsé, a vaca N´Dama podia atingir um metro até sua altura máxima da paleta e o macho, 1m20, com grande capacidade de conversão do pouco que comia em carne de bom valor nutricional, com pouca gordura. Apesar de até hoje fornecer pouco leite, média de 3 kg/dia, segundo departamento de estudo de raças da Universidade Estadual de Oklahoma, EUA, a fêmea N’Dama desmama suas crias com bom escore, podendo chegar rapidamente aos 300kg. O maior rebanho ainda está no Senegal, com mais de 1 milhão de cabeças de um animal que pode ser abatido com rendimento de carcaça médio de 50%.

Mas era pouco ainda para as exigências de uma terra quente, pobre em pastagens por causa de longas secas e com ameaças de parasitas. Os Nelthropp ainda não estavam satisfeitos e, apesar de a família possuir na fazenda Granard States o maior rebanho de N’Dama da ilha, com 250 cabeças, faltava um componente que agregasse o leite às matrizes. Como isso começou a ser resolvido é o que mostraremos na próxima quinzena.

ALBERT FILHO MAIS VELHO DE HENRY NELTHROPP FOI O RESPONSÁVEL POR BUSCAR GERAÇÕES MAIS PRODUTIVAS DE ANIMAIS

Albert, o filho mais velho de Henry Nelthropp, era o responsável pelo manejo na fazenda Granard States e “fechou” a seleção para buscar gerações cada vez mais produtivas de animais que pudessem cumprir o objetivo de melhorar o fornecimento de proteína animal na ilha de Saint Croix?

Quem começou a resolver isso em 1918 foi Bromley Nelthropp, irmão mais novo de Albert, que rumou em uma viagem de navio de dois dias para Trinidad, pequena ilha ao sul do Atlântico que forma Trinidad e Tobago, nas Antilhas Menores, onde encontrou e comprou um touro de uma tonelada batizado em Trinidad de Captain Kidd, que ele logo renomeou para Douglas, segundo relatos da negociação _ não confirmados, porque uma anotação escrita a mão por um dos Nelthropp nomeava o touro de Sultan.

Pagou o equivalente a 2 mil dólares junto ao Ministério da Agricultura de Trinidad, que tinha ligação com a Estação Britânica de Pesquisas. E levou esse reprodutor para iniciar o cruzamento com suas vacas africanas em Saint Croix. O resultado disso começamos a mostrar na próxima quinzena.

Bromley Nelthropp, irmão mais novo da família, foi quem viajou dois dias de navio até Trinidad para buscar o primeiro touro britânico para cobrir a vacada N´Dama em Soint Croix.

O PRIMEIRO TOURO ADQUIRIDO PELOS NELTHROPP NÃO PARECIA SER UMA RAÇA TAURINA PURA

O primeiro touro adquirido pelos Nelthropp em Trinidad não parecia uma raça taurina pura? Sultan – ou Douglas, segundo a dúvida da anotação feita na época – apresentava ainda batoques que Bromley desconsiderou ao levar o seu novo reprodutor para Saint Croix, a fim de cruzá-lo com as vacas N’Dama aspadas, para tentar cumprir o objetivo de mochar o seu rebanho, para facilitar o manejo e evitar prejuízos _ como ferimentos que as vacas africanas se causavam com os chifres ou aos próprios responsáveis pelo manejo.

O fato é que o resultado começou a aparecer nas primeiras progênies do trabalho desse touro, que resultou em bezerros e bezerras recriando muito resistentes ao calor e à umidade, às doenças e, ainda, desmamando mais pesados e dóceis.

Começava, ali, uma padronização que virou a obsessão dos Nelthropp por mais reprodutores que pudessem manter a evolução genética observada já na primeira geração do que se pode chamar de cruzamento industrial da época. A procura por mais touros teve sequência, como terá essa história no próximo fascículo.

Vacas africanas com chifres acabavam se machucando e complicando o manejo, por isso a necessidade de mochar o gado com a adoção de cruzamento com um taurino que, além de tudo, padronizasse o gado de Saint Croix.

A padronização do gado em Saint Croix foram feitas experiências com reprodutores Brahman e Devon

A ideia de padronizar o gado em Saint Croix continuou e foram feitas experiências com reprodutores Brahman e Devon? O rebanho foi “fechado” para apuração dos resultados, pelo menos até o início da década de 1940, e a maior dificuldade era mantê-lo crescendo e tentando diminuir o grau de consanguinidade.

Em 1942, o mesmo Bromley, que havia comprado o primeiro touro britânico em Trinidad 24 anos antes, adquiriu na vizinha ilha de Saint Thomas, numa fazenda chamada State Tutu, o primeiro touro Red Poll puro, chamado Doctor, que passou a cobrir as fêmeas N’Dama para fornecer produtos que depois foram chamados de Senepol _ “Sene”, da origem africana senegalesa, e “pol”, de Red Poll.

As crias desse cruzamento foram apurando as gerações seguintes, com uma bezerrada altamente resistente às doenças, com pelo zero, mochas, vermelhas e dóceis, com alta capacidade de ganhar peso e produzindo uma carne que já começava a impressionar por sua maciez, suculência e sabor. Pecuaristas vizinhos começaram a se interessar por esses mesmos resultados e isso popularizou a nova raça a partir de 1949, como mostraremos na sequência.

Saint Croix e sua topografia acidentada no meio de uma cadeia de montanhas, onde os Nelthropp passaram a desenvolver um gado cada vez mais padronizado e depois reconhecido como Senepol.

A Família Nelthropp trocou o ramo na pecuária passando da carne para o leite

Ward Canadey, empresário norte-americano que fez fortuna com os utilitários Jeep fornecidos às Forças Armadas dos EUA, comprou a Annaly Farm dos Nelthropp na virada da década de 1950.

Na virada para a década de 1950, a família Nelthropp trocou de ramo na pecuária, passando da carne para o leite? O rebanho por eles “inventado” na ilha de Saint Croix passou para as mãos do empresário norte-americano Ward Canaday, então presidente da Willy’s Jeep, que fez uma fortuna estimada de US$ 760 milhões fornecendo seus utilitários para as Forças Armadas dos Estados Unidos, na Segunda Guerra Mundial. Ele conservou Frits Lawaetz como gerente da sua nova Annaly Farms e registrou todos os dados genéticos daquele novo rebanho, com o que, em 1954, os Estados Unidos oficializaram Senepol como nome da raça criada e desenvolvida na ilha.

Ward Canaday levou a Annaly Farm para continuar sua história com o Senepol para o lado oeste de Saint Croix

Ward Canaday levou a Annaly Farm para continuar sua história com o Senepol para o lado oeste de Saint Croix, batizado na ilha com suas iniciais. O lado WC, sigla que ainda existe em algumas linhagens da raça pelo mundo, sempre foi privilegiado em termos de condições naturais. Mais chuvoso, desenvolveu historicamente melhores pastagens, mas nunca foi menos exigente com a pecuária, onde se obtém animais de bom escore, fertilidade e habilidade materna espantosas.

A precocidade e a capacidade de maturidade sexual e de acabamento, tanto dos machos quanto das fêmeas, sempre foram muito nítidas, depois do surgimento do Senepol e da seleção natural a que foi se submetendo o gado criado pelos Nelthropp. No Extremo Leste da ilha, contudo, foi onde tudo começou, com a chegada dos primeiros animais N’Dama pelas mãos de George Elliot. É onde fica a fazenda que deu nome à linhagem CN, iniciais de Castle Nugent, a outra  parte mais conhecida no Senepol mundial.

Pastos da Annaly Farm no oeste da ilha de Saint Croix, onde se desenvolveu em um ambiente de melhores condições climáticas e naturais o Senepol com a linhagem WC, iniciais de Ward Canaday.

O N`DAMA SE ENCAIXOU PARA FORMAR O SENEPOL NA PARTE ORIENTAL DA ILHA DE SAINT CROIX

A parte oriental da ilha de Saint Croix, mais seca e onde se criava um gado sem muita qualidade por algumas famílias que dividiam a atividade com o algodão e indigueiro, planta que exige climas mais quentes e de onde se extrai o anil, é onde o N´Dama se encaixou perfeitamente para depois formar o Senepol, que ficou conhecido como a linhagem CN, iniciais da fazenda Castle Nugent.

Cenário típico da região mais seca e quente da ilha de Saint Croix, no lado onde vacas N´Dama como a da foto se adaptaram bem para formar posteriormente o Senpeol com a linhagem CN, iniciais de Castle Nugent.

No começo da década de 1950, ela foi comprada pela família Wall, que dentre seus membros contava com Caroline, mais tarde casada com o italiano Mario Gasperi. Howard Wall, pai de Caroline, introduziu em 1957 os primeiros exemplares de Senepol na propriedade, pensando no sucesso de que ele já tinha notícia pelas mãos dos Nelthropp e, depois, com Ward Canaday.

Em 1963, Mario Gasperi, que já havia concluído seus estudos nos Estados Unidos, mudou-se com Caroline para Saint Croix e, juntos, passaram a selecionar o Senepol CN (iniciais de Castle Nugent) com a precisão que aquele lado da ilha exigia por causa de suas condições naturais.

Caroline e Mario Gasperi, que chegaram a morar nos Estados Unidos e voltaram a Saint Croix para selecionar o Senepol CN, iniciais de Castle Nugent, fazenda comprada no início dos anos 1050 pelo pai dela, Howard Wall.

NOSSA HISTÓRIA

Capítulo 1: Como tudo começou no ano 2.000

Apresentação

Clones 904

A Grama Senepol inicia uma nova série de pequenos fascículos com trechos de sua história, que se confunde com a da raça Senepol e sua chegada ao Brasil. A partir de hoje, quinzenalmente você vai acessar no site e nas redes sociais da Grama um trecho dessa trajetória, até a sua consolidação nos pastos do Brasil.

O primeiro fascículo lembra que a Fazenda da Grama, fundada por José Antônio Fernandes Netto, o Zé Torneira, e Dejanira Bellodi Fernandes, sempre lidou com pecuária e produção de carne. Teve até uma butique de cortes nobres em Jaboticabal/SP, para levar ao mercado a excelência do que produzia com cruzamento industrial nos pastos da fazenda, em Pirajuí/SP.

Até o dia em que o médico veterinário Junior Fernandes, que com a irmã Carolina trabalhava nos negócios da família, decidiu, com aprovação dos pais, estudar melhor a influência da raça Senepol no composto do qual a Grama se tornou franqueada na década de 1990.

Foi quando uma expedição aos Estados Unidos, para contato com especialistas em melhoramento genético, nos principais centros de pesquisa americanos, em 1999, convenceu a família Grama a dedicar seus esforços em iniciar a seleção do taurino adaptado que tinha surgido poucas décadas antes em uma ilha do Caribe, a pequena Saint Croix.

A sequência do que se tornou uma saga para a Grama e para a raça estará no fascículo seguinte

Senepol da GRAMA: O Senepol EFICIENTE!

Feito para o Brasil

Em tudo o que os Fernandes sempre se propuseram a fazer na Fazenda da Grama, o perfeccionismo foi marca registrada. E o Senepol se revelou perfeito em suas aptidões para se encaixar no projeto de genética idealizado por JR Fernandes para a seleção do taurino. A raça parecia, mesmo, ser feita para o Brasil.

Essa constatação veio da experiência de JR Fernandes como doutor em reprodução e do que viveu como técnico do composto Montana, prestando serviços para os franqueados e usando sêmen em sua vacada comercial cruzada.

Queria descobrir de onde vinha a influência daquela rusticidade, docilidade, carcaça e libido impressionantes, além da resistência que verificou nos touros que cobriam a campo e nos bezerros que rendiam mais. Barganhou um prêmio para poder estar mais perto das respostas. Mas isso é para o próximo fascículo.

Senepol da GRAMA: O Senepol EFICIENTE!

Mudança de itinerário

JR com Cláudio Adão gerente Pindó em Billings

Um projeto reprodutivo muito bem sucedido, encabeçado por JR Fernandes com a vacada cruzada na Fazenda da Grama, na década de 1990, rendeu a ele como prêmio uma viagem para conhecer a holding de um grupo holandês que instituiu o concurso. Ao invés de ir a Amsterdã, trocou com os organizadores por uma viagem a Billings, a fim de conhecer o Clay Center, em Nebraska (EUA), onde pesquisas com o adaptado descoberto em Saint Croix já tinham dados a serem apresentados.

Vacada em Billings Montana no Leachman

JR Fernandes trocou o itinerário e foi conhecer os técnicos que já estudavam o rebanho criado em Saint Croix e levado aos Estados Unidos para conclusões que começavam a indicar a sua utilização em países tropicais.

O balanço daquela viagem somou-se aos resultados que ele tinha do seu Montana para martelar na família Fernandes a ideia de inserir o Senepol em sua seleção. E essa decisão foi tomada rapidamente, como será mostrado no fascículo seguinte.

Senepol da GRAMA: O Senepol EFICIENTE!

Doadoras

Pesquisadores americanos já tinham estudado e referendado o Senepol como de grande potencial produtivo nos países de clima tropical, em condições parecidas com as de Saint Croix, ilha caribenha pertencente aos Estados Unidos onde a raça nascera pouco mais de meio século antes.

Técnicos Clay Center

Com o aval da família, JR Fernandes saiu em busca de uma base para o Senepol que ele queria dar início e encontrou com um dos técnicos americanos a fonte dos embriões que abasteciam o projeto Montana no Brasil. Era um time das melhores doadoras da raça que o técnico agrícola P. J. van der Wall havia selecionado com base nas avaliações constantes do sumário da Associação Americana de Senepol (SCBA). Elas seriam o start da seleção da Grama. O plano estava pronto. O passo seguinte era partir para a execução, mas isso fica para o próximo fascículo.

Senepol da GRAMA: O Senepol EFICIENTE!

Embriões

A ideia de produzir bezerros de corte nunca saiu do planejamento da Grama. Mas o Senepol já havia conquistado um adepto, que era também muito técnico e que buscava, então, um plano para levar a raça ao Brasil. JR Fernandes propôs sociedade a outros dois pecuaristas amigos de Jaboticabal e combinaram de fazer um negócio inusitado para a época, num acordo bem atrelado com a joint venture CFM-Leachman, controladora do projeto Montana no Brasil.

Um dos pontos negociados foi a quantidade. A empresa seria a proprietária dos embriões, para que o trâmite fosse viabilizado. Os brasileiros pediram dois anos de exclusividade de comercialização de Senepol no Brasil. A controladora topou, desde que fossem 700 embriões.

O preço passou a ser o vulto seguinte nas contas dos sócios, mas era preciso encontrar um mecanismo para facilitar a operação. O investimento já estava programado pelas três fazendas e custaria a cada uma delas uma quantia próxima a US$ 120 mil. Assim foi feito. Como isso funcionaria é o que virá no próximo fascículo.

Senepol da GRAMA: O Senepol EFICIENTE!

Água com gás

Vacas Base Plantel Leachman 1999

JR Fernandes e os sócios na compra dos embriões de Senepol nos Estados Unidos tornaram-se proprietários de um botijão de nitrogênio que chegaria ao Brasil com material genético de parentes de raçadores que já forneciam sêmen altamente eficazes para projetos de cruzamento no Brasil com as melhores doadoras reunidas na Georgia, na propriedade da Leachman Cattle Company.

Eram fêmeas estruturadas, de um frame muito desejado, com muita funcionalidade de todas as características desejáveis a todos os selecionadores. JR Fernandes participou da seleção e dos acasalamentos com os técnicos americanos.

De noite, após baterem o martelo, os sócios tinham de celebrar o investimento vultuoso para a época – US$ 120 mil cada – e numa modalidade arrojada para eles, uma novidade ainda no Brasil, a transferência de embriões. Não havia champanhe no hotel e eles brindaram com taças de água com gás. Mesmo sem saber que resultado técnico e comercial teria aquela empreitada, depois do tim-tim começou para a Grama e seus sócios uma saga que contaremos a partir do próximo fascículo.

Senepol da GRAMA: O Senepol EFICIENTE!

Burocracia

A chegada do Senepol na forma de embriões congelados comprados na Georgia emperrou em questões que adiaram os planos da Grama e seus dois sócios. Um pouco por causa de protocolos de produção dos embriões de TE nos Estados Unidos, que não tinham volume suficiente de produção, já que não eram de FIV. Outro tanto por burocracias aduaneiras e de protocolos sanitários a cumprir lá e no Brasil. Ao invés de chegarem em setembro de 2000, só desembarcaram em março de 2001.

As obrigações alfandegárias geraram um grande trâmite de papéis providenciados pelos investidores, que ainda tiveram de respeitar um período de quarentena para os botijões, antes que fossem levados para a unidade da CFM-Leachman onde estava o Montana, na Fazenda Guariroba, em Pontes Gestal/SP, região de São José do Rio Preto.

Em meio a tanta expectativa dos criadores brasileiros em dar sequência ao plano de seleção do taurino adaptado que eles acabavam de introduzir no Brasil na forma de embriões, alguns cuidados técnicos precisaram ser rigorosamente seguidos, sob o risco de não vingar aqueles US$ 120 mil investidos na novidade da pecuária brasileira. Que cuidados foram esses é o que vamos contar já no próximo fascículo.

Senepol da GRAMA: O Senepol EFICIENTE!

Receptoras

Os novos criadores de Senepol do Brasil foram preparando a base de rebanho para receber os embriões em duas etapas e precisaram tomar todos os cuidados, inclusive legais, com aquela tecnologia que era nova. Os primeiros 550 embriões desembarcados no Aeroporto Internacional de Guarulhos/SP, em março de 2001, foram divididos entre os sócios e implantados com o sistema de compensação entre eles na forma de produtos nascidos.

A Grama tirou das 2000 matrizes F-1 que produziam o composto Montana as 800 mais bem preparadas para se tornarem receptoras. Todas virariam mães de produtos Senepol POI.

Por ser uma tecnologia ainda pouco utilizada no Brasil, cumpridos os trâmites legais vinham ainda algumas recomendações técnicas que os criadores teriam de cumprir para fazer valer o alto investimento naqueles embriões. Pauta para o próximo fascículo.

Senepol da GRAMA: O Senepol EFICIENTE!

Dieta especial

Cada sócio na empreitada da genética Senepol importada dos EUA precisava separar duas fêmeas para cada embrião, um número maior de receptoras que atendia à recomendação dos técnicos que fariam aquele serviço, delicado para a época, escolhendo as que estivessem em melhor condição na hora do procedimento.

Os especialistas ainda receitaram para as barrigas de aluguel um bem elaborado regime alimentar, que as deixaria em condições de cumprir o protocolo de transferência dos embriões, condição que poderia diminuir o risco de não dar resultado. As transferências ocorreram em julho de 2001.

Doutor Nélio Roberto Amâncio de Ávila, que havia se formado com JR Fernandes na UNESP, em Jaboticabal, fez o trabalho na Fazenda da Grama, em Pirajuí/SP, junto com o assistente Manuel Ávila.

Mesmo sob todos os cuidados, o resultado não foi o esperado, levando-se em conta o investimento. A taxa de prenhez foi perto de 30%, aquém da garantia contratual de 50% de efetividade dos embriões. Mas ainda tinha mais 150 deles para chegar e a compensação também era aguardada pelos sócios, algo que contaremos no próximo fascículo.

Senepol da GRAMA: O Senepol EFICIENTE!

Compensação

Como ficou abaixo do contratado o índice de prenhez dos embriões implantados nas receptoras dos sócios, na entrega do segundo botijão daquela importação, a joint venture abasteceu o seu Núcleo Montana na CFM com produtos da mesma origem, para um teste de efetividade. Os acertos foram acontecendo com a Grama e os investidores brasileiros na proporção do que colhiam de produtos.

Foi desses testes que nasceram animais Puros de Origem que, meses mais tarde, em 2003, a CFM negociou com outros criadores, que passavam a enxergar no Senepol uma grande raça. Só puderam ser negociados – como qualquer outro produto Senepol da empresa no Brasil – depois de cumprida aquela salvaguarda de dois anos firmada na negociação dos 700 embriões.

Senepol da GRAMA: O Senepol EFICIENTE!

Valor da partilha

Os machos nascidos da importação de embriões pela parceria da Grama com Stéfani e Sacramento serviriam para a quitação de outra parte do acordo dos três sócios com o fornecedor americano dos embriões. De todos os bezerros nascidos, 90% seriam entregues à Leachman Cattle Company, que os repassaria aos franqueados, para se tornarem Montana makers. Os quase 100 animais entregues como pagamento já renderam a primeira noção de valor de um touro Senepol no Brasil. No final das contas, para quitação do saldo, cada garrote foi entregue a uma cotação aproximada de US$ 1.750,00.

O trio de criatórios ficaria com 10% dos melhores, em outra joint venture que os sócios batizaram de “Reprodutouros”, com a sigla Repro, que incluía a própria CFM-Leachman. Ela não definia a quem pertenceria cada touro. Todos eram de todos. Numa fusão que rendeu os três primeiros touros nascidos no Brasil para central de sêmen, mas isso é assunto para o próximo fascículo.

Senepol da GRAMA: O Senepol EFICIENTE!

Primeiros touros

Após o acordo para compartilhamento da genética já nascida no Brasil dos embriões importados pelos parceiros na joint venture batizada “Reprodutouros”, os três primeiros touros Senepol contratados por centrais daquele projeto foram 850 da Repro (WC 850 x HBC Dolly 51H / AC 761), 5225 da Repro (CN 5225 x CN 6284F / CN 5806C), ambos nascidos na Grama, em fevereiro de 2002, e contratados pela Lagoa da Serra, além de Mustang da Repro (CN 5480 Hercules x SHR GY82 / El General AV189), de março de 2002. Na dissolução da parceria com Stéfani e Sacramento, a Grama acertou a aquisição de 5225 da Repro e 850 da Repro, vendidos posteriormente a outros criadores, que passaram a explorar esses melhoradores. Era o início de um altruísmo que a Grama demonstrou como forma de fomentar o crescimento da raça no País, como se seguirá nos próximos fascículos.

Senepol da Grama: O Senepol EFICIENTE!

ABCB-Senepol

JR Fernandes e Zé Torneira passaram a conviver com outros criadores que seguiram o mesmo itinerário dos estudos nos Estados Unidos para optar pela adoção do Senepol no Brasil e, juntos, decidiram que a raça precisaria se organizar para ter aceitação comercial em um crescimento que parecia inevitável. Esses criadores eram os titulares da Nova Vida, com quem a Grama foi atrás de todos os trâmites legais e técnicos para criar a Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB), da qual a Grama se tornou sócia número 1 após sua fundação, em 2002. Para que ela tivesse atuação, uma reunião em São Paulo selou o acordo da criação da ABCB-Senpeol, que foi homologada, reconhecida pelo Ministério da Agricultura e passou a ditar os caminhos da evolução técnica e de mercado da raça, como veremos a partir dos próximos fascículos.

Senepol da GRAMA: O Senepol EFICIENTE!

Registros

Dias depois dos primeiros nascimentos de animais Senepol dos embriões importados com a sigla ZT na Fazenda da Grama, JR Fernandes dividia o tempo de produtor de carne e de genética com o de membro da primeira equipe técnica da ABCB-Senepol, reunindo-se a cada 15 dias em São Paulo com os demais membros da diretoria para desenhar com eles o futuro técnico e administrativo da raça, já que os animais iam nascendo e precisavam de uma identificação legal de registro – até então, os animais nascidos no Brasil tinham de ser registrados na associação internacional, a SCBA. Foi contratado o técnico Walmore Miler Lacort para representar a associação junto ao Ministério da Agricultura. Ele trabalhava em Brasília com um trâmite que já conhecia, por ter regularizado o surgimento de outras associações de raça no Brasil.

Uma das primeiras regras era que os animais nascidos deveriam receber como registro a sigla de duas a quatro letras do criatório, quatro números de identificação e, no final, mais dois algarismos para representar o ano de nascimento. Com essa regulamentação começaram a surgir os primeiros ícones da Grama Senepol com a sigla ZT, que começaremos a mostrar na sequência dessa história.

Senepol da GRAMA: O Senepol EFICIENTE!

Grama 904

Aí vem um grande ícone da raça Senepol. Nasceu em fevereiro de 2002 Andina da Grama, o primeiro animal a receber o ID na ABCB-Senepol ZT090402, filha de PRR 840 ET x COP F1009 (Pack Power ED 7590 ET). Ganhou fama nacional como Grama 904, principalmente com a formação de progênies que passaram a ganhar provas de desempenho ao serem avaliadas dentro do processo de melhoramento genético proposto pela Grama (abordaremos mais sobre esse tema em fascículos futuros). O seu forte foi produzir machos e fêmeas que, como ela, se tornaram fornecedores de embriões e sêmen para multiplicação de genética superior. Descendentes que foram validando cada vez mais a doadora que ganhou clones tão valorizados quanto a matriz em eventos comerciais organizados pela Grama ao longo dos anos. Mas ela foi apenas a primeira a receber o registro dentro da recém criada ABCB-Senepol. Depois – ou junto dela – vieram tantas outras que fizeram a história da raça. E que contaremos mais adiante.

Senepol da GRAMA: O Senepol EFICIENTE!

Parceria no DNA 

Antes de retomarmos na nossa série a formação dos primeiros ícones da raça Senepol, é preciso destacar que a parceria sempre esteve no DNA da Grama. Com o espírito de que ninguém é bom o suficiente que não possa melhorar em grupo, JR Fernandes formou, em 2007, um grupo que comungou da necessidade de se certificar sobre os produtos que começavam a despontar no rebanho brasileiro como promotores de melhoramento genético em grande escala, aproveitando as aptidões da raça, o interesse crescente no mercado e as biotecnologias de reprodução disponíveis para multiplicação de indivíduos. Esse grupo foi denominado Parceiros do Senepol e começou com a Grama, a Genetropic, de Prata/MG, e a Fazenda Santa Helena, quase vizinha da Grama, em Pirajuí/SP. A dimensão que esse grupo ganhou em pouco tempo e as contribuições à raça que se seguiram após a sua instituição é o que começamos a contar na próxima publicação. Até lá.

Senepol da GRAMA: O Senepol EFICIENTE!

Primeiros ícones

Criar Senepol já era plano de muitos empresários rurais que enxergaram na raça uma chance de melhorar a pecuária de corte do Brasil e a Grama, com a adesão de muitos desses criadores, formou o grupo Parceiros do Senepol, com quem passou a dividir a formação do rebanho nacional. Um dos primeiros sócios foi a Genetropic, com quem formou alguns dos primeiros grandes ícones da raça a partir de aspiração de matrizes, que se revelaram grandes doadoras. Numa primeira coleta de Grama 904, o acasalamento com WJ Wizard 23D mandou um macho para a Genetropic e uma fêmea ficou na Grama. Eram Caribe 35 da Genetropic e Grama 142, que deram continuidade ao melhoramento genético do Senepol brasileiro. Caribe fez muitas doadoras qualificadas em provas de desempenho. Nascida em junho 2008, Grama 142, entre outras, gerou em maio de 2011, com RAB 126A, a também doadora Grama 473. Tanta eficiência nas progênies levou JR Fernandes a clonar Grama 904, desaparecida em 2015, depois de deixar 292 embriões válidos.

Senepol da GRAMA: O Senepol EFICIENTE!

Grama 142

A sequência do melhoramento genético do Senepol do Brasil se deve muito à identificação de grandes doadoras do plantel da Grama exploradas para uso de biotecnologias de reprodução. Uma das filhas mais expressivas de Grama 904 foi Grama 142, nascida do acasalamento com WJ Wizard 23D. Com mais de 160 filhos e filhas de primeira geração nascidos em 21 rebanhos diferentes, ela produziu em sua vida 1.058 embriões, registrando média de 26,5 embriões por coleta (68 oócitos por aspiração). Aos 12 anos, Grama 142 teve morte natural no seu piquete na Fazenda da Grama, em Pirajuí/SP, e deixou um legado de produtividade e longevidade medido pelo PMGS e que inspirou a Grama a iniciar com seus parceiros um processo de identificação de jovens doadoras através de um programa que dividiu a história do Senepol no Brasil. E que começaremos a contar nos próximos episódios.

Senepol da GRAMA: O Senepol EFICIENTE!

Safiras

A partir de Grama 142, das mais produtivas doadoras da história do Senepol, as melhores novilhas pré-selecionadas pela Grama passaram a se submeter a um filtro que também entrou para a história da raça. JR Fernandes constatou que uma fêmea não podia ser considerada doadora simplesmente por ter dois ovários. Era preciso investigar mais a fundo de onde vinha tanto poder de produção. Junto com seus parceiros, criou em 2009 o programa Safiras do Senepol, que em pouco tempo revolucionou a seleção da raça e certificou todos os animais que passaram pelo programa, que depois foi premiado com o troféu Mario Gasperi, conferido pela associação internacional de criadores da raça pela contribuição que deu ao melhoramento do Senepol. Que contribuição foi essa? É o que mostraremos a partir do próximo fascículo.

Senepol da GRAMA: O Senepol EFICIENTE!

Depois de tanta contribuição que a Grama deu aos selecionadores que se convenceram do poder do Senepol de produzir mais e melhor em menos tempo, o criatório capitaneado por JR Fernandes decidiu ir ao mercado com um evento próprio somente depois de 15 anos de desenvolvimento da raça.

Cada criatório que comungou da filosofia da Grama dentro do grupo Parceiros do Senepol já tinha ganhado suas asas para voar. Só então a Grama, a partir de 2014, iniciou uma trajetória comercial que só reforçou a cada ano sua importância no cenário do taurino adaptado que ela introduziu no Brasil no ano 2000. E que trouxe cada vez mais gente interessada em absorver os benefícios da raça.

Qualidades que só ficaram cada vez mais evidentes e atraentes a partir de quando a Grama deu o salto definitivo na qualificação de animais realmente superiores para utilização em larga escala em rebanhos pelo Brasil.

O que era importante no universo de avaliações do Safiras se transferiu também para um programa denominado Topázio do Senepol, para qualificação de touros jovens. Foi quando, duplicando a estrutura tecnológica da fazenda, criou-se o Centro de Qualificação Genética Grama Senepol, ou CQG-Senepol, que a partir de 2016 se tornou o maior e mais completo centro de avaliação da raça no mundo, um dos maiores complexos entre todos os bovinos no Brasil.

De lá para cá, o Senepol só evoluiu e se firmou entre as raças com maior poder de produção de carne a campo no clima tropical. E muito disso se deve ao abnegado e incansável trabalho da Grama de fazer o melhor pelo melhor, para ela e para seus parceiros e clientes.

A GRAMA NO MERCADO

Novilhas PO à média de R$ 29.700 no ‘Mega Grama Senepol’

O selecionador Junior Fernandes também ofertou pela TV e internet touros PO e pacotes de embriões

Mais de R$ 3,5 milhões em renda com a comercialização de reprodutores e novilhas PO, além de pacotes de embriões da raça Senepol, fecharam com sucesso os negócios de mais uma edição virtual do “Mega Leilão Grama Senepol”, promovido no dia 2 de abril pelo criador Junior Fernandes.

O titular da Fazenda da Grama (Pirajuí, SP) apresentou pelas lentes do Canal Rural lotes com medições de ultrassonografia de carcaça e avaliações destacadas no Programa de Melhoramento Genético do Senepol (PMGS) e no Programa Geneplus/Embrapa. Os animais também passaram por uma prova intrarrebanho no Centro de Qualificação Genética Grama Senepol, conhecido como CQG-Senepol.

Investidores de 17 estados (SP, PE, AC, AM, BA, CE, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PI, RJ, RR e SE) tiveram seus lances confirmados na batida do martelo durante o concorrido balcão eletrônico; no total, foram 45 compradores, sendo 62% novos clientes da grife ZT.

No balanço final, as aquisições envolveram 100 machos com genética aprimorada para produção de carne ao valor médio de R$ 17.000 – valor equivalente a 60,6@ para pagamento à vista em Araçatuba (R$ 280,5/@), segundo a Scot Consultoria. Também foram negociadas 50 novilhas ao valor médio geral de R$ 29.700 e 210 embriões por R$ 1.870, em média.

As captações dos lances em estúdio foi responsabilidade do leiloeiro rural Cláudio Gasperini. A Programa Leilões organizou o pregão, que foi retransmitido pelo Lance Rural e RemateWeb. Pagamentos: 40 parcelas.

FONTE: Portal DBO – Disponível em: https://www.portaldbo.com.br/novilhas-po-a-media-de-r-29-700-no-mega-grama-senepol/

Leilão Mega Genética Grama Senepol vende 162 produtos para 55 clientes de 17 Estados

A Grama fechou o seu ano comercial no último dia 16 de outubro, domingo, com a venda de 162 produtos no Leilão Virtual Mega Genética Grama Senepol, que aconteceu em duas etapas e atingiu 55 clientes em 17 Estados, com ampla liquidez.

Às 9 horas, o Canal Rural transmitiu a venda de 90 reprodutores avaliados no programa Topázio do Senepol, que acontece dentro da estrutura montada na Fazenda da Grama, em Pirajuí/SP, denominado Centro de Qualificação Genética Grama Senepol (CQG). A média dos touros de 24 meses foi de R$ 16 mil.

Touros Topázio Grama Senepol tiveram média de R$ 16 mil. (Fotos: Assessoria de Comunicação Grama Senepol)

Às 14 horas, teve início o leilão de fêmeas, com transmissão pelo Canal do Criador – a Remate Web retransmitiu os dois eventos pela internet. Foram 40 novilhas prenhas comercializadas por uma média de R$ 18,5 mil e mais 32 novilhas jovens a R$ 15,5 mil de média. Todas as fêmeas negociadas também passaram pelo CQG e foram qualificadas pelo programa Safiras do Senepol, que fornece dados para o PMGS, o programa oficial de melhoramento da Associação Brasileira de Criadores.

Novilhas prenhas saíram por R$ 18,5 mil no Leilão Mega Genética Grama Senepol.

Organizado pela Programa Leilões em 40 parcelas e com frete grátis, o Leilão Mega Genética Grama Senepol vai entregar a partir de agora os lotes nos seguintes Estados: AC, BA, CE, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PE, PR, RJ, RN, SE, SP e TO. “Foram mais de 12 horas de leilão e, mesmo com um mercado um pouco retraído, os criadores reconheceram a qualidade dos nossos produtos”, afirmou Junior Fernandes, da Grama, ao final do remate, programando para 2023 novos eventos comerciais que levarão o melhor da Grama ao mercado.

JR Fernandes e Carla (centro) com equipe da Programa Leilões ao final do remate: Grama Senepol volta em 2023, com o melhor de sua genética.

Grama Senepol vende 40 touros Topázio para 12 Estados, com 100% de liquidez

Não existe momento ruim na pecuária. É preciso entender, respeitar o mercado e colocar a cada dia o Senepol num novo rincão desse País”. Com esta frase, Junior Fernandes encerrou o Leilão Topázio Grama Senepol do último dia 23, comemorando 100% de liquidez.

Realizado no estúdio da Programa Leilões, em Londrina/PR, e transmitido pelo Canal Rural, o remate vendeu 40 reprodutores de 24 meses de idade recém qualificados no CQG-Senepol, na Fazenda da Grama, em Pirajuí/SP. Foram 15 compradores de 12 Estados brasileiros.

O titular da Grama Senepol aproveitou para anunciar o seu último compromisso comercial do ano para o dia 16 de outubro, domingo, quando venderá 100 touros e 50 novilhas Senepol puros e avaliados.

JR Fernandes e equipe Programa Leilões: liquidez total no Leilão Topázio Grama Senepol do dia 23/ago.

Leilão Celebration Grama Senepol cresce 38,13% na venda de 34 Safiras

O Leilão Celebration Grama Senepol realizado na noite do dia 9 de agosto, com transmissão pelo Canal Rural e Remateweb, vendeu 34 novilhas selecionadas dentro do programa Safiras do Senepol e registrou média geral de R$ 33,5 mil, com 38,13% de crescimento na valorização em relação a 2021. O remate teve 100% de liquidez na comercialização dos lotes para 11 compradores de 10 Estados brasileiros.

Equipe Programa Leilões no estúdio ao final do leilão com JR Fernandes: “pista limpa” e valorização de 38,13% com 34 Safiras do Senepol. (Foto: Programa Leilões)

A Grama Senepol comemorou no leilão 22 anos de seleção, que em 2009 instituiu o programa Safiras dentro do Centro de Qualificação Genética Grama Senepol (CQG). Com alta tecnologia, o teste avalia novilhas e as classifica como doadoras, conforme o ranking estabelecido pelo programa Geneplus, da Embrapa, que fornece dados para o PMGS, o programa de melhoramento oficial da associação nacional de criadores (ABCB-Senepol).

Organizado pela Programa Leilões, o evento distribuiu frete para os compradores e teve um final que a Grama comemorou agradecendo à equipe da leiloeira e ao mercado, que reconheceu de novo o esforço em produzir e oferecer com transparência o melhor fruto do melhoramento praticado na fazenda.

Um brinde que representa o que significa o resultado cuja celebração está até no nome do leilão.

Por mais dificuldade que o marcado enfrenta, ele sempre vai valorizar se o caminho percorrido foi o que você acreditou ser o correto”, afirmou Junior Fernandes. “Um sentimento de gratidão e de missão cumprida, por isso o nosso muito obrigado aos compradores e a todos os que lançaram no leilão”, concluiu Carla Cuzzi Fernandes, ambos da Grama Senepol.

O próximo compromisso com a genética qualificada da Grama é o Leilão Topázio do Senepol, com touros avaliados no CQG, dia 23 de agosto, também com a Programa Leilões e Canal Rural.

VEJA NO VÍDEO O BALANÇO FINAL DA TRANSMISSÃO DO LEILÃO PELO CANAL RURAL.

Leilão Touros Topázio Grama Senepol atinge média de R$ 31 mil em 11 Estados

A Grama Senepol comemora o sucesso de mais uma edição do seu Leilão Touros Topázio, que vendeu 80 reprodutores com 24 meses de média de idade no dia 3 de abril, domingo, pelo Canal Rural. A liquidez foi total e a média chegou a R$ 30,950,00 de cada animal arrematado por 27 compradores de 11 Estados brasileiros.

Do total, 45% é recompra de clientes fiéis, que já obtiveram resultados com touro avaliados no CQG-Senepol, o Centro de Qualificação Genética Grama Senepol. 55% dos clientes são novos investidores. “Isso reforça o nosso compromisso de estar sempre utilizando alta tecnologia e o máximo de ferramentas para validar nossos animais, a fim de que atendam a essa expectativa do mercado”, comentou Junior Fernandes ao final do remate, que foi organizado pela Programa Leilões.

Paulo Horto, titular da empresa leiloeira, mais uma vez enalteceu a genética Grama como uma “semente melhoradora da pecuária brasileira”. “Falar da seleção Grama é falar de gestão, tecnologia e genética de ponta e o leilão foi mais um show de reprodutores de alto nível”, afirmou.

Paulo Horto, da Programa, ladeado por Carla e JR Fernandes, na transmissão do leilão: “A Grama Senepol é uma semente de melhoramento na pecuária brasileira”. (Foto: Assessoria de Imprensa Programa Leilões)

Um dos novos compradores é a Fazenda Alvorar, que fica em Porto Grande/AP. Numa terra onde a predominância é de bubalinos, Mateus Nascimento e os irmãos Augusto e Nazaré introduziram em 2019 algumas fêmeas Senepol e dois touros, que começaram a dar resultados. Voltou a investir, só que agora na marca que, desde que começou a estudar a raça, pretendia ter em casa produzindo no seu rebanho de vacas Nelore para produção do cruzamento industrial.

Sempre ouvimos falar da Grama e achávamos que essa tecnologia toda não chegaria em nós, mas percebemos a importância que seria ter produtos com tanta garantia para usar na nossa vacada”, conta Mateus. “Agora que chegamos nesse criatório de referência, fica aquele olhar da segurança de lidar com um criador que tem a missão de entregar cosia boa”, completou.

O próximo compromisso comercial da marca é o Leilão Touros Topázio Grama Senepol, marcado para o dia 21 de junho, novamente com a Programa Leilões e a transmissão pelo Canal do Criador. Mais informações, é só clicar em Https://beacons.ai/senepoldagrama e conferir detalhes da história e da agenda da Grama Senepol.

CONFIRA TAMBÉM

RAÇA SENEPOL É RECONHECIDA COMO PRODUTIVA E LUCRATIVA EM 18 ESTADOS DO BRASIL

MEGA LEILÃO GRAMA SENEPOL: “Eficiência a toda prova”

Os resultados entregues pelo Mega Leilão Grama Senepol comprovaram que, apesar do cenário ansioso, o mercado brasileiro da pecuária de corte é resiliente, forte e promissor

O Brasil é um país produtivo, rico em solos férteis e é reconhecido como o maior exportador de carne bovina, uma vez que sua pecuária é responsável por uma ampla cadeia de produção, possuindo protagonismo na economia mundial. Sendo assim, compreendemos que nosso papel como produtores de genética bovina, se apropria de uma grande responsabilidade.

Os resultados que obtivemos com o Mega Leilão Grama Senepol, realizado no dia 31 de março, em formato virtual, reforçou mais uma vez que nossa genética transcende cenários receosos, pois nossos animais imprimem mais de duas décadas de seleção, melhoramento genético e tecnologias de ponta, garantindo resultados satisfatórios. Pelo quinto ano consecutivo, nossos touros lideram o sumário Embrapa Geneplus, o que comprova a eficiência da marca ZT.

O Mega Leilão teve uma jornada de 13 horas de transmissão ao vivo, pelo Canal Rural, onde foram comercializados 80 touros, 50 fêmeas e 180 embriões. Nossa genética será entregue em 18 estados brasileiros, para 45 clientes. Nosso compromisso é que todos recebam seus produtos em 30 dias, além de estarem seguros, sob as orientações do nosso diretor, médico veterinário e especialista em Senepol, Jr. Fernandes.

A missão da Grama Senepol vai além de vender gado. Nossa missão está em democratizar genética Senepol melhoradora por todo o Brasil e, assim, contribuir para o desenvolvimento e o fortalecimento da pecuária mundial.

Nosso agradecimento e apreço vai especialmente aos nossos parceiros, colaboradores, equipe e clientes. Pois entendemos que sem os esforços e dedicação deste grupo, nosso trabalho não teria a mesma proporção que tem atualmente.

Continuem ligados em nossas redes sociais, pois muita novidade ainda está por vir!

SENEPOL: GADÃO PRECOCE GARANTE DUPLO BÔNUS NO INTERIOR DE MS

A produção excepcional de bovinos de corte veio da WRB Agropecuária Ltda, controladora da Fazenda Seriema, localizada em Nova Andradina (MS)

Senepol: gadão precoce garante duplo bônus no interior de MS

Bom dia, amigos da pecuária eficiente e aficionados por inovações genéticas! Cá estou pronto para dividir com vocês uma história de sucesso que vem demonstrando o potencial da raça Senepol na produção de uma carne de qualidade e na precocidade dos animais em Mato Grosso do Sul. Dê uma olhada no vídeo para ter uma ideia da grandiosidade desses resultados.

No Giro do Boi de terça-feira, 27 de fevereiro, o quadro Giro pelo Brasil enfatizou como a genética e o manejo certo podem levar a resultados excepcionais.

Ricardo Nantes, da unidade da Friboi em Nova Andradina, nos apresentou o feito notável da WRB Agropecuária Ltda, sob a gestão da Fazenda Seriema, em Nova Andradina.

Foco na raça Senepol

Com um foco na raça Senepol, conhecida por sua adaptabilidade e qualidade de carne, a fazenda conseguiu surpreender com machos confinados que não só mostraram precocidade, com 72% dos animais apresentando 2 dentes e 28% com zero dentes, mas também um acabamento de gordura de nível 3, indicando um balanceamento ideal entre massa muscular e gordura.

A análise pós-abate revelou um peso médio por carcaça de 324 kg, ou 21,6 arrobas, marcando um aproveitamento excelente dos animais confinados.

Bônus extra para cruzamento industrial

Mas não é só isso: os resultados levaram a um bônus extra devido ao programa Precoce MS, com um prêmio impressionante de R$ 6,27 por arroba.

Além disso, 100% dos animais se qualificaram para exportação para a União Europeia, um dos mercados mais exigentes do mundo, através da Lista Trace, duplicando os benefícios recebidos.

Ricardo Nantes fez questão de agradecer ao Sr. Wilson Borim, a mente visionária por trás da WRB Agropecuária Ltda, e a Emerson Barros, gerente da fazenda, ambos cruciais para alcançar esse sucesso notável.

Esta história é um testemunho do que pode ser alcançado quando se combina uma genética de ponta com um manejo adequado e estratégico.

Que essa história inspire mais produtores a seguir pelo caminho da inovação e da eficiência, buscando não apenas a melhoria na qualidade da carne fornecida, mas também um melhor retorno financeiro para o negócio.

FONTE: MOITINHO, Fábio. Senepol: gadão precoce garante duplo bônus no interior de MS. Giro do Boi, 2024. Disponível em: https://girodoboi.canalrural.com.br/pecuaria/racas/senepol/senepol-gadao-precoce-garante-duplo-bonus-no-interior-de-ms/

GRAMA SENEPOL ABRE SUA SAFRA, DISPONIBILIZANDO GENÉTICA MELHORADORA

125 animais da cabeceria e pacotes de embriões raros, altamente eficientes e avaliados, estarão à disposição do produtor que busca investir certo e colher resultados satisfatórios

Iniciar os investimentos de 2024 de forma segura e com garantia de resultados eficientes é possível, sim! Isto porque a Grama, lança em março, o seu primeiro leilão do ano, o Mega Leilão Grama Senepol, que traz como oferta 100 touros e 25 novilhas prenhes, além de pacotes de embriões raros. A família Fernandes entende que é preciso fazer jus às necessidades de uma pecuária cada vez mais exigente e, por isso, investe em tecnologias de ponta, pesquisas e melhoramento genético, há mais de duas décadas.

Mega Leilão Grama Senepol

Atualmente, a Grama é reconhecida como um dos maiores criatórios de gado Senepol do Brasil e sua genética coleciona títulos que compravam eficiência na entrega dos resultados de seus animais. A marca ZT é pentacampão no sumário Embrapa Geneplus e está nas primeiras colocações do ranking geral; também é destaque em eficiência alimentar no prêmio Criadores de Eficiência, ocupa a primeira colocação na central ABS e segunda colocação na central CRV Lagoa.

Então, não perca a data: dia 31 de Março, domingo, a partir das 9 horas, com transmissão pelo Canal Rural, a genética eficiente estará ao seu alcance, através do Mega Leilão Grama Senepol. Serão ofertados pacotes de embriões raros, 125 animais avaliados pelos programas Embrapa Geneplus e PMGS, que contarão com frete grátis e pagamento em 40 parcelas. Todo leilão está sob organização da Programa Leilões.

Mais informações pelo site www.senepoldagrama.com.br

Parceiros Mega Leilão Grama Senepol

Preço futuro do boi gordo para outubro de 2024, dados de dezembro (13)

O Farmnews apresentou os dados do preço futuro do boi gordo para outubro de 2024, em dezembro (13).

Apesar do contrato estar apenas começando e ainda sem muita liquidez, o preço esperado do boi gordo para outubro de 2024, negociado na B3, mostra expectativa de valorização frente ao preço médio praticado no mesmo período de 2023, ao contrário do que acontece para o preço dos contratos futuros do boi gordo ao longo da primeira metade de 2024, abaixo da referência (Cepea).

Isso sugere que o mercado futuro do boi gordo sinaliza um primeiro semestre ainda pressionado em 2024, abaixo dos valores nominais praticados, no físico, no mesmo período de 2023. No entanto, na segunda metade de 2024 o cenário tende a ser diferente, com o preço do boi gordo maior que a média nominal de 2023. Bom, pelo menos esse é o cenário que os contratos futuros do boi gordo indicam na parcial de dezembro.

O Farmnews comparou o preço futuro do boi gordo entre janeiro e maio de 2024 com o valor praticado no mercado físico no mesmo período de 2023. Clique aqui e confira!

A Figura ilustra a evolução do preço esperado do boi gordo, contrato para vencimento em outubro de 2024 (BGIV24), em Reais por arroba.

Fonte: Dados da B3 (adaptado por Farmnews)

O preço futuro do boi gordo para outubro de 2024, em dezembro (13), de R$260,6 por arroba projeta alta de 9,6% frente a referência nominal média (Cepea) de outubro de 2023 (R$237,8).

Pois é, embora o primeiro semestre de 2024 possa ainda ser mais pressionado devido a fase do ciclo pecuário, uma gradativa melhora ao longo da segunda metade do ano é esperada.

O abate de bovinos segue alta, com a oferta de animais para o abate no 3º trimestre de 2023 alcançando patamares recordes (clique aqui). O abate de vacas (clique aqui) contribui para o maior ritmo de abate e a oferta de fêmeas para o abate deve cair com a melhora do preço da reposição. E por falar no preço do bezerro, clique aqui e confira os dados médios mensais da categoria ao longo dos últimos anos!

Vale lembrar que o Farmnews atualiza, diariamente, os dados dos preços do mercado futuro do boi gordo para os vencimentos em aberto e de maior liquidez. Clique aqui e confira!

FONTE: https://www.farmnews.com.br/mercado/preco-futuro-do-boi-gordo-para-outubro-de-2024-dados-de-dezembro-13/

CAMINHA SENEPOL! MERCADO RESPONDE POSITIVAMENTE AO MEGA LEILÃO DA GRAMA

Apesar do mercado recolhido, a genética Grama Senepol alcançou 18 estados diferentes

Como disse nosso saudoso Ayrton Senna, “na adversidade, uns desistem, enquanto outros, batem recordes…”. E foi com esse espírito que o Mega Leilão Grama Senepol encarou o mercado atual, no último dia 15 de outubro, onde mais de 120 animais foram comercializados.

Além de novos clientes, Júnior Fernandes relatou sobre muitos pecuaristas que já haviam adquirido animais da Grama em leilões anteriores e por isso optaram pela recompra, pois tiveram excelentes resultados. “Isso mostra que nossa genética de fato entrega lucratividade para o produtor que utliza nossos animais”, comenta.

A produção não pode parar e o mercado entendeu que investir em genética qualificada é essencial para garantir segurança e eficiência em seu sistema de produção. O criador que busca animais selecionados, capazes de melhorar o seu rebanho, visiona um futuro satisfatório e pesar do momento ser turbulento, o Mega Leilão Grama Senepol foi concluído com sucesso!

Os 120 animais comercializados foram embarcados uma semana após o leilão, o que confirma uma entrega recorde e honra no compromisso que a Grama Senepol tem com seus clientes.

Novilhada meio-sangue Senepol e Nelore dá espetáculo em Rondônia

Novilhada meio-sangue Senepol e Nelore dá espetáculo em Rondônia

No coração de Rondônia, a Fazenda Boa Esperança, sob o comando de João Furtado e Maria Rita Ferreira Espinoso Furtado, nos presenteia com uma história de sucesso na produção de novilhas de meio-sangue Senepol e Nelore. Assista ao vídeo abaixo e confira.

O originador Matheus Roz, da unidade da Friboi em Rolim de Moura (RO), compartilha conosco esse espetáculo pecuário.

Nessa empreitada, um lote de 20 novilhas F1 Senepol foi destinado ao JBS de Pimenta Bueno, demonstrando o potencial da pecuária rondoniense.

Com uma média de peso de 210 quilos, equivalente a 14 arrobas, essas novilhas surpreenderam a todos.

A novilhada era composta por animais bem jovens, sendo 50% de zero dentes e 50% de dois dentes. Esse resultado destaca o cuidado e a dedicação dos produtores na criação e terminação desses animais de alto valor genético.

Essa história é um exemplo inspirador da qualidade e do potencial da pecuária em Rondônia, destacando o espetáculo proporcionado pela Fazenda Boa Esperança.

FONTE: https://girodoboi.canalrural.com.br/pecuaria/novilhada-meio-sangue-senepol-e-nelore-da-espetaculo-em-rondonia/

GRAMA É DESTAQUE NOS LEILÕES CHANCELADOS PELA ABCBSENEPOL EM 2023.

O Senepol volta a ser um dos destaques da exposição Camaru, em Uberlândia/MG. Dois leilões movimentarão a agenda comercial da raça, que tem o seu espaço novamente montado no parque para receber criadores e interessados em conhecer as suas qualidades entre 31 de agosto e 9 de setembro. Nos dias 4 e 6, touros e matrizes de alto valor genético serão apregoados em remates chancelados pela ABCB-Senepol.

Primeiro é a vez dos machos do Leilão Touros Provados Genética Senepol (TPGS) no dia 4, segunda-feira, 20h, com transmissão pelo canal do criador, o remate vai levar ao mercado os grandes destaques da prova oficial de desempenho chancelada pela associação e encerrada este mês.

Dia 6, na quarta-feira, também 20h, com transmissão pelo Canal do Criador, o Leilão Reserva Nacional disponibiliza fêmeas elite da raça. Uma fêmea da reserva de cada criatório participante do leilão será oferecida ao mercado. Os dois remates serão organizados pela Programa Leilões.

Ágio do bezerro supera 40% na parcial de setembro após 2 anos

O ágio do bezerro em relação ao boi gordo subiu pelo quarto mês consecutivo na parcial de setembro de 2023 e alcança maior patamar desde outubro de 2021.

Isso porque com o preço do boi gordo em queda, inclusive renovando a mínima do ano em setembro e o preço da categoria de reposição caindo menos, a diferença de preço entre a arroba do bezerro e a do macho pronto para o abate subiu pelo quarto mês consecutivo e alcançou o maior patamar desde outubro de 2021. Aliás, o ágio da arroba do bezerro em relação a arroba do boi gordo novamente superou o patamar de 40,0%, como ilustram os dados da primeira Figura.

O Farmnews atualizou os dados do preço do boi gordo, valores médios nominais, nos meses de setembro, nos últimos 10 anos. Clique aqui e confira!

A Figura a seguir apresenta a evolução mensal do ágio do preço da arroba do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) em relação ao preço da arroba do boi gordo (Cepea) entre janeiro de 2020 e a parcial de setembro de 2023 (média até o dia 8).

Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

O ágio da arroba do bezerro em relação a arroba do boi gordo na parcial de setembro de 2023 foi de 43,9%, o maior patamar desde outubro de 2021.

Vale lembrar que foi a primeira vez desde outubro de 2021 que o ágio do bezerro ficou acima de 40,0%, o que mostra um cenário menos favorável para a reposição do rebanho considerando o preço do boi gordo atual. Claro que a estratégia de reposição nesse momento, a partir de valores de venda do animal pronto para o abate em melhores patamares de preço é, sem dúvida, uma boa escolha.

A queda no preço do boi gordo acontece em uma fase marcada pela maior oferta de animais para o abate e uma demanda por carne bovina doméstica enfraquecida, apesar do embarque de carne bovina brasileira para o mercado internacional seguir próximo do recorde de 2022 no acumulado do ano até agosto (clique aqui).

Como temos comentado, apesar da forte queda no ano, a expectativa para os meses finais de 2023 é de uma recuperação, ainda que comedida, dos preços do mercado pecuário. O mercado futuro do boi gordo no início de setembro já mostra uma perspectiva mais otimista de valores frente aos patamares atuais.

E por falar no assunto, o preço futuro do boi gordo, apesar da queda após 4 altas consecutivas, encerra semana com valorização frente ao final de agosto. Clique aqui e saiba mais!

FONTE: https://www.farmnews.com.br/indicadores/agio-do-bezerro-supera-40-na-parcial-de-setembro-apos-2-anos/

SENEPOL AGITA CAMARU 23 E MOVIMENTA MAIS DE R$ 1,8 MILHÃO EM COMERCIALIZAÇÃO DE GENÉTICA

O Senepol outra vez foi um destaque da maior feira agropecuária de Uberlândia/MG, a Camaru Agronegócios 2023, ocorrida de 31/8 a 9/9. Com uma ampla área onde aconteceu exposição de animais nos pavilhões de gado, espaço gourmet e salas para encontros técnicos, os criadores e interessados participaram ativamente da agenda cumprida no parque de exposições, onde um dos destaques foi a realiação de dois leilões chancelados pela ABCB-Senepol, que movimentaram mais de R$ 1,8 milhão.

Na noite do dia 4, segunda-feira, com transmissão pelo canal do criador, o Leilão Touros Provados Genética Senepol (TPGS) levou animais qualificados na prova de desempenho oficial da ABCB, registrando média de R$ 18 mil reais, com destaque para um touro de central, que foi cotizado por R$ 264 mil.

Na quarta-feira, dia 6, pelas lentes do Canal do Criador e Rural, o Leilão Reserva Nacional registrou R$ 1,051 de faturamento, vendendo doadoras à média de R$ 122,34 mil, Aspirações a R$ 21,33 mil, uma baby por R$ 80 mil e 50% de um reprodutor de central por R$ 144 mil.

Leilões de Senepol no Camaru´2023 ofertaram touros de central, destaques em provas e doadoras. (Fotos: Divulgação ABCB-Senepol)

Mulheres – No dia 4, antes do primeiro leilão, houve uma intensa e produtiva agenda do Núcleo Feminino do Senepol. Após o chá da tarde servido com a presença de criadoras e esposas de criadores de várias partes do Brasil, Carmem Peres, produtora, especialista em bem-estar animal, participou remotamente durante uma hora da live promovida pelo Núcleo Feminino para tratar do tema: “Os Desafios de um Bom Manejo em Pecuária.”

“O Senepol é uma raça que naturalmente atrai a mulher para o curral, por se tratar de uma raça dócil e por todas as suas qualidades e a live serviu para mostrar que o manejo adequado pode gerar uma série de benefícios, inclusive a participação cada vez maior das mulheres na rotina da fazenda, como já tem acontecido”, afirmou a coordenadora do Núcleo Feminino do Senepol, Karina Titoto Melo, citando que um dos incentivos para esse aumento do número de mulheres na atividade foi o concurso fotográfico que registrou essa participação no campo. “Saímos todas motivadas e gratas por tanta gente ter prestigiado a nossa agenda e já preparando novos desafios para 2024”.

Núcleo Feminino do Senepl cumpriu ampla agenda com chá da tarde, encontros técnicos e uma live sobre Manejo com Carmem Peres.

Sumário – O ponto forte do encontro técnico, no dia 5 de setembro, foi o lançamento do Sumário Oficial do Senepol, com a participação do gestor do Geneplus, Gilberto Menezes, e o técnico Maury Dorta, que falaram sobre a evolução genética da raça e apresentaram oficialmente os resultados da prova de desempenho encerrada em agosto, em Araçatuba/SP.

Participação do público foi intensa no Espaço Senepol, com técnicos da ABCB mostrando as qualidades da raça.

O presidente Fábio Mello enalteceu a adesão dos criadores ao programa e o fato de ser a primeira raça a colocar Eficiência Alimentar como índice no Geneplus. “Quero agradecer ao Gilberto e ao Maury, que estão aqui com a gente, mas a todos os envolvidos do Geneplus nesse comprometimento com o Senepol. É o programa que norteia todas as nossas decisões e nos dá a segurança de estarmos no caminho correto de evolução”, comentou, antes de uma mesa redonda de duas horas de duração transmitida pelo canal do YouTube da ABCB-Senepol, com a participação dos técnicos do Geneplus, acompanhados de Wecksley Souza “Xis”, representante da Neogen sobre genômica, Giovanna Moraes, que falou pela Ponta (Intergado) sobre Eficiência Alimentar, além de Wanderley Zucoloto, criador e técnico da raça.

Excelência – Um dos momentos marcantes foi o Mérito Excelência Senepol, que a Associação instituiu com base em um amplo regulamento para premiar criadores que se enquadraram nas categorias de volume de rebanho e critérios como adesão ao PMGS, participação em programas e provas, organização de eventos e cumprimento de prazos regulamentares.

Na categoria até 100 animais registrados, o TOURO DE OURO foi para Paulo Tarso Queiroz Boaventura Filho (BA); o PRATA foi para Gilmar Goudard (MG); e o BRONZE, para Guilherme Garcia Gois (PR).

Na categoria 101 até 300 animais, OURO para Eldino e Guilherme Zelli (MS), PRATA para Frederico e Eduardo Franco Corsi (MG); BRONZE para Diogo Henrique Bileski Bianchi (PR).

E na categoria acima de 301 animais, OURO para José Antônio Fernandes Junior (SP); PRATA para Simone Rita Tanus Silva (MS); e BRONZE para Marcelo de Almeida Felício (SP).

Outra novidade foi o Mérito Excelência na categoria Criador Revelação, entregue aos que fizeram mais recentemente adesão como sócio da ABCB-Senepol e se destacaram no regulamento. O TOURO DE OURO foi para Luís Carlos Freitas (MS); o PRATA para BPAM Agro Ltda. (SP); e o BRONZE para José Marques Carneiro Júnior (AC).

uma mesa redonda de mais de duas horas transmitida pelo YouTube da ABCB e a premiação Mérito Excelência Senepol.

Em seguida, a diretoria entregou aos criadores o certificado pela participação, por desempenho e resultado genômico da Prova Oficial de Touros encerrada em agosto, em Araçatuba/SP, e que contou com 20 criatórios de 5 Estados Brasileiros.

Ainda na área técnica, de 4 a 8 de setembro aconteceu curso de capacitação de novos técnicos, para regiões que carecem de um credenciado da ABCB-Senepol mais próximo dos criadores em regiões que estão em plena ascensão, como Acre e Bahia. Eles passaram a semana toda aprendendo os regulamentos, registro genealógico, padrão racial, PMGS, acesso aos sistemas e práticas de registro.

Encontro técnico teve técnicos do Geneplus-Embrapa no lançamento do sumário

Confraternização – Nem só de trabalho e comercialização vive o criador de Senepol, então ao final de cada dia as confraternizações foram um desfrute de quem passou pelo Espaço Senepol no Camaru. A carne de Senepol foi o personagem principal dessas degustações e o ponto alto foi o churrasco do dia 5.

Guilherme Gama, churrasqueiro profissional levado de Ribeirão Preto/SP, pelo vice-presidente Neto Garcia, preparou vários cortes nobres que notabilizaram a raça como produtora de carne de qualidade, tais como ancho, chorizo, short rib, T-bone, shoulder steak, entre outros, além de hambúrguer de ponta de peito e acém.

O destaque foi a costela de chão e o pernil bovino preparado em barril de banha (confitado). Tudo muito bem degustado pelos participantes do encontro, que representaram mais de 40 criatórios de todo o Brasil presentes em Uberlândia. Saíram todos com gosto de quero mais. E esperam o Camaru´2024.

Churrascada com diversos cortes de Senepol teve costela de chão, pernil bovino confitado e aquele gostinho de quero mais no final

FONTE: ABCB SENEPOL https://senepol.org.br/senepol-agita-camaru-23-e-movimenta-mais-de-r-18-milhao-em-comercializacao-de-genetica-2/

GRAMA LEVA SUA HISTÓRIA PARA O CAMARU 2023, COM 3 CLONES DA GRAMA 904, PARA O LEILÃO RESERVA NACIONAL.

Há mais de duas décadas, mais precisamente no ano de 2002, nasce a doadora GRAMA 904, a primeira fêmea oriunda de importação de embriões para o Brasil e uma das maiores matriarcas da raça Senepol até hoje, pois deu origem a várias famílias importantes. (tabela abaixo)

GRAMA 904 coleciona em seu histórico reprodutivo progênies campeões das principais provas do Senepol, em especial Safiras e Topázios, eventos importantes, pois são fontes de pesquisas e dados que agregam demasiadamente aos projetos de melhoramento genético da raça, no Brasil.

Como destaque de sua produção, podemos citar a grande doadora GRAMA 142, que produziu número recorde de 1.058 embriões, se consagrou como Safira Top 10 já nas primeiras edições da prova e comprovou superioridade genética.

Dado todo histórico concreto de alta produtividade, a clonagem da GRAMA 904 foi fundamentalmente por sua importância para a raça Senepol. Atualmente ela possui três descendentes em central, o ZT 1888 (filho), líder do sumário da raça com acurária acima de 40%, o GRAZ 1942 (neto), TOP 0,1% e o ZT 5251 (neto), líder geral do sumário Embrapa Geneplus 2023.

GRAMA 904 é até hoje sinônimo de produtividade e resultados consistentes. Justamente por isso que, no Camaru 2023, o Senepol da Grama disponibilizará ao mercado, três clones deste extraordinário animal, no Leilão RESERVA NACIONAL, dia 06 de setembro com transmissão pelo Canal do Criador.

Touro Topázio é número 1 da raça Senepol no Brasil

Reprodutor da bateria ABS é grande destaque em Índice de Qualificação Genética (IQG) Embrapa/Geneplus e se torna líder da raça

A genética ABS se solidifica na liderança do mercado, ocupando lugar de destaque no novo Índice de Qualificação Genética (IQG) Embrapa/Geneplus. O touro Topázio foi o grande destaque, se tornando o número 1 da raça Senepol no Brasil.

A ABS tem grande foco nas avaliações genéticas. Estamos sempre investindo e trabalhando para ter os melhores touros em nossa bateria. O Topázio está muito acima dos demais, confirmando sua grande capacidade de contribuir com a pecuária nacional”, ressalta o Gerente de Produto e Projetos Corte Europeu da ABS, Marcelo Selistre.

Topázio ZT 5251 é fruto da reconhecida seleção Senepol da Grama. O pecuarista Jr. Fernandes comemora o resultado. “O Topázio é a demonstração clara de que touro com avaliação consistente precisa ter família. O pai dele, ZT 1888 foi líder geral do Sumário da raça em 2022. A avó paterna, Grama 904, formou a mais importante família dentro da seleção da Grama. Quando olhamos para as avaliações do Topázio, temos um paredão azul, positivo em praticamente todas as características, e muito acima das médias”, destaca o produtor.

Conheça o touro Topázio: http://touros.abspecplan.com.br/topazio

Doses disponíveis de sêmen convencional.

FONTE: https://www.absglobal.com/br/noticias/touro-topazio-e-numero-1-da-raca-senepol-no-brasil/

LEILÃO TOUROS TOPÁZIO GRAMA TEM 100% LIQUIDEZ E ALTO NÍVEL DE RECOMPRA PELOS CLIENTES

Mesmo diante de um cenário atual desafiador, os reprodutores Senepol PO que levam a marca ZT atingem valorização e reconhecimento pelo mercado.

O mercado já entendeu que investir em genética qualificada é essencial para garantir segurança e eficiência em seu sistema de produção, principalmente diante de um cenário desafiador. O criador que busca animais selecionados e capazes de melhorar o seu rebanho, visiona um futuro satisfatório. E é justamente esse o propósito da família Grama Senepol: garantir aos seus clientes lucratividade. Tanto que dentre os 14 compradores do Leilão Touros Topázio, ocorrido no último dia 08 de agosto de 2023, mais da metade já eram usuários de genética Grama, o que confirma satisfação e mérito sobre todo trabalho desenvolvido há mais de duas décadas.

O Leilão Touros Topázio fechou com média de R$21.000,00 para os lotes individuais e R$14.400,00 para lotes coletivos, o que totalizou uma média geral de R$19.200,00. A genética da Grama foi distribuída para 9 estados distintos, reforçando ainda mais as atividades da pecuária de corte no Brasil.

E para quem acabou perdendo tal oportunidade, ainda pode aproveitar o próximo leilão Grama Senepol que acontecerá no dia 22 de agosto, a partir das 20h30, pelo Canal Rural, com retransmissão pela Remate Web e Lance Rural. O Leilão Celebration ofertará fêmeas e embriões de altíssimo padrão genético. Não perca essa oportunidade!

GRAMA ABRE O MÊS DE AGOSTO COM DOIS GRANDES EVENTOS

Touros, doadoras e embriões: criadores terão oportunidades distintas para investir em genética Senepol melhoradora.

A genética eficiente que neste ano comemora 23 anos, produz valor agregado de maneira descomplicada e que entrega resultados sólidos, abre e fecha o mês de agosto com duas oportunidades únicas, sendo uma no dia 8 e a outra no dia 22.

A primeira, trata-se do Leilão Touros Topázio que, nesta edição, entregará somente reprodutores que fazem parte da cabeceira da safra. Serão 45 touros PO, avaliados, provados e que garantem heterose máxima a pasto. A segunda é o Leilão Celebration Grama Senepol que ofertará fêmeas e embriões de altíssimo padrão genético.

Todos os animais ofertados são avaliados pelos programas Embrapa Geneplus e PMGS, o que garantem melhoramento genético. Os pacotes de embriões são verdadeiras sementes promissoras, democratizando genética de ponta para todos os criadores que buscam o melhor para sua fazenda.

“Agosto pra nós é um mês especial. 23 anos não são 23 dias e conseguir colocar no mercado essa variedade de opções é algo espetacular, pois mostra que nossa genética gera resultados positivos ao criador que a usa”, reforça Jr. Fernandes, médico veterinário e diretor da Grama Senepol.

Então programe-se para investir! Leilão Touros Topázio, dia 8 de agosto, e Leilão Celebration Grama Senepol, dia 22 de agosto, pelas lentes do Canal Rural, a partir das 20h30, com retrasmissão pelos canais Remate Web e Lance Rural.

Os remates são organizado pela Programa Leilões e terão condições especiais de pagamento, em 40 parcelas, com frete grátis.

MEIO SANGUE SENEPOL X ANGUS VENCE TESTE NA AUSTRÁLIA

O Senangus (Senepol x Angus) vence o teste com impressionantes 4,6 kg/dia

Os animais com sangue de Senepol têm dominado os testes de qualidade da carne e taxa de crescimento em toda a região norte da Austrália. Ambos os testes revelaram que os cruzamentos têm um desempenho mais do que favorável em uma variedade de indicadores-chave de desempenho.

O objetivo dos testes era investigar se o cruzamento de touros Senepol e vacas típicas da raça Brahman do norte da Austrália resultaria em descendentes que se saíssem bem nas condições do norte, tivessem melhor qualidade de carne e crescessem mais rápido do que os Brahman puros.

Durante a Competição de Carcaças de Gado Callide Dawson em Queensland neste ano, um novilho cruzado de Senepol e Angus registrou o maior ganho de peso médio em seus 30 anos de história. O novilho de 24 meses registrou um enorme ganho de peso diário de 4,6 kg.

Os animais Senepol ocuparam as três primeiras posições do pódio, com o segundo lugar sendo conquistado por um cruzamento composto de Senepol e outra raça, que registrou um ganho de peso de 4,42 kg por dia, enquanto um novilho cruzado de Senepol e outra raça ficou em terceiro lugar com um ganho de 4,19 kg/dia.

A Kurra-Wirra é a maior criadora de Red Angus/Senepol da Austrália, fornecendo mais de 200 touros anualmente para clientes de longa data no sul e no norte da Austrália nos últimos 13 anos.

Na Kurra-Wirra, combinamos cuidadosamente os atributos do “Angus” com a pelagem vermelha e suave da raça Senepol para criar animais que permitem que esses touros compostos Bos Taurus, de pelagem suave Red Angus/Senepol, cheguem aonde nunca estiveram (ou duraram) antes.

Os principais benefícios desses bovinos são:

  • Touros Vermelhos se Saem Melhor no Calor – O gado de pelagem vermelha é mais fresco e tolerante ao calor, resultando em maior fertilidade, o que significa mais bezerros.
  • Aumento da Fertilidade – Os touros têm libido muito alta e as fêmeas entram em ciclo em uma idade mais jovem, sendo 97% mochos na primeira geração, conforme constatado no Kidman Springs Steer Trial.
  • Mais Mercados – Os bovinos têm pelagem suave e dorso reto, o que os torna adequados para os mercados de exportação do norte, bem como para os mercados de criação e confinamento do sul, com a vantagem adicional de oferecer uma variedade diversificada de opções premium.

Outro teste foi a comparação entre novilhos F1 Senepol x Brahman em Kidmans Springs com novilhos Brahman, que demonstra que o uso do cruzamento com Senepol maximizará os resultados comerciais dentro do seu rebanho. Os resultados do teste revelaram que os bezerros F1 Senepol cruzados eram:

  • Em média, 23 kg mais pesados.
  • Em média, 30 kg ou 10% mais pesados aos 18 meses de idade.
  • 12% mais prenhez aos 2 anos de idade devido a uma média de 35 kg no momento do primeiro acasalamento.
  • 97% sem chifres ou com pequenos chifres na primeira geração.
  • Índice de desossa de 6,3 para um F1 Senepol, comparado a 8,3 para um Brahman (mais cortes podem ser utilizados para MSA – Meat Standards Australia).
  • 13% mais macios do que os Brahman, com uma força de corte de 3,43 kg em comparação com 3,86 nos Brahmans.
  • 12% a mais de ganho de peso em um confinamento na Indonésia, com uma média de 1,7 kg por dia em comparação com 1,54 kg por dia.

FONTE: https://www.kurrawirra.com.au/single-post/2018/08/27/senegus-senepol-x-angus-wins-trial-with-massive-46kgday

TOP 100: O CRIATÓRIO GRAMA SENEPOL É ELEITO COMO 3º MAIOR VENDEDOR DE TOUROS TAURINOS DO BRASIL

Mesmo diante de um cenário desafiador a Grama consegue entregar ao mercado 320 touros Senepol melhoradores.

A revista AG Pec, edição de junho 2023, publicou o ranking TOP 100 – Taurinos, no qual a Grama ocupa o 3º lugar, sendo atualmente o maior vendedor de touro Senepol melhorador do Brasil.

No levantamento anterior, a Grama apareceu na 5ª posição. No de 2023, na 3ª posição, com 320 reprodutores. Jr. Fernandes, diretor da fazenda, classificou o ano de 2022 como “um ano extremamente desafiador”.

A pecuária da marca Grama é dirigida 100% à produção e comercialização de genética avaliada e melhoradora. A propriedade dispõe do maior centro privado de avaliação em eficiência alimentar da América Latina. Isso significa dizer que todos os animais comercializados passaram por essa mensuração, além das realizadas pelo Programa de Melhoramento Genético do Senepol (PMGS), levado pelo consagrado programa Embrapa Geneplus. “Nós entendemos que os clientes não estão se apresentando simplesmente para encontrar touros e, sim, soluções para o seu negócio”, ressalta Jr. Fernandes.

Segundo Fernandes, esse trabalho começa nos acasalamentos que, por sua vez, “utilizam inteligência artificial para minimizar erros e otimizar a leitura das Diferenças Esperadas nas Progênies (DEPs) e análises fenotípicas”. A preocupação em atender bem os clientes vai até a entrega dos animais vendidos nas propriedades investidoras. “É como uma rastreabilidade. Temos o controle de todo o processo até a entrega dos produtos em suas novas casas. Em 2022, rodamos 35 mil quilômetros entregando touros pelo país”, reforça.

Jr. Fernandes acredita que a hora é de “manter a produção. Tudo o que se decide hoje afeta o negócio daqui há dois ou três anos, quando o cenário favorável se desenhar”. Para o Senepol da Grama estar pronto para 2024, Fernandes aperfeiçoa a gestão e o bom andamento de todos os setores do negócio, inclusive no que diz respeito à capacidade técnica da equipe de trabalho  e à sua necessária valorização. “A cada amanhecer, queremos ser melhores do que o dia anterior”, enfatiza.

Fonte: AG Pec.

ABCB-SENEPOL LANÇA CAMPANHA PARA REGISTRO DE FÊMEAS S1 POR APENAS R$ 1,00

A ABCB-Senepol lança um programa que permite o registro genealógico de fêmeas S1 por apenas R$1,00. A partir de agora, a meio-sangue Senepol agrega mais valor às qualidades resultantes de uma raça que produz mais e melhor em menos tempo a pasto. A esse benefício econômico, que se estende até a isenção de ICMS para circulação de fêmeas cruzadas entre os estados brasileiros, juntam-se todas as qualidades já conhecidas do cruzamento industrial com o Senepol.

Segundo o superintendente técnico da ABCB-Senepol, Celso Menezes, existem aspectos técnicos que estimulam a adesão ao programa de controle de fêmeas S1.

São mães férteis e de boa habilidade, precoces, dóceis e que vão gerar rendimento de carcaça e qualidade de carne, tudo o que o Senepol pode imprimir nas suas crias”, enumera. “Isso tudo fora a adaptabilidade e resistência a parasitas, o que é um grande chamariz para criadores de todo o Brasil, inclusive os que necessitam de uma matriz com essas qualidades para programas de transferência de embriões, por exemplo”.

Os criadores que quiserem mais informações a respeito da campanha e a possibilidade de registrar fêmeas meio-sangue Senepol devem procurar a associação através do telefone 0800 940 7010.

FONTE: ABCB Senepol – Disponível em: https://senepol.org.br/abcb-senepol-lanca-campanha-para-registro-de-femeas-s1-por-apenas-r-100/

GRAMA SENEPOL TEM MAIS UM TOURO SELECIONADO PARA BATERIA GP ATJ SENEPOL, DO PROGRAMA DE MELHORAMENTO GENÉTICO EMBRAPA GENEPLUS

O reprodutor ZT 5251 foi selecionado pelo Programa e já possui sêmen à venda na Central ABS.

No dia 27 de março, ainda pela manhã, recebemos o comunicado de que mais um touro Grama Senepol foi selecionado para bateria GP ATJ, do Programa Embrapa Geneplus, safra 2020/2021. Chegar neste resultado requer dedicação e excelência no trabalho de seleção realizado pela equipe da Grama, porteira a dentro, que imprime mais de duas décadas. Afinal, estamos falando de um disputado e criterioso processo de seleção, no qual os técnicos do programa Embrapa Geneplus avaliam e supervisionam todos os touros Senepol produzidos pelos criatórios participantes, de todo o Brasil.

Desta vez, o destaque da Grama foi para o ZT 5251, filho do atual líder do sumário Geneplus, o ZT 1888. E pasme! O IQG do ZT 5251 já está acima de seu pai, dado que comprova cientificamente: a Grama é uma fábrica especializada em produzir touros Senepol PO melhoradores.

Confira os resultados da avaliação genética emitidos pelo Programa Embrapa Geneplus e o vídeo do touro ZT 5251.

ABCB Senepol traz notícia relevante: Fêmeas Meio-Sangue Senepol rendem bônus de 4% e carne premium em abate na Bahia

O Senepol deu mais uma prova da sua capacidade produtiva na Bahia. O abate de fêmeas meio-sangue Senepol registrou ganhos expressivos em um lote que rendeu premiação de 4% e bonificação de R$ 185,30 por cabeça.

Foram 20 fêmeas F-1 (Senepol x Nelore) abatidas em Itapetinga/BA aos 24 meses, com 17,5@ e 53,5% de rendimento de carcaça. (Fotos: Fazenda Pajeú).

A Fazenda Pajeú, em Santa Rita de Cássia, região de cerrado do oeste baiano, é onde o criador Paulo de Tarso cruza vacas Nelore com touros Senepol. Depois, as novilhas passam pela recria e engorda no bioma caatinga da Fazenda Paraíso, que fica em Marcionílio Souza, sudoeste do Estado. É onde as fêmeas abatidas ficaram até os 24 meses em regime de semiconfinamento, com 0,5% do peso vivo. Entraram com 314 kg na forragem de Buffel Grass, comendo uma dieta de 22% de proteína bruta (milho, levedura de cerveja e mineral). Depois de 224 dias, saíram pesando 490 kg, com 785g de ganho diário.

Na planta de Itapetinga/BA do frigorífico JBS, as 20 novilhas abatidas pesaram em média 17,5@ e tiveram 53,5% de rendimento de carcaça, com bonificação de 4% pelo enquadramento no protocolo 1953.

O sentimento é de estarmos no rumo certo. E a apresentação dos dados do abate que realizamos prova que a raça, sem dúvida, caminha para um protagonismo no cruzamento industrial, que é precoce, tem rendimento de carcaça, carne premium e tantas outras características econômicas”, avaliou o criador. “A gente está bastante satisfeito com esse trabalho, mas sabe que é só o começo de uma grande história”, concluiu.

FONTE: https://senepol.org.br/femeas-meio-sangue-senepol-rendem-bonus-de-4-e-carne-premium-em-abate-na-bahia/

Giro do Boi trás informação importante: Novilhada Senepol de até dois dentes ultrapassa 16@ em MG

A produção de bovinos de corte veio do pecuarista Pedro Eustáquio de Almeida, titular da fazenda São Bento, no município de Carmo do Paranaíba (MG)

Uma novilhada de genética Senepol também mereceu destaque no quadro Giro pelo Brasil desta terça-feira, 28. Assista ao vídeo abaixo e confira a qualidade desse gado que ultrapassou 16 arrobas no abate.

A produção de bovinos de corte com sangue Senepol veio do pecuarista Pedro Eustáquio de Almeida, titular da fazenda São Bento, no município de Carmo do Paranaíba (MG).

Quem apresentou os animais foi o originador Fernando Baleeiro, da unidade da Friboi de Iturama (MG).

Como as novilhas eram jovens e com qualidade de carne, os animais também foram classificados no Protocolo 1953. Este protocolo bonifica os pecuaristas pela produção de bovinos que possuam carne premium.

O lote de novilhas Senepol tinham de zero a dois dentes. O peso médio das carcaças foi de 16,5 arrobas (247 quilos).

O que é o Protocolo 1953?

Lançado em 2018, o Protocolo 1953 privilegia os pecuaristas que trabalham para obter animais que garantem carne macia, saborosa e suculenta.

Entre as regras básicas para que um animal desta grife de carne seja certificado, está o grau de sangue (ter no mínimo 50% de sangue de raças taurinas).

FONTE: MOITINHO, Fábio. Novilhada Senepol de até dois dentes ultrapassa 16@ em MG. Giro do Boi, 2023. Disponível em: https://www.girodoboi.com.br/giro-pelo-brasil/novilhada-senepol-de-ate-dois-dentes-ultrapassa-16-em-mg/?utm_term=Autofeed&utm_medium=Social&utm_source=Facebook#Echobox=1677600172 . Acesso em 01 de Março de 2023.

GRAMA SENEPOL INICIA 2023 COM A MAIOR OFERTA DE ANIMAIS MELHORADORES DO ANO!

200 animais da cabeceria da safra, altamente eficientes e 100% avaliados, estarão à disposição do criador que busca agregar muito valor genético ao seu plantel

Mais uma vez a Grama saí na frente e esquenta o mercado pecuário de 2023! Seu primeiro leilão do ano não podia ter outro nome: Mega Leilão Grama Senepol. Afinal, é preciso fazer jus à grandiosidade da oferta que confirma 150 reprodutores PO e 50 fêmeas, além de pacotes especiais de embriões raros.

TOUROS SENEPOL PO

Atualmente, a Grama é reconhecida como um dos maiores criatórios de gado Senepol do Brasil e a trajetória de mais de duas décadas de trabalho, que envolve a família Fernandes, faz história no desenvolvimento da pecuária nacional. É do CQG – Centro de Qualificação Genética Grama Senepol –, localizado na Fazenda da Grama, que sai as Safiras e os Topázios, fêmeas e touros Senepol, que foram colocados à prova para que possam garantir sua total eficiência.

NOVILHAS SENEPOL PO

No dia 2 de Abril, a partir das 9 horas, com transmissão pelo Canal Rural e retransmissão pelos canais Remate Web e Lance Rural, a prateleira de cima da genética Grama, estará à disposição de criadores que prezam pela qualidade e lucratividade de sua produção porteira a dentro. Serão 200 animais avaliados pelos programas Embrapa Geneplus e PMGS, que contará com frete grátis e pagamento em 40 parcelas. Todo leilão está sob organização da Programa Leilões. Para mais informações sobre o leilão clique aqui.

Grama Senepol Responde

1- Angus ou Senepol? Desmistificando as diferenças

Quais as principais diferenças entre o Senepol e o Angus?
Essa pergunta sempre vem à tona quando o assunto é touro para cruzamento industrial. E se você também tem essa dúvida, então esse texto é para você!

Tanto o Angus, quanto o Senepol, são indivíduos taurinos tendo como sua principal função, dentro da pecuária de corte, o cruzamento com um indivíduo zebuíno, como por exemplo, o Nelore. A finalidade em cruzar um animal taurino com um animal zebuíno é a chamada heterose ou vigor híbrido, fenômeno pelo qual os filhos provenientes de cruzamento entre raças diferentes apresentam melhores desempenhos como maior produtividade, melhor ganho de peso, resistência e precocidade que seus pais. A heterose fica mais evidente quando maior for a distância entre as raças cruzadas, por isso que o choque sanguíneo entre um animal taurino com um zebuíno imprime em suas progênies tantas qualidades.

A principal diferença entre o Senepol e o Angus está na origem de ambos. O Angus é oriundo da Inglaterra e todo o seu processo de desenvolvimento e seleção seu deu sob clima europeu, ou seja, um clima frio, muito diferente do clima tropical brasileiro. Justamente por isso, o Angus é um animal que apresenta como característica racial, o pelo. O Senepol é originário de uma ilha do Caribe, Saint Croix, cujo clima é quente e úmido, muito parecido com o clima de nosso país. Portanto, ao compararmos o Angus com o Senepol, primeiramente temos a diferença em adaptabilidade ao clima quente que predomina na maior parte do Brasil. Essa dificuldade em se adaptar às condições climáticas que o Angus possui, acaba refletindo em seu desempenho em relação à monta natural e longevidade reprodutiva.

TOURO ZT 1753

Assim como o Senepol, o Angus representa muito bem na prática de inseminação artificial, tanto que muitos criadores utilizam desta ferramenta para produzir um animal ½ sangue. Porém, entendemos que o Brasil é um país de diversidades culturais e geográficas amplas, sendo que cada região possui seus desafios e peculiaridades. Existem muitos criadores que enfrentam dificuldades para implementar a inseminação artificial em sua propriedade, como por exemplo, falta de mão de obra especializada, difícil acesso e deslocamento por conta da localização da fazenda, custo de nitrogênio, entre outras questões que inviabilizam essa prática. E é diante deste cenário que o touro Senepol democratiza e viabiliza a produção do bezerro ½ sangue, de forma simples e segura, através da monta natural.

2- Para que serve o Senepol?

O taurino adaptado descoberto há 100 anos na ilha de Saint Croix, no Caribe americano, encaixou-se como uma luva na pecuária brasileira por sua capacidade produtiva em clima tropical. É o tipo bovino que conseguiu provar seu valor no campo em todas as fases da pecuária de corte, mostrando-se simples e lucrativo por produzir mais e melhor em menos tempo e com a comprovada qualidade e carne.

Senepol criado solto em Saint Croix

3- Quanto custa o gado Senepol?

O quanto custa de um animal Senepol está no seu valor genético, definido muito por avaliações e qualificações. É o mercado quem determina o custo do investimento em um touro ou uma vaca/novilha, mas ele tem reconhecido que os indivíduos mais bem selecionados dentro de critérios empregados pelos criadores, com base em regulamento do programa oficial de melhoramento da raça, o PMGS, são valorizados de acordo com o que podem produzir no campo ou em sistemas de biotecnologias de reprodução (IA, IATF, TE, FIV).

4- Qual a melhor raça: Senepol ou Nelore?

Não existe melhor, pois são complementares. Como maior rebanho na pecuária de corte do Brasil, sem o Nelore o Senepol não conseguiria provar o seu valor produtivo, já que as fêmeas Nelore – ou de outra raça zebuina – são as mais indicadas – e utilizadas – para o cruzamento industrial, graças à heterose decorrente do choque de sangue que potencializa a capacidade produtiva de ambas as raças.

Senepol meio-sangue de valor agregado

5- Touro Senepol cobre quantas vacas?

Um touro Senepol bem avaliado em sua fase adulta pode cobrir até 40 vacas durante a estação de monta. Se um criador investiu em um touro jovem (20 a 24 meses), no seu primeiro ano de trabalho a campo recomenda-se avaliar com sua assessoria técnica a quantidade de fêmeas a serem designadas para a monta – esse número tem sido 25 a 30 vacas.

Senepol energia

6- Quais as vantagens do gado Senepol?

Adaptabilidade é a maior qualidade do Senepol para trabalho no campo em qualquer clima do Brasil. Por ter sido desenvolvido em uma pequena ilha e criado solto em uma topografia irregular, a seleção natural moldou a raça para um biótipo de frame moderado, com boa ossatura e musculosidade, além da docilidade incontestável. No Brasil, graças aos esforços de selecionadores de qualificar os melhores indivíduos, fortaleceu na raça aptidões fundamentais também naturais como fertilidade, habilidade materna, precocidade (sexual e de acabamento), além de amplo poder de conversão alimentar, como o medido dentro do CQG-Grama Senepol.

7- Quantos quilos pesa um bezerro Senepol?

Outra qualidade do Senepol é produzir bezerros que nascem pequenos e se desenvolvem rapidamente. Na média, a raça registra peso ao nascimento variando entre 32 e 35 quilos. Na desmama, estudos comprovaram que os bezerros Senepol rendem 30% a mais em média que o comparativo com grupos de animais de outras raças, taurinas ou zebuínas.

8- Qual a melhor raça para cruzar com Senepol?

O Senepol se impõe em qualquer tipo de cruzamento. Por ter o maior rebanho no Brasil, a vaca Nelore que recebe genética de Senepol avaliado vai produzir bezerros que vão crescer mais e mais rápido, com boa carcaça. No tricross, o Senepol se mostrou também uma excepcional opção para completar o valor agregado de suas crias com vacas F-1.

Senepol precocidade e força no cruzamento

Agora você já sabe: o Senepol responde positivamente às diversas metodologias adotadas pelo criador, porteira a dentro. Tanto para inseminação artificial, quanto para monta natural, o touro Senepol qualificado é infalível.

Giro do Boi trás informação importante: Novilhas Senepol de até dois dentes conquistam bônus de quase R$ 90 por cabeça em MS

Um lote de novilhas Senepol de até dois dentes conquistou bônus de quase R$ 90 por cabeça no interior de Mato Grosso do Sul. Assista ao vídeo abaixo e confira essa história. A produção de gado jovem veio do pecuarista Anderson Garcia Calixto, titular do Sítio LG, no município de Santa Rita do Pardo (MS).…

Um lote de novilhas Senepol de até dois dentes conquistou bônus de quase R$ 90 por cabeça no interior de Mato Grosso do Sul. Assista ao vídeo abaixo e confira essa história.

A produção de gado jovem veio do pecuarista Anderson Garcia Calixto, titular do Sítio LG, no município de Santa Rita do Pardo (MS). O gado foi um dos destaques do quadro Giro pelo Brasil desta quinta-feira, 9.

Quem apresentou o gado foi o médico veterinário e originador Luis Cláudio Pedroso, da unidade da Friboi de Naviraí (MS).

Terminação em semi-confinamento

As novilhas da raça Senepol foram recriadas em pastagens e terminadas em semi-confinamento. O peso médio foi de 13,5 arrobas (203 quilos).

Por serem bem jovens, de até dois dentes, as novilhas tiveram o bônus do programa Precoce MS. A bonificação de precoce por animal foi de R$ 87,04 (R$ 6,42 por arroba).

FONTE: MOITINHO, Fábio. Novilhas Senepol de até dois dentes conquistam bônus de quase R$ 90 por cabeça em MS. Giro do Boi, 2023. Disponível em: https://www.girodoboi.com.br/giro-pelo-brasil/novilhas-senepol-de-ate-dois-dentes-conquistam-bonus-de-quase-r-90-por-cabeca-em-ms/ . Acesso em 09 de Fevereiro de 2023.

GRAMA SENEPOL RECEBE PRÊMIO EFICIÊNCIA DA INTERGADO

Em participação no programa Giro do Boi, do Canal Rural, o melhorista Marcelo Neves Ribas comentou sobre o prêmio Criadores de Eficiência outorgado aos selecionadores preocupados em certificar seus animais quanto à eficiência alimentar com uso de tecnologia. A Grama Senepol é um dos agraciados e foi citada no programa.

Vale a pena esperar o Mega Leilão Grama Senepol com 100 touros e 50 novilhas prenhas dia 16/10

A Grama fecha o seu ano comercial com o seu maior evento de 2022. O Leilão Virtual Mega Genética Grama Senepol acontece no dia 16 de outubro, domingo, em duas etapas. Às 9h, venda de 100 touros qualificados no programa Topázio do Senepol, com transmissão pelo Canal Rural. Às 13h, a vez de 50 novilhas prenhas pelo Canal do Criador. Os dois remates terão retransmissão pela RemateWeb.

A oferta de machos atende à demanda do criador que precisa de touros para chegarem prontos para a estação de monta e promover o cruzamento industrial a campo, descomplicado e com a garantia de um programa chancelado pelo Geneplus-Embrapa, que fornece dados para o PMGS, o programa de melhoramento oficial da raça no Brasil.

Touros Topázio Grama Senepol: megaleilão terá oferta de 100 reprodutores qualificados no dia 16/10, 9h, pelo Canal Rural. (Fotos: Assessoria de Comunicação Grama Senepol)

O mesmo ocorre com as novilhas, avaliadas pelo programa Safiras do Senepol, que acontece na mesma estrutura do Centro de Qualificação Genética Grama Senepol, o CQG-Senepol, na Fazenda da Grama, em Pirajuí/SP. Todas carregam no ventre prenhes de reprodutores destacados no sumário da raça.

Novilhas que saíram da última edição do Safiras do Senepol e estão prenhas para a oferta do megaleilão do dia 16/10, pelo Canal do Criador.

Também serão ofertados pacotes especiais de embriões. O remate tem as duas partes organizadas pela Programa Leilões e será feito em 40 parcelas, com frete grátis para o Brasil.

Serão 12 horas de evento preparados para quem busca na sua pecuária alcançar simplicidade, lucratividade e eficiência e por isso vale a pena esperar esse megaleilão”, afirma JR Fernandes, da Grama. Os lotes estarão à disposição no canal www.youtube.com/senepoldagrama para quem quiser estudar o melhor investimento no maior evento da Grama em 20 anos de seleção.

Grama Senepol recebe da Intergado o prêmio Criadores de Eficiência

Prêmio Criadores de Eficiência concedido pela Intergado à Grama Senepol pelo pioneirismo no uso da tecnologia de avaliação de consumo e conversão alimentar com tecnologia avançada. (Foto: Intergado)

A Grama Senepol é uma das agraciadas com o prêmio Criadores de Eficiência, concedido pela Intergado às empresas que acreditaram e apoiaram a avaliação de eficiência alimentar com a tecnologia dos cochos eletrônicos da empresa brasileira com sede em Minas Gerais. A Fazenda da Grama foi a primeira empresa particular a instalar o sistema, em 2013.

Desde o princípio, a Grama abriu as portas para apresentarmos essa metodologia que estava em implantação ainda no Brasil, em instituições como unidades da Embrapa e, de lá para cá, reforçou a importância de se detectar essa característica para o sucesso econômico da pecuária”, lembra o médico veterinário e doutor em Zootecnia Marcelo Neves Ribas, cofundador da Intergado.

Uma reunião no segundo semestre de 2012 entre ele e Junior Fernandes na Fazenda da Grama, em Pirajuí/SP, selou o acordo que instalou os primeiros 24 cochos eletrônicos que começaram a medir no início de 2013 a eficiência alimentar no programa Safiras do Senepol, de avaliação de novilhas para qualificação de doadoras.

Dois anos depois, o espaço foi ampliado para 48 cochos. A estrutura ganhou o nome de Centro de Qualificação Genética Grama Senepol – CQG-Senepol – e passou a abrigar também o programa Topázio do Senepol, a versão de touros do teste chancelado pelo programa Geneplus-Embrapa e que gera dados para o PMGS, o programa oficial de melhoramento da raça Senepol no Brasil. Foi na Grama, também, que a Intergado instalou os primeiros bebedouros eletrônicos para medição de eficiência hídrica e os aparelhos para avaliação da sensação térmica, uma forma de medir a tolerância ao calor.

Os primeiros testes realizados na Grama tiveram ampla repercussão na mídia e a tecnologia da Intergado cresceu pelo Brasil e mais sete países (EUA, Inglaterra, Austrália, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Cazaquistão).

Estamos fechando uma década de trabalho com esse poder de selecionar animais que tenham produtividade maior, com manutenção de rusticidade e menor custo. Os produtores já conhecem o peso da nutrição dentro de um confinamento. A eficiência alimentar é mais um parâmetro da gama de informações que o produtor precisa ter para compor o seu processo. Então, quem não aderiu ainda a essa tecnologia está ficando atrasado”, declarou Marcelo Ribas ao programa Giro do Boi, do Canal Rural.

O volume de animais testados era importante para ser efetiva a tomada de decisões e as fazendas que mais evoluem são as que medem. Se você detecta o animal superior, você é capaz de promover a seleção para essa característica”, completa. E isso, a Grama Senepol faz desde o início, daí o reconhecimento de um prêmio instituído a ela e mais 6 fazendas que contribuíram com dados de mais de 22 mil animais avaliados para essa característica de extrema importância chamada eficiência alimentar.

Grama Senepol oferta cabeceira da safra em touros Topázio dia 23/08, pelo Canal Rural

A genética eficiente, que produz valor agregado de maneira descomplicada e com heterose máxima a pasto está de volta em uma oferta especial de 40 reprodutores Senepol cabeceira da safra no Leilão Virtual Touros Topázio Grama Senepol, marcado para 23 de agosto, terça-feira, 20h30, com transmissão pelo Canal Rural e retransmissão pela Remate Web e Lance Rural.

Touros Topázio de 24 meses de idade média, passam dos 650 quilos e 40 cm de CE. (Fotos: Assessoria de Comunicação Grama Senepol)

Todos os animais de 24 meses de média de idade, peso médio passando de 650 quilos e 40 cm de CE, foram avaliados pelo programa Topázio do Senepol, que acontece no Centro de Qualificação Genética Grama Senepol, o CQG-Senepol, em Pirajuí/SP. A prova, coordenada pelo Geneplus-Embrapa, tem a chancela do PMGS, o programa de melhoramento da ABCB-Senepol.

Os 40 touros em oferta são a cabeceira da safra do programa Topázio do Senepol, que acontece no CQG-Grama Senepol, em Pirajuí/SP.

O remate é organizado pela Programa Leilões e terá condições especiais de pagamento, em 40 parcelas, com frete grátis. Todos os lotes estão na playlist do leilão no canal do YouTube da Grama Senepol. É só navegar em www.youtube.com/senepoldagrama e estudar a melhor opção de investimento para promover o cruzamento industrial através da monta natural a campo.

Grama Senepol leva a leilão 33 doadoras chanceladas Safiras dia 9/8 no Canal Rural

Mais uma chance de investir no que há de mais moderno e valioso em jovens doadoras Safiras do Senepol está no Leilão Celebration Grama 22 Anos, que acontece dia 9 de agosto, terça-feira, 20h30, com transmissão do Canal Rural e Lance Rural e retransmissão da RemateWeb. Serão 33 novilhas prenhas que acabam de se qualificar no programa Safiras do Senepol.

Safiras do Senepol qualificadas no CQG-Grama compõem o Leilão Celebration 22 Anos do dia 9 de agosto, pelo Canal Rural. (Fotos: Jadir Bison)

A prova acontece desde 2009 na Fazenda da Grama, em Pirajuí/SP, que transformou a sua estrutura de alta tecnologia em avaliação no Centro de Qualificação Genética Grama Senepol, o CQG-Senepol, que já avaliou mais de 2.500 novilhas sob a coordenação do programa Geneplus, da Embrapa, fornecendo dados para o PMGS, o programa oficial de melhoramento da ABCB-Senepol.

As 33 novilhas, chanceladas como doadoras pelo Geneplus-Embrapa, saem prenhas de touros líderes de sumário.

A prenhez confirmada de todas as novilhas chanceladas doadoras é dos touros ZT3694, líder de sumário, e de ZT4550, outro Top 0,1% no programa. Touros que têm feito a diferença em suas progênies.

O evento será organizado pela Programa Leilões e comercializado em 40 parcelas, com frete grátis. No canal do YouTube da Grama Senepol (youtube.com/senepoldagrama) você encontra a playlist com os lotes filmados e as informações de pedigree e avaliações de todas as novilhas.

Folder Leilão

Touro ZT 1876 Berilo, da Grama Senepol, surpreende na desmama em fazenda do MS

A Fazenda Boa Vista, de Nova Andradina/MS, tem o que comemorar com o cruzamento industrial promovido com a adoção do Senepol na sua vacada cruzada (F-1 Angus x Nelore). A utilização de sêmen do touro ZT 1876 Berilo da Grama, qualificado Topázio do Senepol, ajudou a registrar uma desmama média de 290 kg na bezerrada da fazenda, que realiza o ciclo completo em pecuária e há 10 usa taurinos pra fazer meio-sangue e tricross.

Touro Berilo da Grama, pai da desmama pesada na Fazenda Boa Vista, em Nova Andradina/MS.

Tivemos um ano atípico, com geada e seca prolongada, dificuldade com os pastos e, mesmo assim, o resultado nos surpreendeu, foi muito satisfatório”, conta o zootecnista Douglas Rodrigues, que administra a fazenda.

Segundo ele, a indicação para a escolha dos touros foi de Liliane Sugisawa, que realiza as avaliações de carcaça pela DGT-Brasil no programa Topázio do Senepol, do qual os dois touros foram destaque recentemente.

Escolhemos dois touros – o outro é Fofão da Coroados, da bateria da S+ – por causa dos dados de ultrassonografia de carcaça, com alto índice de AOL tanto até a desmama quanto depois, mais ainda, no confinamento e a tendência é que em breve eles revelem esse potencial”, completa.

É uma fazenda extremamente bem conduzida do ponto de vista de gestão econômica e biológica, que tem acompanhamento, que dá lucro e onde as decisões são todas pautadas na razão e não na emoção e esse resultado vem da confiança que eles tiveram na raça e no uso das informações para alcançar esse objetivo”, conclui Liliane Sugisawa.

No link do vídeo, uma pequena amostra da bezerrada da Fazenda Boa Vista com a desmama pesada de quem provou e gostou da genética selecionada na Grama Senepol. https://www.youtube.com/shorts/oQ6owu3gupY

Grama Senepol apresenta 40 novos touros Topázio no dia 05/07, pelo Canal do Criador

Quem quer valor agregado, com mais eficiência e em menos tempo, pode programar seu investimento no Leilão Virtual Touros Topázio Grama Senepol “A genética eficiente”, marcado para 5 de julho, terça-feira, 20h, com transmissão pelo Canal do Criador e retransmissão pela Remate Web e Lance Rural. O evento também comercializará pacotes especiais de sêmen dos principais reprodutores líderes de sumário.

Touros Topázio do Senepol em oferta no leilão da Grama, dia 5/7, 20h, pelo Canal do Criador. (Foto: Jadir Bison)

Todos os animais de 24 meses de média de idade, peso médio de 650 quilos e 40 cm de CE, foram avaliados pelo programa Topázio do Senepol, que acontece dentro do Centro de Qualificação Genética Grama Senepol, o CQG-Senepol, em Pirajuí/SP. A prova tem coordenação do Geneplus-Embrapa e chancela do PMGS, o programa de melhoramento da ABCB-Senepol.

O remate é organizado pela Programa Leilões e terá condições especiais de pagamento, em 40 parcelas, com frete grátis. Todos os lotes estão na playlist do leilão no canal do YouTube da Grama Senepol. É só navegar em www.youtube.com/senepoldagrama e escolher as opções que mais se encaixam na sua necessidade para promover o cruzamento industrial através da monta natural a pasto.

 

Grama Senepol apresenta 40 touros Topázio em oferta no dia 21/6, pelo Canal do Criador

Quem busca sair na frente em pecuária pode programar seu investimento para o Leilão Virtual Touros Topázio Grama Senepol “A genética eficiente”, marcado para 21 de junho, terça-feira, 20h, com transmissão pelo Canal do Criador e retransmissão pela Remate Web e Lance Rural. O evento também comercializará pacotes especiais de sêmen dos principais reprodutores líderes de sumário.

Touros Topázio do Senepol em oferta no leilão da Grama, dia 21/6, 20h, pelo Canal do Criador. (Foto: Jadir Bison)

Todos os animais de 24 meses de média de idade, peso médio de 650 quilos e 40 cm de CE, participaram da última edição do programa Topázio do Senepol, que acontece dentro do Centro de Qualificação Genética Grama Senepol, o CQG-Senepol, em Pirajuí/SP. A prova tem coordenação do Geneplus-Embrapa e chancela do PMGS, o programa de melhoramento da ABCB-Senepol.

O remate é organizado pela Programa Leilões e terá condições especiais de pagamento, em 40 parcelas, com frete grátis. Todos os lotes estão na playlist do leilão no canal do YouTube da Grama Senepol. É só navegar em www.youtube.com/senepoldagrama e escolher as opções que mais se encaixam no seu modelo de criação. Tudo isso 100% através da monta natural a pasto.

Está Chegando!!! Grama Senepol abre a safra 2022 com 80 touros Topázio dia 3 de abril, às 9h, pelo Canal Rural

Você tem 80 motivos para reservar o dia 3 de abril, domingo, 9h, para investir na ferramenta que vai agregar valor à produção dos seus bezerros de cruzamento industrial. A Fazenda da Grama selecionou os atuais 80 melhores reprodutores para o Leilão Virtual Touros Topázio Grama Senepol, que terá transmissão do Canal Rural e Lance Rural e retransmissão da Remate Web. Todos os animais participaram da última edição do programa Topázio do Senepol, que acontece dentro do Centro de Qualificação Genética Grama Senepol, o CQG-Senepol. Touros de central, para repasse e cruzamento industrial estão no catálogo.

Touros Topázio do Senepol qualificados no CQG da Grama e prontos para o leilão do dia 3 de abril, 9h, pelo Canal Rural: serão 80 reprodutores de 24 meses, com média de 650 kg e 40cm de CE. (Fotos: Jadir Bison)

São reprodutores de 24 meses, com médias de 650 kg e 40 cm de perímetro escrotal, todos qualificados no programa que tem coordenação do Geneplus-Embrapa e chancela do PMGS, o programa de melhoramento da ABCB-Senepol. O leilão também venderá pacotes de sêmen de touros líderes de sumário da Grama e ainda embriões deles com doadoras qualificadas no programa Safiras do Senepol, que acontece na mesma estrutura do CQG, em Pirajuí/SP.

Touros Topázio do Senepol qualificados no CQG da Grama e prontos para o leilão do dia 3 de abril, 9h, pelo Canal Rural: serão 80 reprodutores de 24 meses, com média de 650 kg e 40cm de CE. (Fotos: Jadir Bison)

O evento é organizado pela Programa Leilões e terá condições especiais de pagamento, em 40 parcelas, com frete grátis. Todos os lotes estão na playlist do leilão no canal do YouTube da Grama Senepol. É só navegar em www.youtube.com/senepoldagrama e escolher o melhor touro para a sua necessidade.

Grama Senepol abre a safra 2022 com 80 touros Topázio dia 3 de abril, às 9h, pelo Canal Rural

Você tem 80 motivos para reservar o dia 3 de abril, domingo, 9h, para investir na ferramenta que vai agregar valor à produção dos seus bezerros de cruzamento industrial. A Fazenda da Grama selecionou os atuais 80 melhores reprodutores para o Leilão Virtual Touros Topázio Grama Senepol, que terá transmissão do Canal Rural e Lance Rural e retransmissão da Remate Web. Todos os animais participaram da última edição do programa Topázio do Senepol, que acontece dentro do Centro de Qualificação Genética Grama Senepol, o CQG-Senepol. Touros de central, para repasse e cruzamento industrial estão no catálogo.

Touros Topázio do Senepol qualificados no CQG da Grama e prontos para o leilão do dia 3 de abril, 9h, pelo Canal Rural: serão 80 reprodutores de 24 meses, com média de 650 kg e 40cm de CE. (Fotos: Jadir Bison)

São reprodutores de 24 meses, com médias de 650 kg e 40 cm de perímetro escrotal, todos qualificados no programa que tem coordenação do Geneplus-Embrapa e chancela do PMGS, o programa de melhoramento da ABCB-Senepol. O leilão também venderá pacotes de sêmen de touros líderes de sumário da Grama e ainda embriões deles com doadoras qualificadas no programa Safiras do Senepol, que acontece na mesma estrutura do CQG, em Pirajuí/SP.

Touros Topázio do Senepol qualificados no CQG da Grama e prontos para o leilão do dia 3 de abril, 9h, pelo Canal Rural: serão 80 reprodutores de 24 meses, com média de 650 kg e 40cm de CE. (Fotos: Jadir Bison)

O evento é organizado pela Programa Leilões e terá condições especiais de pagamento, em 40 parcelas, com frete grátis. Todos os lotes estão na playlist do leilão no canal do YouTube da Grama Senepol. É só navegar em www.youtube.com/senepoldagrama e escolher o melhor touro para a sua necessidade.

CONHEÇA MAIS A GRAMA E O SENEPOL: E-books são ótima opção de leitura para as férias

A Grama Senepol disponibiliza em seu portal uma literatura sobre a raça e sua contribuição para o desenvolvimento do taurino que conquistou a pecuária de corte do Brasil. Lançada ao menos duas vezes ao ano, a publicação Grama News se dividiu para abranger em e-books produzidos pela Grama a história do Senepol e sua própria trajetória para transformá-lo em uma ferramenta hoje de ganhos exponenciais na produção de carne a pasto.
O interessado pode clicar no link https://senepoldagrama.com.br/grama-news/ para ter uma boa oportunidade de leitura sobre o surgimento da raça na pequena Saint Croix, no Caribe americano, e a sua evolução até chegar ao Brasil pelas mãos da Grama e através dela se espalhar com a qualidade que foi gerada em mais de 20 anos de avaliações dentro do CQG-Senepol, o Centro de Qualificação Genética instalado na fazenda e que também é manchete de outra edição do Grama News, com os programas Safiras e Topázio do Senepol. Desejamos uma ótima leitura a todos.

Senepol da GRAMA: O Senepol EFICIENTE! T1-E11

Primeiras Siglas

Mesmo com índice baixo de nascimentos dos primeiros embriões chegados dos Estados Unidos e com as perdas naturais de um processo novo no Brasil, a partilha das crias aconteceu como estabelecido no acordo entre os três sócios na importação. Na Grama, 35 fêmeas nascidas receberam a sigla ZT, iniciais de Zé Torneira, como sempre foi conhecido o fundador da Grama, José Antônio Fernandes Netto, pai de JR Fernandes.

Apesar de o volume de nascimentos não ter sido o esperado, o projeto continuou, graças à fertilidade das vacas fornecedoras de embriões, da seleção de receptoras pela Grama, que tinha experiência em manejo reprodutivo e de gado cruzado para efetivar uma boa cria, e do poder de produção da raça Senepol do que já vinha selecionado dos Estados Unidos. Mas os nascimentos não eram só de fêmeas. Alguns bezerros que surgiram precisavam de um futuro. E os planos estratégicos da condução do que já se tornava um rebanho de Senepol no Brasil vamos contar a partir do próximo fascículo.

Grama Senepol vende 40 touros Topázio dia 10/10, às 9h, pelo Canal Rural

A primavera chegou, as chuvas começam a voltar e a estação de monta está pedindo touros qualificados para produzir bezerros de cruzamento industrial com valor agregado. Pensando nisso, a Fazenda da Grama selecionou 40 reprodutores avaliados para uma nova edição do Leilão Virtual Touros Topázio Grama Senepol, dia 10 de outubro, domingo, 9 horas, com transmissão do Canal Rural e Lance Rural e retransmissão da Remate Web. Todos os animais participaram da última edição do programa Topázio do Senepol, que acontece dentro do Centro de Qualificação Genética Grama Senepol, o CQG-Senepol.

Touros Topázio selecionados pela Grama para o Leilão Virtual do dia 10 de outubro, 9 horas, pelo Canal Rural. (Foto: Jadir Bison)

São touros de 24 meses, com médias de 650 kg e 40 cm de perímetro escrotal, todos qualificados no programa que tem coordenação do Geneplus-Embrapa e chancela do PMGS, o programa de melhoramento da ABCB-Senepol. O leilão também venderá pacotes de sêmen de touros líderes de sumário da Grama.

Touros Topázio selecionados pela Grama para o Leilão Virtual do dia 10 de outubro, 9 horas, pelo Canal Rural. (Foto: Jadir Bison)

Organizado pela Programa Leilões, o evento terá condições especiais de pagamento, em 40 parcelas, e frete grátis. Todos os lotes estão na playlist do leilão no canal do YouTube da Grama Senepol, basta navegar em www.youtube.com/senepoldagrama e escolher o melhor touro para a sua necessidade.

Grama Senepol inova em oferta de 80 Safiras e de embriões sexados de fêmeas dias 16 e 17/10

É tanta oferta especial e inédita que não caberia num dia só, por isso a Grama Senepol resolveu dividir em duas etapas o seu compromisso com as fêmeas qualificadas para o Leilão Virtual Safiras Grama Senepol, que acontece dias 16 e 17 de outubro, com a venda de 80 matrizes, doadoras, novilhas, bezerras e a grande novidade: a venda de pacotes de embriões sexados de fêmeas. Dia 16, sábado, a partir das 13 horas, a transmissão será pelo Canal do Criador e, dia 17, domingo, 9 horas, pelo Canal Rural e Lance Rural – todos com retransmissão da Remate Web.

Safiras do Senepol que estão no leilão dos dias 16 e 17 de outubro. (Foto: Jadir Bison)

Pela primeira vez, a Grama vende pacotes de embriões sexados de fêmeas das novilhas qualificadas no programa Safiras do Senpeol, que acontece dentro do Centro de Qualificação Genética Grama Senepol, o CQG-Senepol, com a coordenação do Geneplus-Embrapa e a chancela do PMGS, o programa de melhoramento da ABCB-Senepol.

O acasalamento de cada embrião foi feito com sêmen sexado de fêmea do touro ZT 4550, filho de Sally SH da geração 2019 e Top 0,1% no sumário da raça, estando entre os 15 melhores reprodutores do Senepol brasileiro. O comprador, além de adquirir embriões de novilhas que são o que existe de mais moderno na raça, leva também a chance de ter uma filha de uma das maiores doadoras da história da raça.

Touro ZT 4550, filho de Sally SH, pai dos embriões sexados de fêmeas que são a grande novidade do Leilão Safiras Grama Senepol, dias 16 e 17/10. (Foto: Reprodução)

Além de babies com potencial para se tornarem doadoras, o leilão também vende fêmeas paridas e novilhas prenhas de ZT 3694, hoje o líder do sumário nacional da raça, rodado pelo Geneplus-Embrapa.

Touro ZT 3694, líder do sumário da raça Senepol, é pai das prenhezes de novilhas do Leilão Safiras Grama Senepol, dias 16 e 17/10. (Foto: Reprodução)

Organizados pela Programa Leilões, os dois dias de ofertas terão condições especiais de pagamento, em 40 parcelas, e frete grátis. Todos os lotes estão na playlist do leilão no canal do YouTube da Grama Senepol, basta navegar em www.youtube.com/senepoldagrama e estudar o que levar do melhor da Grama Senepol.

Grama Senepol apresenta safra de touros Topázio e crava média de R$ 30.900

Com 100% de liquidez, o balcão eletrônico da Fazenda da Grama (Pirajuí, SP) faturou R$ 1,6 milhão com a venda de taurinos PO avaliados

Foto: Jadir Bison

O selecionador Junior Fernandes apartou os melhores exemplares de reprodutores Senepol da safra 2019 para ofertar durante o virtual “Touros Topázio Grama Senepol”, transmitido pela TV e internet na noite de 10 de agosto.

As negociações envolveram 55 machos de destaque na última prova do Centro de Qualificação Genética Grama Senepol, conhecido como CQG-Senepol. Com 100% de liquidez, o balcão eletrônico da Fazenda da Grama (Pirajuí, SP) faturou R$ 1,6 milhão.

A média geral bateu em R$ 30.900. Na conversão por boi gordo, o valor é equivalente a 99,5@ para pagamento à vista em Araçatuba (R$ 310,5/@), de acordo com informações da Scot Consultoria.

Com médias de 24 meses de idade, pesando 720 kg e CE 40, os animais saíram com índices de ultrassonografia de carcaça e avaliações do Programa de Melhoramento Genético do Senepol (PMGS) e do Programa Geneplus/Embrapa.

O destaque nas disputas do pregão ficou por conta do jovem reprodutor ZT 4589, que teve cota de 50% arrematada por R$ 100.000 pelo investidor Wladis Kuviatz. O touro classificado como Topázio Ouro, que entra na bateria da empresa S+ Senepol e em breve terá sêmen disponível, saiu pesando 769 kg e CE 41.

A organização foi da Programa Leilões, com transmissão pelo Canal Rural e Lance Rural, além de retransmissão pela Remate Web. As captações dos lances em estúdio foram coordenadas pelo leiloeiro rural Cláudio Gasperini. Pagamentos: 40 parcelas.

FONTE: Portal DBO – https://www.portaldbo.com.br/grama-senepol-apresenta-touros-topazio-e-crava-media-de-r-30-900/

Grama Senepol volta ao mercado dia 24/08 pelo Canal Rural com 50 Touros Topázio

A Fazenda da Grama selecionou 50 reprodutores avaliados para uma nova edição do Leilão Virtual Touros Topázio Grama Senepol, dia 24 de agosto, terça-feira, 20h30, com transmissão do Canal Rural e Lance Rural e retransmissão da Remate Web. Todos os animais participaram da última edição do programa Topázio do Senepol, que acontece dentro do Centro de Qualificação Genética Grama Senepol, o CQG-Senepol.

Touros Topázio selecionados pela Grama para o LeilãoVirtual Topázio do dia 24 de agosto, 20h30, pelo Canal Rural. (Foto: Jadir Bison)

São touros qualificados no programa que tem coordenação do Geneplus-Embrapa e que chancela do PMGS, o programa de melhoramento da ABCB-Senepol. O leilão também venderá pacotes de sêmen de touros líderes de sumário da Grama.

Todos os touros em oferta saíram com avaliação do programa Topázio do Senepol, realizado no CQG, em Pirajuí/SP. (Foto: Assessoria de Comunicação Grama Senpeol)

Organizado pela Programa Leilões, o evento terá condições especiais de pagamento, em 40 parcelas, e frete grátis. Todos os lotes estão na playlist do leilão no canal do YouTube da Grama Senepol, basta clicar em https://www.youtube.com/playlist?list=PLZxSK1AVVHWJg3rOx7rr_12PO-DM7Swcs e navegar para escolher o melhor touro para o seu projeto.

Grama Senepol oferta cabeceira da safra de touros Topázio no dia 10/08

Uma seleção com o que tem de melhor na safra 2019 compõe o Leilão Virtual Touros Topázio Grama Senepol do dia 10 de agosto, terça-feira, às 20h30 (horário de Brasília) com transmissão do Canal Rural e Lance Rural e retransmissão da Remate Web. A oferta terá os 55 mais bem ranqueados reprodutores na prova, que avaliou 150 machos dentro do Centro de Qualificação Genética Grama Senepol, o CQG-Senepol.

Touros Topázio ranqueados pelo Geneplus/Embrapa selecionados para o leilão do dia 10/8, pelo Canal Rural. (Fotos: Jadir Bison)

Trata-se da cabeceira dos touros da geração, com todas as garantias do programa coordenado pelo Geneplus-Embrapa e que tem a chancela do PMGS, o programa de melhoramento da ABCB-Senepol. O leilão também venderá pacotes de sêmen de touros líderes de sumário da Grama.

Organizado pela Programa Leilões, o evento terá condições especiais de pagamento, em 40 parcelas, e frete grátis. Todos os lotes estão na playlist do leilão no canal do YouTube da Grama Senepol, basta clica em https://youtube.com/playlist?list=PLZxSK1AVVHWL9pWfOv1np2P-UNrDoq07q e navegar para escolher o melhor touro para o seu projeto.

Clique no vídeo e veja os touros do leilão em imagens recentes no curral da Fazenda da Grama

Grama e S+ Senepol fazem dia 22/06 leilão com o melhor em sêmen e embriões pelo Canal do Criador

A Grama Senepol e a S+ voltam ao mercado com o melhor do que têm de mais moderno no Leilão de Sêmen e Embriões no dia 22 de Junho, 20h30, pelo Canal do Criador.

Quem que já insemina tem a chance de acessar genética de touros nacionais provados, exclusivos e líderes de sumários da bateria da S+ e também já tem tecnologia suficiente para transferir os embriões fornecidos por doadoras jovens da Grama chanceladas nas últimas edições do programa Safiras do Senepol.

Organizado pela Programa Leilões, o leilão será transmissão do Canal do Criador, acessado na grade da Sky (canal 166) e por antena parabólica. Para mais informações sobre como acessar o canal, clique no link https://www.canalrural.com.br/canal-do-criador/veja-como-sintonizar-o-canal-do-criador/. Mais informações sobre os pacotes de embriões e sêmen do leilão, é só acessar a playlist https://www.youtube.com/playlist?list=PLZxSK1AVVHWJKtz730RaTn2AMe2AU1o8s no canal da Grama Senepol no YouTube e estudar os lotes.

Leilão Sêmen e Embriões 2021

Leilão Topázio e Safiras fecha com média de R$ 28.500 nos touros e R$ 26.500 nas novilhas

A valorização de um trabalho pelo mercado, é com certeza o maior reconhecimento que poderíamos esperar, e isso nos dá mais força para a contínua dedicação ao aperfeiçoamento de nossos animais. São 20 anos de total dedicação a Grama Senepol, com avaliações através de alta tecnologia e uma equipe técnica de excelência, buscamos incansavelmente a maior eficiência em nossos animais.

E hoje queremos agradecer por todos aqueles que participaram de alguma maneira do Leilão Topázio e Safiras, que finalizou com média de 28.500 reais nos Touros Topázio e 26.500 nas Novilhas Safiras, além dos 420 Embriões e 12.500 doses Semen comercializados.

Procuramos continuamente, produzir as pedras mais preciosas para a pecuária eficiente, e esse trabalho segue ainda mais forte, sabendo que elas estão contribuindo para o desenvolvimento da atividade em todo o país. Só temos a dizer obrigado!

Grama Senepol traz a leilão uma vitrine de oportunidades

A essência da Grama Senepol volta ao mercado durante um dia inteiro com o melhor de sua genética no Leilão Topázio e Safiras do Senepol do dia 4 de abril, domingo, a partir das 9h, pelo Canal Rural,  com oferta de 50 touros e 50 fêmeas prenhes, além de pacotes de sêmen e de embriões.

Touros Topázio avaliados no CQG-Grama Senepol prontos para o leilão do dia 4, pelo Canal Rural. (Fotos: Jadir Bison)

A transmissão começa com a venda de sêmen de 8 touros provados formadores de rebanhos em condições especiais para pacotes individuais ou combos.

Em seguida, entram os touros qualificados no programa Topázio do Senepol,  que acontece no CQG-Senepol, o centro de performance de alta tecnologia de avaliação dentro da Fazenda da Grama, em Pirajuí/SP. O CQG fornece dados para o PMGS, da associação nacional de criadores, regido pelo Geneplus/Embrapa, programa oficial da ABCB-Senepol.

Às 13 horas, começa a venda de pacotes de embriões exclusivos de líderes de sumário, com a garantia de 33% de efetivação e entrega por conta da Grama, que ainda garante a recompra de todos os machos desmamados. Logo depois, entram as 50 fêmeas prenhes de genética superior qualificadas no programa Safiras do Senepol, que também avalia no CQG-Grama Senepol.

Fêmeas prenhes de genética superior da Grama Senepol selecionadas para o Leilão Topázio e Safiras do dia 4 de abril, pelo Canal Rural.

GRAZ 1942, touro provado que tem sêmen à disposição em condição especial no Leilão Topázio e Safiras do dia 4, pelo Canal Rural.

A organização do evento é da Programa Leilões, que retransmite essa venda especial pelo aplicativo Remateweb, bem como o Lance Rural. O frete é grátis para todo o Brasil na compra a partir de dois animais e o pagamento será em 40 parcelas, com desconto de 10% para quitação à vista e 5% para quem optar por 12 parcelas (1+11).

Todos os lotes do leilão, com informações e imagens, estão no site www.elitegrama.com.br.

ABS Embriões: fazenda registra crescimento de mais de 200% na média de oócitos aspirados por doadora em 6 anos

Em dois dias, a equipe ABS aspirou 4321 oócitos de 44 doadoras do rebanho Senepol da Grama, resultando na produção de 975 embriões

Cliente da ABS há mais de uma década, o Senepol da Grama, cuja propriedade fica localizada em Pirajuí (SP), é uma referência nacional na produção de embriões da raça Senepol, surpreendendo pelo volume de produção e pela qualidade dos animais do rebanho.

Com o progresso genético praticado a partir de intensos critérios de seleção e da utilização da genética ABS, os trabalhos de produção de embriões vêm resultando em quantidades impactantes.

Segundo dados da própria fazenda, a média atual relativa a toda a propriedade é de 76 oócitos aspirados por doadora, representando um salto de 205% em relação a 2015, quando eram calculados 35 oócitos. Da mesma forma, a efetivação dos embriões tem uma média calculada em 18,2 por doadora, 190% acima daquele ano, quando eram registrados 9,6.

Com esses números, o Senepol da Grama é o criatório com a maior taxa de produção de embriões por doadora da raça em nível nacional. Entre todas as raças de corte, a propriedade ocupa o quinto lugar na produção de embriões em todo o Brasil.

Em fevereiro, a equipe da ABS registrou a aspiração de impressionantes 4321 oócitos em dois dias, aspirados de 44 doadoras da propriedade. No total, 975 embriões foram produzidos, resultando em 823 produtos congelados (818 vitrificados e 5 DT).

O veterinário responsável pelas recentes aspirações na propriedade, Leonardo Barbosa, explica que o processo precisou ser dividido em dois dias devido ao volume elevado de oócitos por doadora.

No primeiro dia, aspiramos 21 doadoras, somando 2048 oócitos. No segundo, foram 23 doadoras e 2273 oócitos. Considerando esses números, a média foi de 98,2 oócitos por doadora, mais que o dobro da média que registramos para a raça Senepol, que fica em 41,4. Uma das doadoras chegou a alcançar 194 oócitos aspirados e, em trabalhos anteriores, já chegamos a aspirar 304 oócitos de um único animal. É impressionante”, revela.

Para o diretor técnico do Senepol da Grama, JR Fernandes, o resultado evidencia a força da longa e produtiva parceria com a ABS.

Hoje, a ABS é uma parceria exclusiva para o Senepol da Grama. Só coletamos com a ABS e estamos muito satisfeitos, tanto com os resultados de campo, quanto com os de laboratório, além do atendimento que recebemos dessas equipes. Para o serviço de produção de embriões, contamos com a ABS porque sempre tivemos bons resultados e por ser uma empresa referência no setor, o que nos transmite segurança e qualidade”, avalia.

De acordo com Leonardo, o volume de produção é resultado direto da seleção praticada pela equipe da fazenda, somada à tecnologia da ABS. “É um rebanho composto por animais de fertilidade superior, comprovada pelos resultados que estamos registrando”, aponta o veterinário.

FONTE: https://www.absglobal.com/br/noticias/abs-embrioes-fazenda-registra-crescimento-de-mais-de-200-na-media-de-oocitos-aspirados-por-doadora-em-6-anos/

 

Confira o que faz dos nossos touros melhoradores aptos a dar retorno econômico em pecuária

A GARANTIA SUSTENTÁVEL

As exigências da pecuária de corte abriram os olhos de quem precisa produzir com sustentabilidade econômica e ambiental. Tudo isso sempre foi a filosofia de trabalho da Grama Senepol em prol do desenvolvimento da pecuária. E com o taurino adaptado que ela trouxe para o Brasil na forma de embriões em 2000 esse caminho ficou mais curto. A grande pergunta que sempre ficou para nós: como vamos dar garantias de que nosso produto é qualificado e nossas informações são confiáveis?

Pensando sob esse prisma, a Grama criou o programa Topázio do Senepol, para definir os personagens que pudessem fazer a diferença no campo, agregar valor aos bezerros que mantém o Brasil como maior produtor mundial de carne. E com cada vez mais qualidade.

Essa missão é assumida todos os dias no CQG-Senepol que a Grama estruturou na propriedade, em Pirajuí/SP, de onde sai um conjunto de informações que alimentam o Programa de Melhoramento Genético Senepol (PMGS), da associação nacional, e que vira uma grande garantia para quem precisa produzir mais e melhor em menos tempo.

A CONSOLIDAÇÃO DA GRAMA SENEPOL

Foram muitos anos de estudo até que a Fazenda da Grama decidisse dar um salto no futuro introduzindo no Brasil a raça Senepol para ser uma grande solução para a pecuária de corte dos trópicos. E nunca mais parou de selecionar.

Tudo começou com a importação de 700 embriões selecionados nos Estados Unidos no ano 2.000. Ao perceber o seu potencial produtivo e, consequentemente, comercial a Grama ajudou a fundar logo em seguida a Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB) e dela se tornou sócio número 1, em 2002.

A partir daí, trabalhou incansavelmente para ser propulsora de um crescimento que encantou o agronegócio brasileiro e tornou o Senepol do Brasil uma referência mundial graças a ações que solidificaram esse crescimento.

A parceria sempre esteve no DNA da Grama, portanto a novidade Senepol precisava ser compartilhada e não por acaso o mercado absorveu em profusão a sigla ZT, de “Zé Torneira”, como é conhecido o fundador da Grama. Isso graças à confiança no trabalho de identificar os melhores indivíduos em programas como Safiras e Topázio do Senepol, criados para mapear cada novilha ou touro jovem com potencial para se tornar doador de genética superior para multiplicação através de FIV.

Foi nessa esteira e lançando tecnologias de avaliação no Centro de Qualificação Genética Grama Senepol (CQG), com chancela de empresas e instituições de renome internacional, que a Grama ajudou a consolidar a raça no País e justificou os prêmios internacionais que já conquistou, como reconhecimento pelo esforço de avermelhar os pastos do Brasil com animais realmente melhoradores, capazes de produzir mais e melhor em menos tempo.

TOPÁZIO DO SENEPOL, O TOURO COMPLETO E CERTIFICADO

PROGRAMA IDENTIFICA OS MELHORADORES APTOS A DAR RETORNO ECONÔMICO EM PECUÁRIA

A evolução da pecuária de corte só é possível graças ao melhoramento genético praticado em propriedades que reforçam a responsabilidade de selecionar pensando sempre na qualidade do produto final e no retorno econômico em todos os elos da cadeia. O grande personagem para cumprir esse objetivo é o touro utilizado a campo, via monta natural. Numa extensão como a do Brasil e com a aptidão de trabalhar no pasto, ele ganha um papel fundamental. E é na qualidade de um bom reprodutor que está boa parte do que o produtor de carne precisa para ganhar na sua atividade. Essa preocupação sempre foi um lema para o Senepol da Grama. Foi assim que nasceu, em 2017, o programa Topázio do Senepol. Para certificar cada indivíduo produzido e comercializado, a equipe incorporou cada vez mais tecnologias e índices que pudessem assegurar o poder de produção de seus animais, nos mesmos moldes do Safiras do Senepol. As fêmeas iniciaram, em 2009, a era do programa mais completo de avaliação da raça no Brasil, porque são elas as formadoras de plantel que depois se multiplicam em touros para atender à demanda de mercado. Como o titular da Grama, JR Fernandes, sempre dizia que uma fêmea não pode ser considerada doadora só por ter dois ovários, segundo ele também um touro não pode ser reprodutor apenas por ter dois testículos.

Essa foi a base da decisão de avaliar no Topázio do Senepol 100% da safra de machos nascidos na fazenda usando a mesma estrutura do Centro de Qualificação Genética Grama Senepol (CQG), que abriga o Safiras, com capacidade para 500 cabeças por edição.

As avaliações são feitas por uma equipe de profissionais altamente qualificados para tal (quadro 1) e, no final, o Geneplus/Embrapa estabelece o Índice Topázio de cada animal, credenciando cada um deles a produzir sêmen para programas de IATF ou a campo, com o poder e a qualidade de carne que a raça já mostrou ser indiscutível e, no Topázio, torna-se evidente.

Todos os índices de ranqueamento dos animais avaliados (quadro 2) tornaram o programa completo e pioneiro na medição de eficiência alimentar pelo método Intergado, que estreou a tecnologia dos cochos eletrônicos exatamente na Grama, em 2012, depois os bebedouros eletrônicos, que deram início à medição de eficiência hídrica na sua plataforma que funciona como balança.

Avaliação visual, de comportamento, de tolerância ao calor, de todas as outras características morfológicas e reprodutivas deram corpo a esse verdadeiro pacote de informações.

E entrou a ultrassonografia de carcaça, que encontrou dentro de cada animal avaliado a confirmação de sua capacidade de ser economicamente viável, com dados de área de olho de lombo, espessura de gordura e marmoreio. Essa tecnologia ajudou a provar em todas as medidas a evolução (quadro 3) buscada no processo de melhoramento genético.

Esse nível de tecnificação cumpre o objetivo da Grama de colocar no mercado o maior número de informações possível para dar segurança aos investidores. Cabe agora a quem precisa de um bom reprodutor escolher no Índice Topázio aquilo que ele necessita para o seu rebanho, inclusive se ele tem capacidade de produzir animais que possam gerar boa qualidade de carne através do selo Gourmet. Afinal, a garantia é da Grama e do novo selo Topázio do Senepol.

Gilberto Menezes Diretor – Geneplus/Embrapa
A estrutura montada na Fazenda da Grama é fantástica. Deve ser explorada a fim de avaliar o máximo de animais possível, sejam machos ou fêmeas, proporcionando uma completa coleta de dados produtivos e reprodutivos dos animais, alguns para características de difícil mensuração, como eficiência alimentar. Torna-se fonte importante de dados para o melhoramento genético da raça Senepol no Brasil. Já é hoje uma fonte de touros jovens potencialmente superiores, o que representa benefício não apenas para o melhoramento genético da raça em si, mas também para os produtores de carne.

Liliane Sugisawa – DGT Brasil
Os touros da Grama são avaliados por ultrassonografia através do software BIA. Com as informações de Carcaça complementando as de fenótipo, desempenho e eficiência alimentar, há segurança em ofertar reprodutores customizados para cada sistema de produção. A pecuária de corte atual urge por mudanças drásticas no encurtamento do ciclo para melhorar a qualidade da carne e o touro Senepol avaliado promove o alcance desse degrau. Além disso, haverá indivíduos para sistema intensivo completo e até carne gourmet (marmorizada). Todo esse banco de informações, analisado caso a caso, proporciona precisão na escolha do touro certo para cada fazenda.

ENTENDENDO O TOPÁZIO DO SENEPOL

O QUE SÃO E PARA QUE SÃO INDICADOS OS ÍNDICES QUE COMPÕEM  O CERTIFICADO DO TOURO

Comprar um touro hoje não é apenas olhar, gostar e pagar. Junto dele precisa ir um pacote de informações que preencha a necessidade do produtor. E o Topázio do Senepol parte do princípio do equilíbrio e que apenas os de melhor avaliação podem ser comercializados, segundo o ranking estabelecido pelo Geneplus, da Embrapa. Mas sempre tem uma característica que atenda mais à demanda de algum rebanho carente de melhoria em determinadas qualidades.

O certificado que acompanha o touro, onde quer que ele vá trabalhar, leva mais que a identificação do animal e sua aprovação em reprodução e fenótipo. Informa cada avaliação da ultrassonografia de carcaça (AOL, EGS e marmoreio), as características de desenvolvimento (ponderal e peso final) e eficiência alimentar, medida nos cochos eletrônicos da Intergado.

Com o resultado final do seu desempenho compilado pelo Geneplus, o animal é classificado como campeão Primeiro, Segundo ou Terceiro colocado do seu grupo e se tem chancela Ouro, Prata ou Gourmet (caso seja elite ou superior nas três características de ultrassom).

O programa indica ainda a utilização de cada Topázio, se ele é para coleta de sêmen, se para repasse de gado puro ou formador de bezerro com alto valor agregado no pasto. Para o que quer que seja, esse pacote científico torna o Topázio do Senepol um produto certificado e garantido.

COMPROVAÇÃO DA QUALIDADE

LEGENDA: 

  • CAR (Kg): Consumo alimentar residual – medida de eficiência do uso de alimentos ingeridos.
  • AOL (cm2): Área de olho de lombo, medida na região entre a 12ª e 13ª costelas por ultrassom, no final da prova.
  • EGS (mm): Espessura de gordura subcutânea, medida na região entre a 12ª e 13ª costelas por ultrassom, no final da prova.
  • Marmoreio (%): medida de marmoreio de carcaça – gordura intramuscular.
  • Top Carcaça: Ranking pela combinação de AOL – EGS – MAR dos melhores animais para o conjunto carcaça.
  • Peso Final (kg): Peso do animal no final da prova, ajustado para a idade média do grupo.
  • GPD (kg): Ganho de peso médio diário no período da prova.
  • Conformação Frigorífica (1-6): Escore visual que avalia a capacidade de produção de carne do animal, sendo uma combinação dos tradicionais escores da Estrutura, Precocidade e Musculosidade do EPMURAS.
  • Racial (0-10): Escore visual de racial (1-6), convertidos para uma base 10.
  • CE (cm): Medida do perímetro escrotal do animal.
  • Chancela Campeão 1º: Sêmen/Rebanho PO/Cruzamento Industrial.
  • Selo Topázio Gourmet: Elite ou Superior para as 3 avaliações de carcaça: AOL, EGS e Marmoreio.
  • Chancela TOP 20 Carcaça: 20% Melhores touros para o conjunto carcaça (AOL – EGS – MAR).
  • Chancela ABCB: Prova chancelada pela Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Senepol.

Entenda porque nossas fêmeas são altamente eficientes e portanto jóias raras

UM TESOURO LAPIDADO

O Brasil se tornou há muito tempo o celeiro do mundo, com a sua excelência em produção de alimentos de maneira sustentável e economicamente viável. A chegada da raça Senepol em 2000 para somar na pecuária de corte brasileira coincidiu com uma vanguarda que o pecuarista brasileiro sempre teve e que usou para adotar tecnologias que alavancassem o melhoramento genético em prol da maior produtividade, lucratividade e qualidade de carne.

É nesses termos que entra a responsabilidade de um selecionador produzir indivíduos que ele identifica como aptos a promover essa melhoria geral da atividade, entregando ao mercado animais com real capacidade de garantir o avanço produtivo e, consequentemente, ganho financeiro sob as condições de um país tropical como o nosso.

Pensando nisso é que criamos em 2009 o Safiras do Senepol, para identificar fêmeas jovens que pudessem ser submetidas a processos de biotecnologias de reprodução para multiplicar um rebanho cuja demanda sempre cresceu, desde que trouxemos esse taurino abençoado ao Brasil na forma de embriões.

O histórico dessa evolução e a modernidade cada vez maior que impusemos ao nosso programa, desenvolvido junto com um corpo técnico que, como nós, atua com o máximo de seriedade e experiência dentro do Centro de Qualificação Genética Grama Senepol (CQG) é o que mostramos em mais essa edição do Grama News Safiras.

A CONSOLIDAÇÃO DA GRAMA SENEPOL

Quando decidiu iniciar a seleção de Senepol, a Fazenda da Grama já sabia a contribuição que o taurino adaptado com origem na pequena Saint Croix, no Caribe americano, podia dar para a pecuária de corte do Brasil. No ano 2000, trouxe 700 embriões que deram origem a um rebanho que tem sangue hoje em praticamente todas as linhagens formadas por todos os plantéis brasileiros. Uma influência que existe não só pelo pioneirismo de várias ações que fomentaram a raça, mas pela qualidade de tudo o que sempre foi identificado na Fazenda da Grama, em Pirajuí/SP, antes de ganhar o mercado.

Sócio número 1 da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB-Senepol), que a Grama ajudou a fundar, em 2002, o criatório capitaneado por José Antônio Fernandes Netto e Junior Fernandes moderniza continuamente a sua estrutura para intensificar a busca pelo animal ideal, onde não apenas a aparência leva a essência, que passa pelo rigor máximo de avaliação dentro dos programas denominados Safiras e Topázio do Senepol.

Interligando uma série de empresas e instituições de renome internacional para chancelar todos os processos de coleta e interpretação dos dados, criou o Centro de Qualificação Genética Grama Senepol (CQG), que se tornou o maior campo de teste de performance da raça no Brasil e no mundo, com capacidade para até 500 animais simultaneamente em prova, com avaliação eletrônica de eficiência alimentar.

O CQG se tornou o maior gerador de informações para o programa oficial da raça, o Geneplus/Embrapa, que se abasteceu do banco de dados do CQG desde 2009 para ditar o PMGS, que rege o Senepol brasileiro pela ABCB. Não à toa, a sigla ZT sai sempre em destaque no ranking, como está na atual edição dos sumários de machos e de fêmeas, em que os líderes são da Grama. E todo criador que acreditou nessa filosofia de trabalho continua ganhando mercado através dessa genética.

UMA PRECIOSIDADE EM PROGRESSO

PROGRAMA EVOLUI CONTINUAMENTE E SE TORNA SINÔNIMO DE QUALIFICAÇÃO DE DOADORAS JOVENS

A velocidade com que o Senepol foi aceito no Brasil é proporcional à multiplicação de indivíduos que pudessem atender à demanda que sempre foi crescente pelas aptidões que a raça oferece. A Grama Senepol teve papel fundamental na construção dessa evolução, quando criou, em 2009, o programa Safiras do Senepol, com a intenção de fazer com que essa multiplicação fosse apenas de indivíduos superiores, medidos com alta tecnologia, que incorporou ano após ano em sua estrutura na Fazenda da Grama, em Pirajuí/SP.

Além das aptidões naturais da raça, que começam na docilidade, pelo zero e caráter mocho, era preciso encontrar as fêmeas de maior fertilidade, precocidade, adaptação, crescimento, carcaça e eficiência alimentar. E a tecnologia utilizada pelos parceiros da Grama na mensuração dessas características, no CQG-Senepol, ajudou a moldar safras cada vez melhores em todas as características economicamente mais importantes.

O programa sempre contribuiu com o desenvolvimento da raça, desde a descoberta inédita da morfologia da glândula sudorípara como artífice da adaptação do Senepol, em estudo inédito da Unesp realizado no começo do Safiras. Passou por tanta evolução e modernização, que hoje se orgulha da primeira literatura no mundo sobre eficiência hídrica, publicada na virada de 2021 pela prestigiosa revista Animal, da Universidade de Cambridge, Reino Unido, com estudo liderado pelo Geneplus/Embrapa dentro do CQG. Tantas ações pioneiras e que deram um norte ao Senepol brasileiro renderam à Grama mais que um troféu concebido pela associação internacional pela relevância do programa Safiras. Veio junto o reconhecimento e a confiança de um mercado que, para a Grama, é o mais expressivo prêmio.

Gilberto Menezes – Gestor Geneplus/Embrapa
A Embrapa, através do Geneplus, tem satisfação de fazer parte deste seleto grupo de empresas que participam do programa Safiras, contribuindo diretamente na avaliação de conformação frigorífica, construção do Índice Safiras e nas análises de dados que geram a classificação final dos animais. O programa contribuiu muito para o desenvolvimento da raça, abrindo o seu numeroso banco de dados, para darmos um norte aos criadores. Com tanta inovação, tecnologia e pessoas de alta capacidade técnica envolvidas, o resultado é uma contribuição relevante para o melhoramento da raça em todo o País. E algo muito interessante é que o selecionador passou a ter mais confiança em usar tanta informação gerada no programa para melhorar cada um o seu rebanho.

Liliane Suguisawa – DGT Brasil
Trabalhamos no programa Safiras desde 2016 e o avanço é crescente e significativo para todas as medidas de ultrassonografia de carcaça; animais bons de desenvolvimento muscular (AOL), que colocam gordura de acabamento (EGS), importante para precocidade sexual, e ao mesmo tempo marmoreio (MAR), traduzido como maciez para o consumidor. Esse crescimento em nível de rebanho passa de 50% para algumas destas características, sem elevar o peso dos animais. Ou seja, essas fêmeas jovens vão transferir para os filhos uma série de benefícios, desempenho, rendimento de carcaça, com redução da idade de abate e qualidade de carne. Resultados equilibrados, graças ao uso da tecnologia como importante complemento de seleção da raça.

Júnior Paupério – TecGen
Em cada edição do Safiras, a gente observa uma evolução enorme, principalmente na parte de desenvolvimento sexual. No começo, tínhamos uma média de 60% de fêmeas jovens em cio durante a avaliação e hoje esse número está perto de 90%. Então, o programa é uma ferramenta para identificar animais que vão melhorar a parte reprodutiva do seu rebanho, visando mais precocidade e velocidade de ganho, com aumento do desfrute e da rentabilidade do criador.

ENTENDENDO O SAFIRAS DO SENEPOL

ÍNDICES E SELOS QUE QUALIFICAM UMA DOADORA JOVEM E SUA INDICAÇÃO

A garantia de superioridade genética de cada Safira do Senepol qualificada no CQG passa pelo envolvimento de profissionais e técnicos de empresas e instituições de grande importância mundial em melhoramento animal (veja quadro 1).

O enorme volume de dados coletados com alta tecnologia durante os 100 dias de prova é passado ao Geneplus/ Embrapa, que compila todas as informações de cada característica avaliada e estabelece no seu software, com base no peso de cada nota atribuída ao desempenho do animal (veja quadro 2), o ranking dos grupos contemporâneos formados com diferença máxima de 90 dias entre as participantes. Ao final, cada novilha recebe uma nota, o Índice Safiras, e são determinadas as suas qualificações estampadas em um certificado entregue aos criadores que adquirem esses animais.

Dentro de cada grupo contemporâneo, as fêmeas ELITE são as três Campeãs (1a, 2a, 3a) e as denominadas Safiras Top 10 – recebem a indicação de Doadoras Top Class (INDICADADAS PARA A FORMAÇÃO DE REBANHOS). Já as fêmeas classificadas como SUPERIOR ou REGULAR, com Escore de População Folicular acima de 20 oócitos, recebem o selo de Doadora (Safira Ouro) para uso em programa de multiplicação por FIV (INDICADAS PARA A PRODUÇÃO DE TOUROS). As demais fêmeas recebem o Selo de Matriz (Selo Prata), para uso em programas de inseminação artificial ou monta natural.

O selo GOURMET é concedido a todos os animais que alcançarem a avaliação ELITE ou SUPERIOR para as três características de carcaça: AOL, EGS e Marmoreio. Já o selo TOP 20 Carcaça, vai para as 20% melhores fêmeas para o conjunto AOL, EGS e MAR. Com esse conceito, toda vez que o criador ou selecionador procurar uma fêmea para investir em ferramenta de produtividade comprovada, terá essas distinções para escolher o melhor indivíduo.

COMPROVAÇÃO DA QUALIDADE

LEGENDA:

  • Peso Final (kg): peso do animal no final da prova, ajustado para a idade média do grupo. GPD (kg): ganho de peso médio diário no período da prova.
  • AOL (cm2): área de olho de lombo, medida na região entre a 12a e 13a costelas por ultrassom, no final da prova.
  • EGS (mm): espessura de gordura subcutânea, medida na região entre a 12a e 13a costelas por ultrassom, no final da prova.
  • Marmoreio (%): medida de marmoreio da carcaça – gordura intramuscular.
  • TOP Carcaça: ranking pela combinação de AOL – EGS – MAR dos melhores animais para o conjunto carcaça.
  • ETR (1-5): escore de trato reprodutivo – avaliação da precocidade sexual do animal.
  • EPF (Número de Folículos): escore de população folicular – avaliação do potencial de produção de oócitos.
  • CAR (Kg): consumo alimentar residual – medida de eficiência do uso de alimentos ingeridos. Quanto menor, melhor.
  • Conformação frigorífica (1-6): escore visual que avalia a capacidade de produção de carne do animal, sendo uma combinação dos tradicionais escores de Estrutura, Precocidade e Musculosidade do EPMURAS.
  • Racial (0-10): escore visual de racial (1- 6), convertidos para uma base 10.
  • Habilidade Materna (1-6): escore visual que avalia a habilidade materna, baseado no fenótipo do animal.
  • Chancela ABCB: prova chancelada pela Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol.
  • Chancela Campeã 2ª: Doadora TOP Class / Indicadas para FIV – Formação Rebanho.
  • Selo Safira Gourmet: Elite ou Superior para as 3 avaliações de carcaça: AOL, EGS e Marmoreio.
  • Chancela TOP 20 Carcaça: 20% das melhores fêmeas para o conjunto carcaça (AOL – EGS – MAR).

Doadoras Grama Senepol superam em 200% média de produção nacional

A Grama Senepol continua melhorando a sua própria performance, segundo números de produção de oócitos e embriões de suas doadoras e no volume de animais avaliados para eficiência alimentar em nível nacional.

A última estatística da ABS/In Vitro Brasil registrou uma média de 76 oócitos por doadora, um salto de 205% na produção em relação a 2015 (era de 35 a média). A efetivação dos embriões foi de 18,2 por doadora, 190% a mais que em 2015 (eram 9,6).

Os resultados colocam a Grama 217% acima do segundo maior produtor de embriões por doadora da raça no Brasil. Além de ser primeiro lugar na produção de oócito por doadora entre todas as raças bovinas, maior média de oócitos e segunda maior de embriões. Os números colocam a Grama Senepol ainda como a quinta maior produtora de embriões do Brasil entre todas as raças de corte.

Doadoras Grama Senepol produzem 217% mais embriões que qualquer outro criatório da raça no Brasil, segundo ABS/In Vitro Brasil. (Foto: Jadir Bison)

Os 48 cochos eletrônicos instalados pela Intergado na Fazenda da Grama, em Pirajuí/SP, também são responsáveis pelo maior número de avaliações de eficiência alimentar dentro da raça no País. Dos 27.600 animais que já passaram por tal medição, 16 mil são da raça Nelore e 6 mil são do Senepol, sendo 3.600 apenas da Grama (60% do total da raça). Estatísticas que explicam a vanguarda e superioridade do criatório que se impõe o compromisso de melhorar a cada dia.

Avaliação de eficiência alimentar nos cochos da Fazenda da Grama passa de 3.600 animais, 60% de todo o Senepol no Brasil. (Foto: Assessoria de Comunicação Grama Senepol)

CQG-Grama Senepol contribui para inédita literatura sobre eficiência hídrica em bovinos no mundo

A água passa a ganhar um papel ainda mais importante na bovinocultura. Um pioneiro estudo realizado pelo programa Embrapa Geneplus desde 2014 no Centro de Qualificação Genética Grama Senepol (CQG), em Pirajuí/SP, ganhou publicação na última edição da prestigiosa revista britânica Animal, da Universidade de Cambridge. Trata-se da primeira literatura no mundo sobre eficiência hídrica e sua relação com produção de carne para a raça Senepol – segunda para bovinos de corte. Outro estudo, também inédito e pioneiro para a raça no mundo, sobre parâmetros genéticos para características econômicas em novilhas, ganhou igualmente as páginas da conceituada publicação.

As primeiras constatações do estudo sobre a água realizado na Fazenda da Grama, com 1.116 animais, foram apresentadas em 2018 de forma inédita no mundo em um congresso internacional de melhoramento animal que aconteceu na Nova Zelândia. Foi apresentado pelo gestor do Geneplus, Gilberto Menezes, que junto do pesquisador Rodrigo Gomes, também da Embrapa, deu início aos estudos a partir dos dados coletados no programa Safiras do Senepol, que acontece dentro do CQG e avalia novilhas para qualificá-las como doadoras. Os dados da prova denominada Topázio do Senepol, de avaliação de touros jovens, também foram analisados.

O artigo, enviado em maio e revisado em novembro de 2020, foi aceito no dia 12 de dezembro, conforme comunicado enviado pelos editores à Embrapa. Foi publicado dia 23 de dezembro com o título “Demanda hídrica para produção de carne pode ser reduzida por meio de seleção genética” (veja o original na íntegra clicando em https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1751731120301440).

Os revisores da revista Animal pediram que constasse do artigo a informação sobre a apresentação inédita do estudo no congresso da Nova Zelândia, que aconteceu antes de a Universidade do Kansas soltar artigo com tema parecido, mas com menor abrangência no universo de pesquisa.

As primeiras informações coletadas no CQG foram usadas para uma tese de mestrado do acadêmico Gabriel Pereira (UFMS), que teve coorientação de Gilberto Menezes. Os dados foram coletados nos primeiros bebedouros eletrônicos instalados no Brasil, dentro da Fazenda da Grama, para medição de consumo de água e sua relação com a transformação em performance para produção de carne. A constatação é que sim, as duas características de alto impacto econômico em produção pecuária têm uma grande relação e podem ser usadas como critério de seleção.

Bebedouros Eletrônicos instalados no CQG-Grama Senepol para medição de consumo hídrico. (Fotos: Assessoria de Comunicação Grama Senpol)
Equipamento instalado pela Intergado na Fazenda da Grama em 2014 foi o primeiro conjunto de bebedouros eletrônicos desse modelo no Brasil.

O objetivo era verificar se seria possível conseguir melhoramento em gado de corte para eficiência hídrica por meio de seleção genética”, conta Gilberto Menezes, que assina o artigo ao lado de outros pesquisadores e técnicos (veja artigo original). “Queríamos averiguar se existia variabilidade genética suficiente em uma população para garantir melhoramento nas gerações seguintes e vimos que a herdabilidade sendo de média a alta permite boa resposta à seleção para eficiência hídrica e uso da água para produção de carne, que para surpresa foi até maior que a eficiência alimentar”.

Ele afirma que este é um novo e interessante critério que não existe em sumário nenhum e serve hoje como informação para, por exemplo, uma região mais carente em termos de disponibilidade de água. “Pensando em sustentabilidade e produção ambientalmente correta é uma novidade que vai ainda ganhar muito campo no Brasil e no mundo, mas nós precisamos avançar nos estudos”, afirma o gestor do Geneplus, satisfeito em descobrir com os resultados que a correlação entre eficiência hídrica e alimentar é alta. “Significa que ao selecionar um animal mais eficiente para alimento ele também será para água”.

Eficiência hídrica medida nos bebedouros tem informações geradas pelo acesso dos animais em tempo integral.

O impacto dessa descoberta pode pesar na economia geral da pecuária, já que medir água é mais fácil e menos oneroso do que medir eficiência alimentar. “Por isso, precisamos estudar muito ainda, quem sabe um dia não tenhamos esses bebedouros eletrônicos nos pastos”, completa.

Outra satisfação de Gilberto Menezes é a publicação inédita no mundo pela mesma Animal de artigo que ele assina com outros técnicos e pesquisadores com o título “Parâmetros genéticos para performance, eficiência alimentar e características de carcaça em novilhas Senepol” (veja o artigo original na íntegra clicando em https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1751731120301622).

Publicado em 9 de janeiro de 2021, teve como base o mesmo Safiras do Senepol e os primeiros estudos feitos na tese de mestrado da acadêmica Larissa Novo (UFMT). Trata-se de mais um artigo inédito no mundo para a raça Senepol.

Precisamos saber se as características escolhidas como critérios de seleção apresentam variabilidade genética para responderem à seleção levando ao melhoramento genético. A herdabilidade é um parâmetro genético que dá ao melhorista uma ideia disso”.

CQG-Senepol tem bebedouros para medir consumo de machos no Topázio e de fêmeas no Safiras durante o ano todo.

Segundo Gilberto Menezes, em melhoramento genético é também importante conhecer como as diversas características avaliadas se associam geneticamente entre si a fim de se buscar a melhor estratégia de seleção. Há características que tem relações favoráveis entre si, enquanto outras desfavoráveis. “Ou seja, eu melhoro uma e a outra melhora junto, no caso de associação favorável, ou melhoro uma e pioro a outra quando desfavorável”. O conhecimento das correlações genéticas obtidas no estudo estima essas associações e ajudam na construção, por exemplo, de índices de seleção a serem adotados

Para o autor dos artigos, a satisfação é enorme como profissional e pesquisador, por ver o prestígio recebido da revista Animal. “Para o Geneplus é muito importante, porque as informações, quando bem utilizadas, são fonte de aplicabilidade para a melhoria da atividade no geral. Para as pessoas, é gratificante, para o Senepol é um passo muito grande adiante e, para o Brasil, mais um orgulho de ser pioneiro na geração desses conhecimentos”.

Acesso ao bebedouro é por uma plataforma que funciona como balança, gerando informação de consumo de água e peso do animal em tempo integral.
Estudo pode permitir avanço em seleção para eficiência hídrica tanto quanto para alimentar.

Por fim, ele faz um agradecimento especial à Fazenda da Grama. “A abertura do banco de dados para tantos estudos foi preciosa, pois é onde colhemos todas as informações dentro dos programas Safiras e Topázio do Senepol, que muito têm evoluído geneticamente em números, biotipo e contribuição para a raça”, conclui.

Bebedouros eletrônicos são abastecidos automaticamente quando diminui o nível da água com o consumo.

Efetivações de embriões da Grama Senepol superam expectativa de novos parceiros

Quem investe na genética Grama Senepol colhe mais do que espera. É assim com parceiros espalhados por Acre, Minas Gerais e Santa Catarina, que tiveram a expectativa superada em relação a embriões que darão nas fazendas dos clientes uma extensão do criatório número 1 do Senepol brasileiro.

Em Itapagipe/MG, a Fazenda Buriti, de Pedro de Oliveira Júnior, registrou 66% de prenhez nos embriões implantados em suas receptoras. O número é mais que o dobro de efetividade da média nacional.

Doadora do Senepol da Buriti. (Fotos: Arquivo Pessoal Buriti)

A fazenda é tocada pelos filhos Pedro Neto (agrônomo) e Emanuel (zootecnista) e a decisão da família foi colocar mais valor agregado nos bezerros. Daí conheceu a S+ e a indicação o levou à Grama, de quem comprou as primeiras doadoras, que forneceram 188 embriões. Os primeiros bezerros já nasceram. Com o objetivo de produzir touros para o futuro próximo, ele vai usar o Topázio do Senepol para avaliar seus animais dentro do CQG-Grama Senepol e se tornar fornecedor de genética para a região.

Bezerros saem da desmama para participar do Topázio do Senepol.
Objetivo da Buriti é fornecer tourinhos Senepol para região de Itapagipe/MG

Nosso trabalho está baseado na Grama e as vacas estão emprenhando também de sêmen de touros deles”, conta Pedro Júnior, que transformou a sua criação em Senepol da Buriti.

Paulo Ricardo seguiu essa linha de confiança na genética Grama que ele conheceu em 2020, depois de decidir com o pai trocar o rumo da sua pecuária de corte, que durava 15 anos na Fazenda Nova Vida, em Sena Madureira/AC. Investiu nos primeiros animais Senepol de um criador do Amazonas, dois anos atrás, percebeu o crescimento da raça e descobriu na Gramauma fonte genética de extrema confiança”, conforme define Paulo Ricardo.

Bezerrada desmama da Nova Vida fruto de sêmen da Grama Senepol em Sena Madureira/AC. (Fotos: Arquivo Pessoal Nova Vida)

Para trocar a engorda de bois pela cria de bezerros, investiu em 110 embriões em leilão da Grama, implantou 86 na primeira leva de vacas em novembro e o resultado foi de 58% de prenhez. “Deu mais certo do que esperávamos e estamos animados com os embriões que ainda serão transferidos”, afirma, comemorando o desempenho dos primeiros nascidos de sêmen de touros da Grama colocados nas suas primeiras vacas Senepol. “A pesquisa que fizemos antes de ir atrás da genética da Grama deu resultado e fomos muito bem atendidos, estamos muito satisfeitos”.

Doadora Senepol produzindo embriões para acasalamento com sêmen de touros Grama Senepol.

Em Celso Ramos/SC, Ademir Rodrigues da Silva só não tem os mesmos índices ainda para comemorar porque os 90 embriões adquiridos em julho na Grama chegaram bem antes da chuva. Ele toca com a mulher, Marina, e os pais, Juvenil e Cecília,  a atividade de integração lavoura com pecuária no Meio-Oeste catarinense e decidiu migrar a sua criação para o Senepol, depois de também pesquisar na internet.

Achei o site da Grama, liguei para o Júnior [Fernandes] e tive uma aula de Senepol, fomos muito bem atendidos e agora que as chuvas estão firmando aqui na região não vejo a hora de transferir”, anima-se Ademir. A expectativa já vale muito, mas em breve esse resultado também será contado nas mídias da Grama.

Grama Senepol monta rodada dupla virtual e comercializa touros à média geral de R$ 19.570

O criador Junior Fernandes ofertou pela TV e internet os melhores exemplares PO avaliados pelo Programa Topázio da geração 2018

Celebrando 20 anos de seleção e melhoramento genético em Pirajuí, no interior de São Paulo, a Grama Senepol, capitaneada pelo criador Junior Fernandes, apresentou ao mercado nos dias 11 e 18 de outubro os melhores exemplares PO avaliados da geração 2018 durante o “Leilão Virtual Touros Topázio”.

O Programa Topázio é realizado desde 2017 na Fazenda da Grama e avalia características de desenvolvimento, morfologia, eficiência alimentar e carcaça, indicando cada touro para coleta de sêmen, repasse ou cruzamento industrial. As negociações da rodada dupla envolveram animais com a melhor classificação na prova ranqueada pelo Programa Geneplus, da Embrapa, que fornece dados para o Programa de Melhoramento Genético do Senepol (PMGS).

No balanço final, passaram 103 reprodutores de genética apurada da marca ZT pelos martelos dos leiloeiros rurais Nilson Genovesi e Cláudio Gasperini, resultando em um faturamento total de R$ 2 milhões.

A média geral foi de R$ 19.570 – valor equivalente a 75,5@ de boi gordo para pagamento à vista em Araçatuba (R$ 259/@), de acordo com a Scot Consultoria.

Vendemos para 14 estados, somando cerca de 35.000 km de rodagem para a entrega dos touros. Com relação ao pregão do ano passado, registramos crescimentos de 33% no valor médio e 65% sobre o faturamento total”, informa Junior Fernandes.

Fernandes revela a última oferta do criatório em 2020, no dia 3 de novembro. “Vamos oferecer ao mercado 34 fêmeas paridas e prenhes do touro ZT 1700, exemplar com índice Top 0,1% e exclusivo para quem adquire prenhezes ou embriões da Grama Senepol”.

A organização das duas etapas de vendas ficou a cargo da Programa Leilões, com transmissão pelo Canal do Criador, Lance Rural, Remate Web e Canal Rural. Pagamentos: 40 parcelas.

FONTE: https://www.portaldbo.com.br/grama-senepol-monta-rodada-dupla-virtual-e-vende-touros-a-media-geral-de-r-19-570/

Leilão Vitrine Grama Senepol vende 34 doadoras superiores dia 3 de Novembro

Quem esperava a chance de investir com segurança em uma genética superior tem no Leilão Virtual Vitrine Grama Senepol do dia 3 de novembro, terça-feira, 20h30, pelo Canal Rural, 34 doadoras de um criatório que está 137% acima da média da raça. Serão 34 doadoras chanceladas e com produção comprovada.

Doadoras jovens da Grama com produção comprovada estão no Leilão Vitrine do dia 3 de novembro, pelo Canal Rural

Segundo Gilberto Menezes, gestor do Geneplus-Embrapa, programa oficial da raça, com base nos resultados da avaliação genômica do Sumário Senepol 2020, o progresso genético do rebanho da Grama Senepol nos últimos 10 anos para Peso ao Sobreano é 39% maior que o progresso médio da raça no mesmo período. Ao considerar IQG (Índice de Qualificação Genética), esta superioridade atinge 58%.

“Se observados somente os animais nascidos na safra 2019/2020, a média da fazenda é 72% superior à média geral para Peso ao Sobreano e, para o IQG, essa superioridade é de consideráveis 137% a mais”, informa.

É essa consagração que está à disposição no leilão. Das 34 fêmeas, as paridas levam ao pé produtos do touro ZT 1700, Top 0,1% e líder de sumário. Além delas, novilhas prenhas também estão catalogadas para o remate, todas qualificadas no programa Safiras, que a Grama abriga no seu centro de avaliação com alta tecnologia denominado CQG-Senepol.

ZT 1700, touro Top 0,1% líder de sumário que é pai de produtos do Leilão Vitrine Grama Senepol, dia 3, pelo Canal Rural

Organizado pela Programa Leilões e com retransmissão simultânea pelo Lance Rural e Remate Web, o leilão será efetuado em 40 parcelas e terá frete grátis. No site www.elitegrama.com.br estão todas as informações sobre os lotes, filmes, linhagens, avaliações e características de todos os lotes à venda.

Leilão Touros Topázio Grama Senepol vende 80 animais top dias 11 e 18/10

A estação de monta está entrando a todo vapor e o resultado que se pretende alcançar em pecuária depende da escolha de um bom touro. O mercado ganha duas oportunidades de investir na ferramenta que pode entregar até 30% a mais de produtividade que o Leilão Virtual Touros Topázio Grama Senepol oferece nos dias 11 e 18 de outubro, sempre das 9 às 13h e com a transmissão do Canal Rural. Estão à venda 80 reprodutores P.O. chancelados pelo programa mais completo de avaliação dentro da raça.

Touros Topázio do Senepol qualificados no CQG Grama-Senepol serão vendidos em duas etapas pelo Canal Rural, dias 11 e 18 de outubro. (Fotos: Jadir Bison)

O Topázio do Senepol acontece desde 2017 na Fazenda da Grama, em Pirajuí/SP, e avalia todas as características de desenvolvimento, morfologia, eficiência alimentar e carcaça. O leilão terá somente os de melhor classificação na prova ranqueada pelo Geneplus, da Embrapa e que fornece dados para o PMGS, programa de melhoramento da associação nacional.

Touros Topázio do Senepol qualificados no CQG Grama-Senepol serão vendidos em duas etapas pelo Canal Rural, dias 11 e 18 de outubro. (Fotos: Jadir Bison)

Inclusive com a indicação de utilização de cada animal pelos selos de Campeão Primeiro, Segundo ou Terceiro, Ouro, Prata, Gourmet e Top Carcaça, que sinalizam o destino de um animal para fornecimento de sêmen, repasse em rebanhos puros ou para o cruzamento industrial. O leilão terá assessoria da S+ e organização da Programa Leilões. Será comercializado em 40 parcelas e tem frete grátis. Mais informações sobre as condições, bem como vídeo de todos os lotes e suas respectivas informações de genealogia e avaliações estão no site https://leiloes.senepolmais.com.br/tourostopazio2020/ ou no aplicativo da S+ para Android ou iOS – baixe em Play Store ou App Store.

E-mkt – Leilão Topázio 2020

Touros avaliados da Grama Senepol atingem preço médio de R$ 22.100

Dobradinha transmitida pela TV e internet também comercializou doadoras e novilhas prenhes ao valor médio de R$ 20.700

Transmitido pela TV e internet, o “Leilão Virtual Celebration Grama Senepol” ofertou em rodada dupla virtual doadoras, novilhas prenhes e touros da geração 2018. A última etapa do evento comercial da Fazenda da Grama (Pirajuí, SP), propriedade do selecionador Junior Fernandes, foi realizada nos dias 25 e 26 de agosto.

Touros Topázio

A primeira fase na noite de 25 de agosto negociou 47 fêmeas ao valor médio de R$ 20.700. No dia seguinte, as negociações envolveram 34 reprodutores PO qualificados do programa Topázio, desenvolvido pelo criatório, por R$ 22.100, em média – valor equivalente a 97,1@ de boi gordo para pagamento à vista em Barretos (R$ 227,5/@), de acordo com a Scot Consultoria.

Todos os exemplares saíram com medições de ultrassonografia de carcaça e avaliações do Programa de Melhoramento Genético do Senepol (PMGS) e do Programa Geneplus/Embrapa.

No total, a movimentação financeira foi de R$ 1,7 milhão graças às aquisições de 81 lotes taurinos PO de genética apurada, registrando média geral de R$ 21.287.

Os pagamentos foram fixados em 40 parcelas, com as captações dos lances sendo coordenadas pelo leiloeiro rural Nilson Genovesi. A organização dos pregões eletrônicos foi da Programa Leilões, com transmissão pelo Canal Rural, Lance Rural e Remate Web.

FONTE: https://www.portaldbo.com.br/touros-avaliados-da-grama-senepol-atingem-preco-medio-de-r-22-100/

Grama transfere genética de ponta e melhora produção de touros Senepol no Norte do MT

A Grama Senepol continua colhendo com seus parceiros excelentes resultados fora da sua sede, que fica em Pirajuí/SP. Bem longe dali, mais de 1.900 km, a Fazenda Harmonia é quem comemora em Guarantã do Norte/MT o que a genética Grama tem proporcionado em cinco anos de parceria para produção de touros Senepol que vão abastecer a região. O último resultado foi da produção de 457 embriões por parte das doadoras adquiridas em sociedade pelo criador Manoel Pedro Rodrigues, da BoiRodrigues.

Doadoras Grama reforçam produção de embriões da parceria com a Fazenda Harmonia, em Guarantã do Norte/MT. (Fotos: Jadir Bison)
Touros Senepol de alta genética são o produto da parceria da Grama com a BoiRodrigues para a região Norte do MT.

Não tem nenhuma doadora que não tenha a sigla ZT”, ressalta o criador, comentando sobre a marca de registro da Grama Senepol. Foram duas coletas: 21 doadoras em maio e 16 em agosto (quatro estavam prenhas e não foram aspiradas no segundo protocolo), que produziram 1.749 oócitos e 523 embriões no total, dos quais 457 foram vitrificados pela ABS-In Vitro Brasil. A média das coletas foi de 12,14 embriões por doadora em maio acasalados com o touro ZT 1876 Berilo e 16,75 em agosto, com o reprodutor ZT 1753.

Touro ZT 1876 Berilo é pai dos embriões da primeira coleta, em maio, na Fazenda Harmonia.
Touro ZT 1753 foi acasalado com os embriões coletados em agosto na Fazenda Harmonia. (Foto: Rubens Ferreira)

A parceria com a Grama começou em 2015, após os resultados do cruzamento industrial no processo produtivo da Fazenda Harmonia que motivou a seleção de Senepol por parte da Boi Rodrigues, para fornecimento de touros para a região. “Aqui, a pecuária é feita sem malabarismos e essa influência da Grama tem rendido grandes resultados em função do trabalho competente que sempre foi feito pelo Junior Fernandes”, declara Manoel Pedro Rodrigues, citando o titular da Grama e da S+, que prestou assistência ao seu criatório.

Ele lembra que as doadoras da parceria são da sociedade em fêmeas que se qualificaram no Safiras do Senepol e outras de embriões indicados por JR Fernandes para implantação em Guarantã do Norte no início da parceria.

Esse resultado expressivo mostra que a genética Grama está muito bem representada no Norte do Mato Grosso, onde temos muito orgulho dessa extensão fora do nosso território por parte de um parceiro tão profissional como o senhor Manoel Pedro”, conclui JR Fernandes.

Doadoras e touros Senepol fecham o Leilão Celebration Grama dias 25 e 26/8

A Grama Senepol fecha o mês de agosto com a oportunidade de montar seu rebanho com uma base que tem 20 anos de história e seleção. Serão dois dias de evento, celebrando essa comemoração. O Leilão Virtual Celebration Grama Senepol dos dias 25 e 26 de agosto, pelo Canal Rural, leva ao mercado as grandes família da Grama em 20 doadoras, 30 touros, 20 novilhas prenhas e pacotes especiais de sêmen, tudo coordenado por Geneplus-Embrapa e S+.

Novilhas descendentes de grandes famílias Grama Senepol estão no Leilão Celebration dos dias 25 e 26 de agosto, pelo Canal Rural. (Fotos: Jadir Bison)

As novilhas carregam no ventre a continuidade dessa evolução genética. No catálogo, também estão pacotes de sêmen de reprodutores que se destacaram em provas passadas, grandes raçadores do passado e do presente.

Touros Senepol qualificados como Topázio no CQG também vão à venda no Leilão Celebration Grama dos dias 25 e 26 de agosto, pelo Canal Rural.

O Celebration Grama 2020 acontece terça (25) e quarta-feira (26) sempre às 20h30, e oferece frete grátis para o Brasil, com a organização da Programa Leilões e a transmissão do Canal Rural e Lance Rural. Mais informações e dados de todos os lotes estão disponíveis no site http://www.elitegrama.com.br/ ou no aplicativo da S+ para Android e iOS (baixe agora em Play Store ou App Store).

Touro Senepol qualificado no programa Topázio é sinônimo de lucratividade

A avaliação de carcaça por ultrassonografia é a ferramenta que a Grama Senepol usa para qualificar os touros no programa Topázio do Senepol e colocá-los à disposição do mercado. Essa medição cabe à DGT-Brasil, que através do software BIA mapeia os animais por dentro e qualifica os indivíduos com maior número de informações relevantes economicamente em pecuária de corte para as seguintes características:

AOL – determina o volume de carnes consideradas nobres e imprime nas crias de quem usa um touro com essa característica o rendimento de carcaça que remunera melhor no frigorífico, pois é a informação de quantidade comestível da carcaça que o animal oferece;

EGS – a espessura de gordura subcutânea indica a velocidade de acabamento, ou seja, as crias de touros com bons números para EGS vão terminar mais precocemente, vão retornar mais cedo o investimento, pois na indústria terão maior valor quanto mais milímetros tiverem de cobertura de gordura. No caso de melhoramento genético, a deposição de gordura por uma fêmea é indicativo de sua precocidade sexual;

MAR – é a qualidade propriamente dita no produto final que essa característica imprime, pois o marmoreio é a medida de gordura entremeada na carne, que resulta em maciez, sabor e suculência e que rende bonificações na indústria.

Esses fatores norteiam também o programa Safiras do Senepol, pois um touro com grande capacidade produtiva só pode ser fruto de uma fêmea igualmente qualificada com o rigor que a Grama usa na estrutura do CQG-Senepol, que mostra uma evolução expressiva nos números dessa avaliação (veja quadro). Uma prova de que o touro Senepol avaliado e qualificado pode – e deve – ser utilizado em larga escala para multiplicar benefícios que pagam as contas em pecuária de corte.

Veja aqui o mapa do tesouro chamado Touro Senepol

A Grama Senepol divulga no dia 15 de julho o resultado da 20a edição do programa Safiras do Senepol, encerrado no final de junho na Fazenda da Grama, em Pirajuí/SP. Uma live no dia 15 de julho, 19h30, no canal do YouTuba da Grama Senepol e com transmissão pelo Lance Rural, terá a presença de técnicos que participam das avaliações e mostrará a qualificação das jovens doadoras que se tornam um mapa da mina cujo tesouro é a formação do touro Senepol de alta capacidade produtiva.

O programa terá a apresentação de Junior Fernandes, da Grama Senepol e da S+, que coordena o programa em parceria com a Embrapa, através do Geneplus. Falarão na live doutora Liliane Sugisawa, da DGT-Brasil, responsável pela ultrassnoagrafia de carcaça, Marcelo Neves Ribas, responsável da Intergado pela Eficiência Alimentar, Júnior Paupério, da TecGen, que cuida das avaliações reprodutivas das novilhas, e Gilberto Menezes, gestor do Geneplus, que falará sobre os parâmetros do programa Safiras e divulgará os resultados da prova ocorrida no Centro de Qualificação Genética Grama Senepol (CQG-Senepol).

O Safiras existe desde 2009 para qualificação de jovens doadoras e este ano foram criados selos que indicam a melhor utilização para cada fêmea classificada pelo seu desempenho. Dentro de cada grupo contemporâneo, serão denominadas ELITE as campeãs (1ª, 2ª, 3ª de cada um) e as Safiras Top 10: elas receberão o selo de DOADORA TOP CLASS e são indicadas para formação de rebanhos.

Já as fêmeas classificadas como Superiores ou Regulares, com EPF (Escore de População Folicular) acima de 20 oócitos, receberão o selo de SAFIRA OURO e serão doadoras indicadas para uso em programa de multiplicação por FIV na produção de touros.

As demais fêmeas serão classificadas SAFIRA PRATA e receberão o selo de matriz para uso em programas de inseminação artificial ou monta natural. O selo GOURMET foi mantido e é concedido a todos os animais que alcançarem a avaliação Elite ou Superior para as três características de carcaça: AOL, EGS e Marmoreio.

Para acompanhar a live e conferir os resultados do Safiras do Senepol, basta se inscrever no canal do YouTube da S+ procurando por JR FERNANDES e você estará apto a conhecer o mapa da mina, que estará à venda no Leilão Virtual Celebration Grama Senepol do dia 4 de agosto, pelo Canal Rural, cujas informações estão no site http://www.elitegrama.com.br/ ou no aplicativo da S+ para Android e iOS (baixe agora em Play Store ou App Store).

Folder Live Safiras

Grama Senepol abre Leilão Celebration com venda de Safiras e embriões dia 4 de agosto

A Grama Senepol abre no dia 4 de agosto o mês de celebração dos seus 20 anos de seleção com o primeiro de três compromissos do Leilão Celebration Grama Senepol 2020. Neste primeiro dia, uma terça-feira, a partir de 20h30, com transmissão do Canal Rural e Lance Rural, acontece a venda de 25 Safiras do Senepol, só as melhores, só doadoras que, inclusive, vendem embriões de acasalamentos com o campeão do Topázio do Senepol, GRAZ 1942.

Melhores novilhas que acabam de se qualificar como doadoras no Safiras do Senepol abrem o Leilão Celebration Grama no dia 4 de agosto, pelo Canal Rural. (Fotos: Jadir Bison)

O primeiro dia será dedicado à venda de novilhas que acabaram de sair da edição 2020 do programa Safiras do Senepol, que terminou em junho no Centro de Qualificação Genética Grama Senepol, (CQG), em Pirajuí/SP. O pool genético desses pacotes de embriões traz como grande novidade o pai, uma exclusividade absoluta da raça no Brasil, já que GRAZ 1942 ainda não tem sêmen comercializado.

Touro GRAZ 1942, novidade absoluta no Brasil, recente campeão do Topázio e pai dos embriões vendidos no primeiro leilão Celebration deste ano de 2020, dia 4 de agosto, pelo Canal Rural.

Outro forte atrativo é que os machos nascidos desses embriões já têm convite para participar gratuitamente do programa Topázio, que acontece na mesma estrutura do CQG. E os melhores ranqueados ganharão mercado em futuros leilões Topázio, que vêm registrando as maiores valorizações da raça.

O Safiras nasceu em 2009, com a necessidade de avaliar fêmeas jovens, e o Topázio em 2017, qualificando jovens reprodutores de diversos criatórios que, como a Grama, acreditam na eficiência das avaliações que são feitas com alta tecnologia na estrutura do CQG e recebem a chancela de diversas empresas e instituições de renome nacional e internacional, tudo coordenado por Geneplus-Embrapa e S+.

O Leilão Celebration Grama, organizado pela Programa Leilões e assessorado pela S+, tem frete grátis e será efetuado em 40 parcelas. Todas as informações do remate e os lotes estão no site http://www.elitegrama.com.br/ ou no aplicativo da S+ para Android e iOS (baixe grátis em Play Sotre ou App Store).

Grama Senepol lança Celebration para os dias 4, 25 e 26 de agosto

A Grama Senepol segue sua filosofia de trabalho de oferecer ao mercado o melhor que seleciona a cada safra e prepara para o mês de agosto uma oferta que dá a chance de um mês de investimento em sua genética. O Leilão Celebration Grama Senepol 2020 terá três eventos nos dias 4, 25 e 26 de agosto, com uma oferta completa.

O primeiro dia será dedicado à venda de novilhas prenhas e de doadoras que acabarem de sair da edição 2020 do programa Safiras do Senepol, que está em curso no Centro de Qualificação Genética Grama Senepol, (CQG), em Pirajuí/SP, desde a saída dos touros Topázio comercializados em abril com valorização 12,5% acima do leilão de outubro de 2019.

O Safiras nasceu em 2009 com a necessidade de avaliar fêmeas jovens de diversos criatórios que, como a Grama, acreditam na eficiência das avaliações que são feitas com alta tecnologia na estrutura do CQG e recebem a chancela de diversas empresas e instituições de renome nacional e internacional, tudo coordenado por Geneplus-Embrapa e S+.

Doadoras que se consagraram na prova ao longo dos anos também fornecerão genética na forma de embriões e aspirações para os leilões que o Celebration tem marcados também para os dias 25 e 26 de agosto. Reprodutores que se destacaram em provas passadas, sêmen de grandes raçadores do passado e do presente também serão catalogados. O Celebration Grama 2020 terá organização da Programa Leilões e a transmissão do Canal Rural e Lance Rural.

Celebration Grama Senepol 2020

Touros Topázio Grama Senepol provam valor da qualificação e recebem alta valorização em leilão

O touro Senepol avaliado e qualificado mostra cada vez mais o seu valor pelo reconhecimento do mercado. A maior prova foi o resultado do Leilão Virtual Touros Topázio Grama Senepol & Convidados, que em 5 de abril vendeu pelo Canal Rural 70 reprodutores pela média de R$ 16.570,00, 12,5% a mais que seis meses antes, desde a edição de outubro de 2019.

Os animais tinham acabado de sair em março da edição 2019.2 do CQG-Grama Senepol, o Centro de Qualificação Genética que, antes do remate, divulgou os seus resultados. Gilberto Menezes, gestor do Geneplus-Embrapa, que coordena a prova em parceria com a S+, reiterou a importância de se comercializar animais com dados bem apurados como os do CQG. “O pecuarista quer touro com DEP, com boas informações, para ter retorno na sua atividade e uma prova como a do Topázio dá essa segurança”, afirmou Menezes.

O touro Topázio do Senepol avaliado desperta cada vez mais interesse no mercado de pecuária e ganha valorização em leilão. (Foto: Jaidr Bison)

É indiscutível o valor que tem o touro qualificado com as tecnologias que temos no CQG e as chancelas que instituições colocam nesse trabalho”, acrescenta Junior Fernandes, da Grama e da S+. “O maior indicativo é a valorização em relação ao último leilão, além do feedback que recebemos dos compradores com relação ao valor agregado que esses touros colocam nos bezerros meio-sangue”.

O leilão, que também comercializou novilhas e foi organizado pela Programa Leilões, distribuiu touros Topázio para 14 Estados (AC, AM, BA, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PE, RJ, RO, SP e TO).

Os reprodutores da última prova, que atingiu 600 machos avaliados desde a criação do Topázio, em 2017, já foram direcionados para os compradores e na estrutura do CQG-Grama Senepol, em Pirajuí/SP, já ingressaram as fêmeas jovens de diversos criatórios do Brasil para a edição 2019.2 do programa Safiras do Senepol, que termina em junho. As informações sobre inscrições para as próximas provas do CQG estão disponíveis em www.senepoldagrama.com.br e nas redes sociais da Grama Senepol.

Resultado CQG Senepol – Topázio 2019.2

Clique na imagem abaixo para conferir o resultado da edição 2019.2 do Topázio do Senepol.

Resultado edição 2019.2 Topázio do Senepol

Senepol é taurino que mais cresce em leilões no Brasil e atinge R$ 41,2 mi

A raça que sempre cresce no Brasil provou mais uma vez sua aceitação atingindo faturamento total de R$ 41,2 milhões em leilões no ano de 2019, 41% a mais que no ano anterior (R$ 29 milhões). O número se torna mais expressivo em função de o número de remates ter crescido 37% (63 contra 41). Com 20 anos de Brasil, o Senepol registrou R$ 10 milhões a mais de faturamento em relação à segunda raça taurina de maior arrecadação em vendas de leilões.

 No raio X das vendas em leilões publicado pelo Anuário DBO e divulgado pela Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB-Senepol), foram negociados 3.967 lotes nos 63 remates. A média entre as fêmeas foi de R$ 12.515,00, 29% superior às matrizes da segunda maior valorização entre as outras raças taurinas. O comparativo dos machos seguiu esse índice, já que os touros saíram por uma média geral de R$ 11.120,00, R$ 511,00 a mais que os mais bem pagos da segunda raça taurina em destaque no balanço do ano.

O touro Senepol, símbolo da força de uma raça com aceitação e valorização na pecuária do Brasil. (Foto: Jadir Bison)

Um claro sinal da aceitação e do potencial comercial que a raça demonstra graças às suas aptidões produtivas nas condições de uma pecuária tropical e exigente como a do Brasil.

Grama Senepol traz dia 5, pelo Canal Rural, resultados das avaliações e Leilão Touros Topázio

A Grama Senepol volta ao ar pelo Canal Rural por dez horas a partir das 9 da manhã do dia 5 de abril, com um evento que dura todo o domingo, divulga resultados do seu Centro de Qualificação Genética e vende 60 touros e 20 doadoras no Leilão Virtual Touros Topázio Grama Senepol & Convidados.

Touros Topázio do Senepol qualificados no CQG da Grama estão prontos para o leilão do dia 5 de abril, pelo Canal Rural. (Foto: Assessoria de Comunicação Grama Senepol)

A transmissão começa com Junior Fernandes falando sobre os avanços do CQG-Grama Senepol, que avaliou 102 machos do Topázio e agora está com 102 novilhas em qualificação no Safiras do Senepol. Todas as informações do CQG são repassadas para alimentar o PMGS, programa de melhoramento da ABCB-Senepol.

Em seguida, até as 9h45, os parâmetros do CQG e a evolução genética observada nos animais avaliados estará a cargo de Gilberto Menezes, gestor do Geneplus, da Embrapa.

Ele também fará o anúncio dos três campeões do Topázio, de onde saíram os 60 de melhor desempenho para o leilão que se segue na programação e que terá também a venda de 20 novilhas qualificadas no Safiras.

Os três campeões da atual edição do Topázio serão anunciados pela Embrapa/Geneplus antes do leilão, dia 5, pelo Canal Rural. (Foto: Jadir Bison)
Leilão Topázio do dia 5, pelo Canal Rural, também ofertará 20 novilhas qualificadas no Safiras do Senepol. (Foto: Jadir Bison)

O remate será organizado pela Programa Leilões em 40 parcelas e com frete grátis. A S+ preparou no seu aplicativo para Android e iOS tudo a respeito do leilão (baixe em Google Store ou App Store) e o site www.elitegrama.com.br também abriga as informações e as imagens de todos os lotes.

Grama Senepol firma parceria com programa Pecuária em Foco

A Grama Senepol volta ao programa Pecuária em Foco contando sua história com a raça Senepol no Brasil. Produzido pela Nova Comunicação e exibido pelo Canal Rural, o programa volta à Fazenda da Grama, em Pirajuí/SP, para renovar o material que foi veiculado pela primeira vez há três anos.

Produzido pela jornalista Pilar Velasquez e o repórter cinematográfico Victor Antunes, o Pecuária em Foco tem 30 minutos de duração e vai ao ar todas as terças e quintas-feiras, às 20h, pelo Canal Rural. Além disso, com mais de 40 mil inscritos, veicula seu programa no canal próprio da plataforma YouTube e armazena informações nas suas contas em redes sociais, como o Instagram e o Facebook, além do site da empresa – www.pecuariaemfoco.com.br.

Da esquerda, JR Fernandes e Carla Cuzzi Fernandes, o cinegrafista Victor Antunes e a apresentadora Pilar Velasquez: nova parceria fixa entre a Grama e o Pecuária em Foco. (Fotos: Pecuária em Foco)

É um prazer termos a Grama Senepol como parceira do nosso trabalho a partir de fevereiro de 2020 e queremos mostrar esse projeto pioneiro e de extrema contribuição para a produção de animais eficientes”, afirma Pilar Velasquez. “Há 20 anos eles vêm contribuindo fortemente para o desenvolvimento da pecuária através da produção de animais superiores e da disponibilização destes ao mercado e nós mostraremos como os pecuaristas em geral poderão ter acesso a essa genética”.

Grama Senepol terá seu trabalho compartilhado no Pecuária em Foco pela sua importância na produção de genética.
Pilar Velasquez: “Vamos mostrar a relevância da Grama para a pecuária Nacional.”

Para nós é uma honra poder mostrar esse trabalho feito com tanto cuidado e carinho num programa tão bem produzido, em horário nobre e com tamanha abrangência”, comenta Junior Fernandes, da Grama. A reportagem completa exibida no Pecuária em Foco tendo a Grama Senepol como personagem principal está no link https://www.youtube.com/watch?v=Fyut1GFRgDE.

Grama 142: morre a doadora que se tornou uma lenda da raça Senepol

Morreu no dia 3 de fevereiro na Fazenda da Grama, em Pirajuí/SP, a doadora Grama 142, uma das maiores fêmeas da história do Senepol. Aos 12 anos, ela teve morte natural no seu piquete e deixou números que a tornam um ícone da raça por sua produtividade e longevidade.

Grama 142: vai-se um ícone da raça que produziu 1.058 embriões e fez maior número de campeões de Safiras e Topázio do Senepol. (Foto: Jadir Bison).

Nascida em 13 de junho de 2008, filha de Wizard 23D em doadora PRR 840 ET, sua mãe era Grama 904, a primeira grande doadora da raça, nascida de embrião importado pela Grama Senepol em 2000, quando introduziu a raça no Brasil.

Grama 142 se consagrou Safira Top 10 nas primeiras edições do teste e, desde então, comprovou sua superioridade genética fazendo 4 campeãs do mesmo teste e dois campeões do Topázio do Senepol, prova que avalia machos na mesma estrutura do Centro de Qualificação Genética Grama Senepol.

Foi a fêmea que mais fez campeões no CQG”, confirma Junior Fernandes, da Grama e da S+, que coordena com a Embrapa a maior prova de avaliação da raça no mundo.

Com mais de 160 filhos e filhas de primeira geração nascidos em 21 rebanhos diferentes, ela deixa um recorde absoluto de 1.058 embriões produzidos, registrando média de 26,5 embriões por coleta (68 oócitos por aspiração).

Tem quase uma centena de doadoras qualificadas e suas crias sempre foram muito bem valorizadas nos principais leilões da raça. A história de Grama 142 vai se perpetuar nos números de sua alta produtividade e no clone dela que já está produzindo na fazenda.

Grama Senepol reverte R$ 516 mil com venda de embriões ao Hospital de Amor de Barretos

A Grama Senepol não podia fechar o ano com um balanço mais positivo do que o resultado do Leilão Grama Embryo Solidário, que na noite do dia 4 de dezembro arrecadou R$ 516 mil em prol do Hospital de Câncer de Barretos, hoje denominado Hospital de Amor.

Esse foi o faturamento total da venda dos embriões, de uma imagem de Nossa Senhora Aparecida cedida por Zélia e Deizinho Bellodi e de uma corrente solidária que fechou o evento transmitido pelo Canal Rural.

Um dos lotes do leilão Grama Embryo, pelo Canal Rural, imagem de Nossa Senhora Aparecida também foi leiloada em prol do Hospital de Amor. (Fotos: Assessoria de Comunicação Grama Senepol)

Na foto acima, Deizinho Bellodi entrega imagem de Nossa Senhora Aparecida arrematada pelo casal Fino Senepol, que posa na foto abaixo com Junior e Carla Cuzzi Fernandes, da Grama Senepol.

Os lotes totalizaram 180 embriões das principais doadoras da história da Grama12 pacotes com 15 embriões cada. Entre as doadoras, algumas nas quais a Grama tem sociedade com Belvale Senepol, Bela Vista Senepol, Faneq Senepol, AJF Senepol, Oásis Senepol, Gran-Ville Senepol e MMC Senepol.

Depois de mais um ano excepcional para a Grama e para a raça, não podíamos deixar de compartilhar esse sucesso com um mercado que entendeu outra vez a mensagem do leilão, que além de fornecer genética de ponta ainda cumpriu seu principal objetivo, que era fazer o bem”, declarou ao final Junior Fernandes, da Grama e da S+, que assessorou a venda especial, com 100% da renda revertida para o hospital.

O nosso primeiro agradecimento vai a Deus, pela vida e pela saúde, depois à família e a todos os que ajudaram a fazer esse evento cumprir a sua meta”, prosseguiu, listando uma série de envolvidos: In Vitro Brasil, S+ Assessoria, DEP Propaganda, Programa Leilões, Canal Rural e seu diretor de pecuária Plínio Queiroz, Berrante Comunicação, Celeiro Produções, Vine Agronegócios, Laís Arakaki e os leiloeiros Guillermo Sanchez e Nílson Genovesi.

Somos todos coadjuvantes nesse trabalho, como uma gota no oceano perto do trabalho que o hospital realiza, mas os verdadeiros protagonistas desse sucesso do leilão foram os investidores, que nos permitiram chegar a esse resultado”, concluiu JR Fernandes.

Mapa geral com o balanço do leilão Grama Embryo, do dia 4. (Foto: Divulgação)

O melhor da genética Grama Senepol em prol do Hospital de Amor de Barretos, dia 4, Canal Rural

A Grama Senepol encontrou uma forma de fechar 2019 com um evento que vai coroar mais uma temporada de reconhecimento do mercado pelos seus 20 anos de seleção. O Leilão Virtual Grama Embryo Solidário acontece no dia 4 de dezembro, quarta-feira, 21 horas, com transmissão pelo Canal Rural, venderá 12 pacotes com 15 embriões cada de suas principais doadoras e terá 100% da renda revertida ao Hospital de Amor de Barretos.

As melhores doadoras fornecerão material genético para o Grama Embryo Solidário do dia 4 em prol do Hospital de Amor de Barretos. (Foto: Assessoria de Comunicação Grama Senepol)

A instituição, que antes se chamava Hospital de Câncer de Barretos, possui diversas unidades espalhadas pelo Brasil: Jales (SP), Fernandópolis (SP), Campinas (SP), Porto Velho (RO), Campo Grande (MS), Nova Andradina (MS), Ji-Paraná (RO), Lagarto (SE), Juazeiro (BA), Amapá (AP), Rio Branco (AC) e, em breve, Palmas (TO). Fechou 2018 com 948.842 atendimentos realizados a 192.215 pacientes vindos de 2.167 municípios de todos os Estados – um recorde de cobertura.

Foram realizadas 23.732 internações, 102.258 quimioterapias, 9.500 refeições foram servidas por dia. A entidade reúne 380 médicos e mais de 3.800 funcionários. Mesmo premida internacionalmente por sua excelência na luta contra o câncer, o déficit operacional foi de mais de R$ 24,5 milhões por mês. Parte dessa carência de recursos é preenchida com a solidariedade de ações como a do Leilão Grama Embryo do dia 4.

Arte mostra estrutura do Hospital de Amor de Barretos em suas unidades e a carência de recursos no ano. (Arte: Hospital de Amor de Barretos)

Para nós, isso é muito pouco perto do gesto que os criadores vão proporcionar investindo num material genético que não venderíamos se não fosse justamente para dar essa mínima contribuição a uma causa tão nobre como a do Hospital de Amor de Barretos, em forma também de agradecimento pelo que colhemos neste ano”, afirma Junior Fernandes, da Grama Senepol.

O leilão terá a organização da Programa Leilões e será efetuado em 40 parcelas (1+39), com a primeira apenas para 20 de janeiro de 2020.

Programa Topázio traz touros qualificados e melhores médias de 2019

A Grama Senepol mostrou mais uma vez a importância da qualificação de seus animais obtendo liquidez total na venda de 108 reprodutores para 40 compradores de 16 Estados em duas etapas do Leilão Virtual Topázio Grama Senepol, dias 20 e 27 de outubro, pelo Canal Rural. A média geral atingiu R$ 17.246,00, levando-se em conta a valorização que tiveram os dois campeões cotizados em 66% cada um.

Touros Topázio Grama Senepol saíram para 40 compradores de 16 Estados no leilão dos dias 20 e 27 de outubro. (Fotos: Jadir Bison)

A venda dos dois destaques da edição 2019.1 do Topázio do Senepol aconteceu numa programação especial do dia 19, quando foram anunciados os campeões da prova de machos e as campeãs do Safiras, que no mesmo dia tiveram embriões acasalados com vencedores recentes do Topázio em uma venda especial. Foi a primeira vez que uma prova de performance teve o seu resultado transmitido ao vivo em rede nacional.

O condomínio formado por FANEQ Senepol e FINO Senepol ficou sócio da Grama nos dois melhores animais. O campeão, GRAZ 1942 (WC98N x Gram 142/WJ Wizard 23D), da parceria Grama/ZB Senepol, finalizou a prova em setembro pesando 811 kg, com 45,8 centímetros de CE e atingindo 160,30 pontos. Foi valorizado em R$ 172.600,00.

GRAZ 1942, campeão do Topázio 2019.1, recebeu valorização de R$ 172,6 mil e agora pertence à Grama e ao condomínio Fanec/Fino Senepol.

O segundo campeão, ZT1916 (WJ Wizard 23D x Grama 380 / PRR 2110L), que fechou a prova com 726 kg, 43,8 cm de CE e 147,81 pontos, totalizou R$ 156 mil. Recém contratados pela S+ para comercialização de sêmen, ambos estão em coleta na central Seleon, que bonificou os compradores com mil doses de cada touro.

ZT 1916 foi o segundo melhor do Topázio, foi valorizado em R$ 156 mil e, assim como o campeão, está na bateria de sêmen da S+.

O valor é o que menos importava para nós, porque o que vale é o mercado acreditar nesse trabalho de qualificação e democratização de uma genética garantida pela avaliação feita com tanta tecnologia e a chancela do Geneplus, da Embrapa”, declarou ao final do remate Junior Fernandes, da Grama e da S+.

A venda dos 108 melhores reprodutores da última edição totalizou 200 reprodutores comercializados com a qualificação Topázio em leilões deste ano, somados os da edição anterior, terminada em março. A partir da próxima edição da prova, serão quatro edições por ano. Os melhores classificados serão sempre disponibilizados em leilões organizados pela Grama Senepol. Próximo Leilão Topázio já tem data marcada para dia 07/04/2020, pelo Canal Rural.

Touro Topázio Grama Senepol gera retorno alto e rápido a criador do ES

O Senepol foi das melhores surpresas que o agropecuarista Rosselito Bonadiman Paulino podia encontrar para a sua atividade na empresa denominada Âncora, no Espírito Santo e sul da Bahia. De todas as provas que ele precisou para se convencer do poder da raça de produzir mais e melhor em menos tempo, o último abate de bezerros encerrou as argumentações, revelando animais com 12 meses chegando a 20@. “É coisa do outro mundo”, espanta-se.

Bezerrada saiu com até um ano do confinamento para abate que revelou superioridade do Senepol em relação aos animais de outras raças para comparação no Espírito Santo. (Fotos: Divulgação)

Bezerrada saiu com até um ano do confinamento para abate que revelou superioridade do Senepol em relação aos animais de outras raças para comparação no Espírito Santo. (Fotos: Divulgação)

Produtor de café Conilon em uma de suas propriedades, em Teixeira de Freitas/BA, e vendedor de bezerros, Rosselito encontrou o Senepol graças aos resultados que o amigo pecuarista Armando Leal do Norte apresentou desde 15 anos atrás na Bahia com diversos experimentos envolvendo outras raças misturadas com Zebu e com cruzas taurinas.

Quando vi o resultado que o Senepol colocou na cruza com o Tabapuã eu me convenci, porque vi padronização, animais mochos, a fêmea fica pronta rapidinho e o mais importante, com dois anos ele estava terminando Nelore a pasto com 16@ e o Senepol chegava no mesmo manejo a 19@”, conta.

A ideia de adotar o Senepol para sua criação veio com algumas fêmeas cruzadas que ele foi absorvendo, até comprar touros para cobrir a sua vacada a fim de manter algumas experiências, como a deste ano, em que tirou bezerros aos 3 meses das mães zebu e cruzadas com outros taurinos para comparar com os meio-sangue Senepol, já frutos de touros que ele adquiriu na Grama Senepol.

Bezerros meio-sangue Senepol padronizados e com carcaça avantajada foi o que mais impressionou o criador.

Bezerros meio-sangue Senepol padronizados e com carcaça avantajada foi o que mais impressionou o criador.

O resultado foi determinante. Entraram em confinamento com 4,5@ em fevereiro, consumiram e média 2% do peso vivo de dieta envolvendo 85% de milho e 15% de ração peletizada e, em outubro, saíram para o frigorífico com média de 18@, com alguns atingindo 20@. Muitos ainda não tinham fechado um ano de vida.

Carcaça de bezerro abatido com um ano no teste da Fazenda Âncora, no Espírito Santo.

Dá pra fazer bife do músculo desses animais”, brinca Rosselito, constatando maior conversão e rendimento na bezerrada fruto do cruzamento com Senepol.

Antes mesmo desse último teste, ele já tinha criado o Âncora Senepol na fazenda de mesmo nome, em Iconha/ES, 90 km de Vitória, onde colocou touros que adquiriu junto algumas novilhas da Grama para exploração genética. O objetivo é produzir touros para o mercado local e para uso em sua vacada Tabapuã e cruzada, para manter o padrão de qualidade dos bezerros que, como os do último abate, serão entregues para o varejo de carnes premium da região. “Eu desmamo bezerro desse cruzamento com 8 meses e 10@ no creep, um resultado fantástico e a carne já tem dono”.

Rosselito voltou aos investimentos adquirindo o touro indicado para repasse ZT 3202 (CN 550N x CMI 0148 / Cidro Agir), que acabou se sagrando quarto colocado no Topázio 2019.1 e recebeu o selo Gourmet por ser Elite para AOL, EGS e Marmoreio.

Assim como a maioria das 30 matrizes que compõem a sua base tem o sangue ZT, da Grama, esse melhorador se junta aos outros reprodutores que ele adquiriu na mesma fonte para repassar suas fêmeas. “Como vi que é bom e tenho muita confiança no Junior Fernandes (titular da Grama Senepol), eu fui logo no papa sem passar pelos santos”, conclui.

Carnes premium fornecida pela Fazenda Âncora com o meio-sangue Senepol já estão no varejo local.

Carnes premium fornecida pela Fazenda Âncora com o meio-sangue Senepol já estão no varejo local.

Grama Senepol anuncia campeões do CQG 2019.1 em rede nacional

A Grama Senepol voltou a promover inovação dentro da pecuária, revelando em rede nacional os resultados da última edição de Safiras e Topázio do Senepol. No último dia 19, o Canal Rural transmitiu a apresentação do Centro de Qualificação Genética Grama Senepol (CQG), que encerrou a edição 2019.1 das duas provas ocorridas na Fazenda da Grama, em Pirajuí/SP.

Junior Fernandes, representando a Grama e a S+, que coordena os dois testes junto com a Embrapa Gado de Corte, abriu a transmissão apresentando o CQG e suas inovações tecnológicas. Luigi Cavalcanti, técnico da Intergado, falou em seguida sobre os procedimentos na medição de eficiência alimentar e consumo hídrico e parabenizou a Grama pela iniciativa de mostrar essa tecnologia desde o pioneirismo da adoção do primeiro conjunto de cochos eletrônicos no mercado brasileiro – foi em 2012. Comentou, também, sobre procedimentos técnicos para coleta e compilação de dados gerados no CQG. “Não há subjetividade, os dados são gerados ali e as informações são fidedignas”, afirmou.

O último a falar foi Gilberto Menezes, gestor do Geneplus/Embrapa, responsável por compilar todas as informações geradas nas duas provas, estabelecer o ranking de Safiras e Topázio e repassar as informações para o PMGS, da Associação Nacional de Criadores.

É uma satisfação muito grande para a Embrapa ver a grandiosidade dessa iniciativa da Grama, com tantos técnicos e profissionais envolvidos num processo de avaliação tão completo e que visa dar aos criadores uma ferramenta fundamental para seleção, com informações cada vez mais bem apuradas”, afirmou, na transmissão.

Ele contou que esteve em 2019 ministrando palestra na Nova Zelândia, apresentando exemplos do desenvolvimento do Senepol no Brasil e usou como referência a estrutura e metodologia do CQG, de onde saem dados desde 2009 para abastecer o programa de melhoramento da ABCB-Senepol. “O Brasil exporta genética e se tornou referência mundial graças a programas como esses”, concluiu, antes de apresentar os resultados.

Do Topázio do Senepol 2019.1, participaram 209 touros, divididos em dois grupos de contemporâneos. O Grupo 1 teve 163 animais com média de 21 meses, do qual o campeão foi GRAZ 1942 (veja quadros com os resultados), do condomínio formado por Grama e ZB Senepol. Obteve índice final de 160,3 pontos, contra 147,81 do segundo campeão, ZT 1916ambos foram contratados pela S+ para coleta e comercialização de sêmen.

Touros Graz 1942 e ZT 1916, primeiro e segundo melhores do Grupo 1 do Topázio 2019.1, estão contratados pela S+ para fornecer sêmen. (Fotos: Jadir Bison)

Touros Graz 1942 e ZT 1916, primeiro e segundo melhores do Grupo 1 do Topázio 2019.1, estão contratados pela S+ para fornecer sêmen. (Fotos: Jadir Bison)

No Grupo 2, do qual participaram 46 indivíduos de 18 meses de média, o melhor foi PROV 0197, cria da Pró-Ventre Senepol e propriedade do condomínio deste com o ESO Senepol. Ele superou os irmãos próprios ZT 1979 e 1978, ambos da Grama, que atingiram 132,24 e 128,34 pontos, respectivamente.

PROV 1097, touro que teve o melhor desempenho do Grupo 2 no Topázio do Senepol 2019.1. (Foto: Pro-Ventre Senepol)

As Safiras também conheceram suas campeãs em dois grupos contemporâneos. O total de animais avaliados foi de 81 fêmeas jovens de diversos criatórios – passou de 3.300 o número de avaliadas desde a criação da prova, em 2009. A campeã do Grupo 1 (novilhas com 17 meses de média) foi ZT 1965 (141,23 pontos), da sociedade Grama/Fazzio, que também fez a segunda melhorZT 1970 (134,86 pontos).

O Grupo 2, com novilhas de 14 meses de média, revelou como campeã ADOS 0203 (126,35 pontos), do criatório Adoro Senepol. O condomínio Paranoá/Veduvoto fez segunda e terceira melhores, respectivamente VZ 0078 (134,86 pontos) e VZ 0960 (116,87).

Logo após o anúncio, aconteceu uma venda inédita de 450 embriões em pacotes de 15 embriões das campeãs do Safiras 2019.1, que causou um impacto grande nos criadores – centenas deles acompanhando a programação do Canal Rural, lançando e investindo na genética mais moderna que existe na raça.

Essa foi uma forma de dar ao mercado a chance de acessar uma genética que nem mesmo a Grama ainda explorou”, constatou JR Fernandes, que ainda colocou como lote surpresa a venda de um pacote com 15 embriões da mãe dos dois campeões do Topázio, a doadora Grama 142, com WC 98N, mesmo acasalamento que já fez inúmeros vencedores do CQG, inclusive o melhor da edição 2019.1.

Grama 142, doadora destaque no Senepol brasileiro, teve embriões acasalados com WC 98N vendidos logo após anúncio do CQG 2019.1. (Foto: Jadir Bison)

Depois da aceitação que a iniciativa teve por parte dos criadores, muitos selecionadores já escolheram seus melhores animais para a edição 2019.2 de Topázio e Safiras do Senepol, que tem cronograma completo, regulamento e procedimentos descritos em

https://senepoldagrama.com.br/safiras/inscricao/.

Resumo dos Resultados Safiras

Resumo dos Resultados Topázio

Vitrine Grama Senepol tem 150 fêmeas superiores à venda, dias 5-6-7 de novembro, pelo Canal Rural

A Grama Senepol volta a ser literalmente vitrine com uma semana de genética qualificada. Reservou para fechar o ano o que tinha de melhor em suas categorias de fêmeas, para abastecer o mercado com formadoras de plantel no Leilão Virtual Vitrine Grama Senepol em três dias de uma oferta completa, destinada a quem precisa de mães qualificadas para produzir no presente ou num futuro próximo, com a garantia dos seus mais de 21 anos de seleção. Serão 150 fêmeas, entre babies, novilhas prenhas e doadoras à venda nos dias 5, 6 e 7 de novembro, sempre às 21h e tudo com transmissão pelo Canal Rural.

Fêmeas qualificadas compõem o Leilão Virtual Vitrine Grama Senepol dos dias 5, 6 e 7 de novembro, pelo Canal Rural. (Foto: Jadir Bison)

Selecionamos as melhores fêmeas de linhagens consagradas e produção já comprovada dentro da Grama, para encerrarmos o ano retribuindo ao mercado o prestígio que recebemos todos os anos e em 2019, especialmente, nos nossos eventos comerciais, uma maneira de mantermos a contribuição para o crescimento da raça com qualidade”, afirma Junior Fernandes, da Grama Senepol e da S+, que assessora o remate.

A Grama submete todo o seu rebanho à avaliação do Genpelus/Embrapa e faz parte do PMGS, da Associação Nacional de Criadores. As babies são descendentes de doadoras com touros provados e as novilhas estão prenhes de grandes raçadores do Senepol mundial. Assim como as doadoras à venda, elas passaram pelo Centro de Qualificação Genética Grama Senepol (CQG), antes de se credenciarem para o leilão.

Novilhas prenhes que estão no Vitrine Grama descendem de grandes famílias e levam genética superior no ventre. (Foto: Assessoria de Comunicação Grama Senepol)

O remate é organizado pela Programa Leilões e será efetuado em 40 parcelas, com frete grátis para todo o Brasil. No site www.elitegrama.com.br estão todas as informações sobre os lotes, genealogia, avaliações e detalhes que também se encontram no aplicativo da S+ para Android ou iOS (baixe em Google Store ou App Store).

CQG-Senepol muda e agora divide Safiras e Topázio em 4 provas/ano

O Centro de Qualificação Genética Grama Senepol mudou para melhorar o nível de avaliação de duas das mais completas provas de identificação de doadoras e touros jovens da raça no mundo, Safiras e Topázio do Senepol. A partir da edição 2019.2, haverá 4 provas durante o ano, com machos e fêmeas se alternando na estrutura montada dentro da Fazenda da Grama, em Pirajuí/SP, já a partir deste mês de outubro.

CQG-Senepol agora terá 4 provas ao ano, duas só de machos e 2 só de fêmeas. (Foto: Assessoria de Comunicação Grama Senepol).

O objetivo é dar mais ambiência aos animais que participam da prova e mais espaço para atender mais criadores interessados em medir o desempenho de seus animais pré-selecionados nas fazendas”, explica Junior Fernandes, da Grama e da S+, empresa que coordena o CQG junto com o Geneplus/Embrapa.

O primeiro grupo a ingressar no CQG será o de touros inscritos para o Topázio do Senepol 2019.2, com nascimento entre 01/04/2018 e 31/07/2018. Eles devem chegar entre 25 e 30 de outubro à fazenda para o teste, que está programado para terminar em 28 de fevereiro de 2020. Em seguida será a vez de novilhas nascidas entre 01/07 e 31/12 de 2018 ingressarem no final de janeiro para o Safiras 2019.2 e assim por diante (veja quadro).

Confira Cronograma completo das próximas edições

As empresas e instituições envolvidas na coleta e compilação de dados gerados nas duas provas continuam os mesmos e os processos também não mudaram, bem como a chancela da ABCB-Senepol. Todas as informações, inclusive a genômica, serão repassados para o PMGS. O criador que quiser avaliar seus animais no CQG-Senepol precisa preencher a ficha de inscrição, que se encontra no link https://senepoldagrama.com.br/safiras/inscricao/, onde estão todos os procedimentos para validação de genética superior.

CQG TERÁ RESULTADO AO VIVO

Renovamos a nossa missão de entregar o melhor ao mercado. E com inovações. Seja na forma de informação ou de genética. É o que vamos fazer nesse compromisso que começa no dia 19 de outubro, com o anúncio do resultado final do Centro de Qualificação Genética Grama Senepol (CQG), edição 2019.1.

Você não precisa nem arrumar as malas para conhecer os novos campeões de Safiras e Topázio do Senepol. Vamos anunciar os resultados ao vivo pelo Canal Rural, numa programação que começa às 10h e se estende até 13h do dia 19/10. Isso mesmo! Mais do que saber quem são as novas doadoras e os novos touros melhoradores, você vai ter acesso ao que existe de mais atual no melhoramento genético da raça no Brasil e poder, com isso, investir com segurança e tranquilidade.

Você terá mais informações sobre essa nossa iniciativa de divulgar os resultados do CQG-Senepol 2019.1 com a presença do Geneplus/Embrapa dentro do estúdio do Canal Rural em rede nacional. Não bastasse isso, a partir das 11h45, ofertaremos o que existe de mais moderno em genética avaliada e qualificada: aspiração e embriões de doadoras desta edição do Safiras acasaladas com os touros campeões das últimas duas edições do Topázio, prova que, aliás, classificou os melhores indivíduos para os leilões de dois domingos seguidos, dias 20 e 27/10, às 9h, também pelo Canal Rural. Nosso trabalho sempre está pautado na melhoria continua de nossos processos de seleção, com o objetivo de gerar ganhos exponenciais de produtividade aos nossos clientes. Fato este que exprime bem a nossa assinatura: Grama Senepol – Uma Filosofia de Trabalho.

Contamos com a sua audiência. Boa leitura!

 

 

A VANGUARDA DO SENEPOL

Melhoramento contínuo garante acesso a um tesouro descoberto

Não há nada mais valioso do que um tesouro que acaba de ser descoberto. É com essa filosofia que a Grama Senepol coloca à disposição pacotes de aspirações e embriões de doadoras que acabam de se qualificar na edição 2019.1 do Safiras do Senepol, maior prova de avaliação de fêmeas jovens da raça no mundo.

Se melhoramento genético se caracteriza pelos filhos serem sempre superiores aos pais, então as fêmeas jovens que se sobressaíram nessa prova passam a ser declaradas Campeãs, Safiras Top 10 ou Safiras Superiores e, com isso, levar em seu DNA o que há de mais moderno para a sequência desse aprimoramento.

É o que vai à venda em lotes de aspirações e de embriões dessas novas doadoras, acasaladas com touros campeões das duas últimas edições do Topázio do Senepol, prova realizada simultaneamente no Centro de Qualificação Genética Grama Senepol (CQG).

É a chance de investir num material genético que nem a Grama tem ainda e já distribui ao mercado de forma responsável, democrática e inédita, com transmissão ao vivo dos resultados desse verdadeiro tesouro genético.

OS MUITOS QUILATES DO SENEPOL

Lapidação de Safiras e Topázios validam o CQG na Fazenda da Grama

Este é o caso de um tesouro que tem rendimento. Não aquela monetização que qualquer investidor precisa ficar horas grudado na tela de um computador ou pendurado no telefone com corretores para encontrar as melhores oportunidades. O Senepol é uma ferramenta consolidada como grande solução para a pecuária de corte do Brasil há pouco mais de 20 anos. Entregar ao mercado personagens que cumpram o seu papel com a acurácia que a qualificação genética pode entregar como se fosse um certificado de produção, isso é um comodismo que selecionadores ganharam com a estrutura criada pela Fazenda da Grama, em Pirajuí/SP, para dar essa certeza a quem precisa de tais garantias.

Desde 2009, a Grama Senepol enxergou que precisava identificar as melhores mães passíveis de multiplicação genética através de técnicas de FIV e TE. É dessa época a máxima de que uma fêmea não pode ser considerada doadora apenas pelo fato de ter dois ovários.

Encontrando as melhores novilhas pré- selecionadas em diversos criatórios que comungaram dessa filosofia, o programa Safiras do Senepol cresceu e ganhou fama mundial, que se reverteu em prêmio internacional pela relevância na contribuição do melhoramento genético da raça num país de dimensão continental. Passaram pelo Safiras mais de 3.500 fêmeas de mais de 60 pais diferentes. A mesma didática das fêmeas diz que um macho não pode ser considerado reprodutor apenas por ter dois testículos. Daí que, em 2017, nasceu o programa Topázio do Senepol, que passou a dividir a estrutura do que se nomeou Centro de Qualificação Genética Grama Senepol, ou CQG- Senepol, com 48 cochos eletrônicos que medem em tempo real consumo e conversão alimentar, mais os bebedouros eletrônicos que deram início às avaliações de eficiência hídrica.

Esse foi um dos pioneirismos da Grama ao introduzir a tecnologia da Intergado, que lá começou em 2013 e hoje atua também no CQG-Senepol com seus equipamentos que medem estresse térmico e reatividade animal.

A mesma tecnologia de alta precisão é usada nas duas provas para coleta e compilação de dados por parte de empresas e instituições de renome mundial para todas as outras características, que envolvem Ganho de Peso, Reprodução, Carcaça e Morfologia (veja quadros). Todas as informações coletadas são passadas ao Geneplus, da Embrapa, que roda os dois programas e estabelece os rankings Safiras e Topázio, levando em consideração critérios que determinam o que se busca de equilíbrio em réguas de DEPs de cada animal classificado – ou lapidado, se entendermos que são todos verdadeiros patrimônios.

Essa precisão acompanha a modernidade das avaliações com a genômica empregada pela Grama em todo o seu rebanho, a fim de garantir ainda mais a acurácia dessas informações geradas inicialmente como potencial genético e que se provam no campo e nos sumários da ABCB-Senepol, para quem a Grama fornece a totalidade dos dados coletados, com o objetivo de abastecer o PMGS, programa de melhoramento oficial da raça.

Graças a ações como as que se desenvolvem no CQG-Senepol, a associação já tem hoje mais de 100 mil cabeças registradas, ostenta um crescimento anual da ordem de 30% no número de criadores e os rebanhos continuam difundindo uma genética que está em praticamente metade das 100 melhores fêmeas ranqueadas no primeiro sumário de fêmeas da raça no Brasil, publicado em 2018 pela ABCB- Senepol com chancela do Geneplus/ Embrapa.

O que reforça o poder dessa genética vai além da estatística que coloca a Grama como líder disparada em produção de oócitos e validação de embriões de suas doadoras dentro dos protocolos da InVitro Brasil (é a segunda maior produtora entre todas as raças).

É o que está novamente em pauta nessa programação que envolve todo esse conceito de mostrar os resultados e vender o que identifica de melhor entre seus produtos e de parceiros na forma não de papéis que se monetizam conforme as intempéries de mercados voláteis, mas desse tesouro que se garante na tecnologia e na responsabilidade dos 21 anos de seleção da Grama Senepol, que é uma filosofia de trabalho.

LEGENDA

Peso Final: peso do animal no final da prova, ajustado para a idade média do grupo.
GPD: ganho de peso médio diário no período da prova.
CAR:consumo alimentar residual – medida de eficiência do uso de alimentos ingeridos.
AOL: área de olho de lombo, medida na região entre a 12ª e 13ª costelas por ultrassom, no final da prova.
EGS: espessura de gordura subcutânea, medida na região entre a 12ª e 13ª costelas por ultrassom, no final da prova.
ETR: escore de trato reprodutivo – avaliação da precocidade sexual do animal.
EPF: escore de população folicular – avaliação do potencial de produção de oócitos.
Escore Visual: combinação de escores visuais de racial, cor, umbigo, pelo e leite.
Conformação Frigorífica: escore visual que avalia a capacidade de produção  de carne do animal, sendo uma combinação dos tradicionais escores de Estrutura, Precocidade e Musculosidade do EPMURAS.
CE:medida do perímetro escrotal do animal.

 

Tenho Interesse – Quero Saber Mais

Para esclarecer dúvidas e demais informações, preencha o formulário abaixo.

    [anr_nocaptcha g-recaptcha-response]

    Carne de qualidade em menos tempo só pode ser fruto de touro Senepol qualificado

    A Grama Senepol apresenta o produto final que todo consumidor quer, a indústria pede e remunera: a carne de qualidade. E mostra que o formador desse produto é o touro Senepol, a ferramenta necessária para produzir essa matéria-prima com um meio-sangue fruto da heterose máxima que esse taurino adaptado pode oferecer através da monta natural a pasto, para garantir até 30% a mais de produtividade, em menos tempo, com maior rendimento e mais qualidade.

    Carne de qualidade fruto de touro Senepol qualificado. (Foto: Assessoria de Comunicação Grama Senepol)

    Características que se enquadram no novo padrão de carne certificada proposto pela ABCB-Senepol através do selo Senepol Aproved, que faz parte do PMGS, do qual a Grama foi dos primeiros integrantes.

    O touro avaliado, chancelado no Centro de Qualificação Genética Grama Senepol, que solta ao mercado os melhores reprodutores jovens do programa Topázio do Senepol, prontos para o cruzamento industrial a campo. Como nos 150 que estão programados para dois leilões virtuais que a Grama realiza com seus convidados em dois domingos: 20 e 27 de outubro, entre 9 e 13 horas, com transmissão pelo Canal Rural.

    Touro qualificado no CQG-Grama Senepol: ferramenta de heterose máxima para produção de carne em menos tempo e com mais rendimento. (Foto: Jadir Bison)

    Do que é capaz o Touro Senepol

    A Grama Senepol apresenta o produto final que todo consumidor quer, a indústria pede e remunera: a carne de qualidade. E mostra que o formador desse produto é o touro Senepol, a ferramenta necessária para produzir essa matéria-prima com um meio-sangue fruto da heterose máxima que esse taurino adaptado pode oferecer através da monta natural a pasto, para garantir até 30% a mais de produtividade, em menos tempo, com maior rendimento e mais qualidade. Características que se enquadram no novo padrão de carne certificada proposto pela ABCB-Senepol através do selo Senepol Aproved, que faz parte do PMGS, do qual a Grama foi dos primeiros integrantes.

    O touro avaliado, chancelado no Centro de Qualificação Genética Grama Senepol, que solta ao mercado os melhores reprodutores jovens do programa Topázio do Senepol, prontos para o cruzamento industrial a campo. Como nos 150 que estão programados para dois leilões virtuais que a Grama realiza com seus convidados em dois domingos: 20 e 27 de outubro, entre 9 e 13 horas, com transmissão pelo Canal Rural.

    Leilão Topázio vende os 150 melhores touros dias 20 e 27/10

    Os 150 melhores reprodutores da edição 2019.1 do CQG-Senepol estão listados para o Leilão Virtual Touros Topázio Grama Senepol & Convidados que o Canal Rural mostra em duas etapas: dias 20 e 27 de outubro, dois domingos, em horário especial, entre 9h e 13h. É mais uma distribuição de genética qualificada na maior e mais moderna estrutura de avaliação de animais da raça Senepol no mundo.

    Touros Topázio que acabam de se qualificar no CQG-Grama Senepol estão prontos para venda em duas etapas, pelo Canal Rural. (Fotos: Jadir Bison)

    Os touros jovens pré-selecionados pelos criadores que participam do Topázio do Senepol entraram em abril para o Centro de Qualificação Genética Grama Senepol (CQG). Cumpriram o período de adaptação e o desempenho de cada um foi medido em 150 dias para todas as características econômicas mais relevantes em pecuária de corte, envolvendo notas e critérios para Ganho de Peso, Reprodução, Carcaça, Morfologia e Eficiência Alimentar.

    Reprodutores jovens passaram 100 dias em avaliação para principais características econômicas em pecuária de corte.

    A coleta de informações terminou em setembro e os dados foram compilados pelo Geneplus, da Embrapa, que soltará o ranking final no dia 19, a partir das 10h, quando o anúncio de campeões do Topázio e das campeãs do Safiras terá inédita transmissão ao vivo do Canal Rural.

    O leilão Topázio, organizado pela Programa Leilões e com assessoria da S+, será efetuado em 40 parcelas e terá frete grátis para todo o Brasil. Todas as informações estão no site http://elitegrama.com.br ou no aplicativo da S+ para Android e iOS, bastando baixar em Play Sotre ou Apple Store para ter acesso aos lotes, que ainda não terão identificação de ranking, mas sim genealogia e imagens.

    CQG-Senepol divulga resultados e já vende genética campeã dia 19

    A Grama Senepol divulga no próximo dia 19 de outubro os resultados da edição 2019.1 de Safiras e Topázio do Senepol com novidades. A primeira delas é que o anúncio será feito com transmissão ao vivo pelo Canal Rural, a partir das 10h, direto do estúdio. E outra é que, logo em seguida, estará à disposição na forma de aspirações e pacotes de embriões exatamente a genética de campeãs e campeões que acabam de se qualificar no Centro de Qualificação Genética Grama Senepol (CQG).

    Ao contrário de todos os anos anteriores, em que uma reunião de dois dias entre criadores e técnicos, terminando no curral da Fazenda da Grama, em Pirajui/SP, desta vez o anúncio será transmitido ao vivo. “A ideia, primeiro, é que todos tenham acesso a essa informação em tempo real”, explica Junior Fernandes, da Grama e da S+, que coordena o CQG-Senepol.

    Troféus do Safiras 2019.1 serão enviados aos criadores que qualificarem seus animais no CQG-Senepol. (Foto: Assessoria de Comunicação Grama Senepol)

    Ele abrirá a transmissão falando das provas e será seguido pelo técnico da Intergado, Luigi Cavalcanti, que falará sobre sistema eletrônico de monitoramento e avaliação animal do CQG. Às 11h, o gestor do Geneplus/Embrapa, Gilberto Menezes, falará sobre a composição dos rankings e divulgará os resultados das provas de machos e fêmeas, encerradas em setembro.

    Logo depois, haverá a venda especial de aspirações das Campeãs do Safiras, bem como pacotes de embriões delas, das Safiras Top 10 e das Superiores acasaladas com grandes genearcas, entre eles campeões do Topázio do Senepol, como ZT 1888 e ZT 1876, vencedores da edição anterior e que se destacam na venda de sêmen pela S+.

    Touros campeões do Topázio do Senepol são acasalados com as novas doadoras Safiras na venda especial do dia 19/10, a partir das 11h45, pelo Canal Rural. (Foto: Jadir Bison)

    É uma chance que estamos dando de o selecionador investir no que há de mais moderno na raça, uma genética raríssima, que acaba de se qualificar, que nem a Grama tem ainda e já compartilha com o mercado”, conclui JR Fernandes.

    A venda especial da genética campeã do CQG 2019.1 terá a coordenação comercial da Programa Leilões e será efetuada em 40 parcelas. Acontece na véspera do primeiro de dois leilões virtuais que venderão 150 touros classificados no Topázio do Senpeol edição 2019.1, dias 20 e 27/10, às 9h, tudo com transmissão do Canal Rural e informações disponíveis em http://leiloes.senepolmais.com.br/topazio2019/ ou no aplicativo da S+ para Android e iOS.

    Leilão Celebration 20 Anos confirma aceitação da genética Grama Senepol

    Comemorar 20 anos é sempre muito expressivo, em seleção de bovinos, mais ainda. E ter no evento de celebração dessa data um reconhecimento como o que a Grama Senepol recebeu no último dia 5 de agosto, não tem nada igual. O Leilão Virtual Celebration Grama Senepol teve 100% de liquidez e uma expressiva valorização nos seus lotes especialmente escolhidos para comemorar as duas décadas de trabalho com a raça.

    Foram vendidos 30 lotes entre doadoras, novilhas prenhas, babies, prenhezes e embriões de grandes matriarcas da raça. Entre os destaques, a venda de um clone e de fêmeas da família de Sally SH, uma das maiores doadoras da história da raça. Mais que números alcançados, a Grama comemora a aceitação cada vez maior de um mercado exigente por genética qualificada e comprovadamente produtiva. E a influência da Grama no Senepol do Brasil não vai parar por aí. Ainda em 2019 tem mais.

    Família da doadora Sally SH foi destaque no Leilão Celebration Grama em clone e fêmeas qualificadas. (Fotos: Jadir Bison)

    Família da doadora Sally SH foi destaque no Leilão Celebration Grama em clone e fêmeas qualificadas. (Fotos: Jadir Bison)

    Leilão Celebration Grama Senepol oferta 30 lotes de doadoras no dia 5

    A Grama Senepol celebra seus 20 anos de pioneirismos e parcerias com um evento único. O Leilão Virtual Celebration Grama Senepol acontece no dia 5 de agosto, às 21 horas, com transmissão pelo Canal Rural e oferta do que a empresa de José Antônio Fernandes Netto seleciona de melhor dentro da raça desde que a introduziu no Brasil na forma de embriões, no ano 2000.

    A Grama traz em oferta 30 lotes, entre doadoras, novilhas prenhas, babies, embriões, aspirações e prenhezes, tudo especialmente escolhido por qualificação dentro dos critérios de melhoramento que norteiam a marca. Além do grande destaque do leilão: os clones da doadora Sally SH, que ainda faz história no Senepol brasileiro.

    Clone TN1 da doadora Sally SH é um dos destaques do Leilão Celebration Grama do dia 5 de agosto, pelo Canal Rural. (Fotos: Jadir Bison)

    A opção de ter uma Sally SH no Leilão Celebration é o seu clone TN2, que também será apresentado no dia 5 de agosto, pelo Canal Rural.

    O leilão terá condição especial de pagamento, em 40 parcelas, e o frete será gratuito. A organização é da Programa Leilões e a assessoria, da S+. Todos os lotes estão disponíveis para consulta no site especialmente criado para o evento. Basta clicar em www.elitegrama.com.br e escolher o melhor investimento.

    Grama Senepol foi pioneira na medição de eficiência alimentar pela Intergado

    Era uma calma tarde de agosto de 2013, quando a Fazenda da Grama, em Pirajuí/SP, recebeu a visita do então diretor-técnico da Intergado, Marcelo Neves Ribas. Em uma conversa rápida com o criador Junior Fernandes, abriram-se as porteiras da propriedade para que o primeiro sistema automatizado de medição de eficiência alimentar em bovinos de corte fosse instalado numa fazenda brasileira. Era mais um pioneirismo da Grama, que já tinha introduzido o Senepol no Brasil na forma de embriões, no ano 2000, e lançado uma série de ações que depois permitiram que o taurino adaptado se expandisse grandemente na pecuária do País.

    A vanguarda da Grama combinou com a tecnologia avançada da Ingtergado para apuração de consumo e conversão alimentar com seu sistema de cochos-balança. JR Fernandes já tinha criado, quatro anos antes, o programa Safiras do Senepol para identificação de jovens doadoras de criatórios de todo o País. Foram instalados os primeiros 24 cochos eletrônicos da Intergado na fazenda.

    Cochos da Intergado montados na Fazenda da Grama, em 2013: pioneirismo na medição de eficiência alimentar com alta tecnologia da parceria. (Fotos: Assessoria de Comunicação Grama Senepol)

    Sentíamos a necessidade de dar cada vez mais acurácia às avaliações que realizávamos com outras instituições no Safiras e a Intergado veio suprir essa nossa vontade de evoluir na coleta de informações precisas, que nos deram segurança na seleção do rebanho“, afirma JR Fernandes.

    Toda a excelência genética que a Grama e seus parceiros buscam para atender uma demanda de mercado por animais de alta qualidade se encaixou no propósito da nossa tecnologia de apurar quais animais são mais indicados para reprodução por sua funcionalidade e economicidade“, completa Marcelo Ribas.

    A cada ano, a prova apresentou mais novidades. Em 2015, vieram os bebedouros eletrônicos, que além de terem uma plataforma para pesagem do gado no acesso ao cocho de água deram início à medição de consumo hídrico, hoje em estudos pela Embrapa para detecção de sua relação com desempenho. Em seguida, a estação térmica, que mede os efeitos do clima no desempenho dos animais tanto no cocho quanto no bebedouro. Em 2017, a capacidade de avaliação dobrou para 48 cochos eletrônicos e foi criado o Centro de Qualificação Genética Grama Senpeol (CQG), onde também são avaliados os touros do programa Topázio do Senepol.

    Bebedouros eletrônicos da Intergado no CQG-Senepol foi outro pioneirismo da Grama.

    Nós sempre acreditamos em tecnologia, que sem ela seria impossível mapear o animal mais indicado para ser multiplicado e nisso a Intergado nos auxiliou com sua metodologia e seu procedimento altamente profissional“, comenta JR Fernandes. “A Grama sempre foi uma referência em seleção de Senepol e ter iniciado nossa trajetória na pecuária brasileira através dela é motivo de grande orgulho para a Intergado“, encerra o técnico da empresa.

    Graças a esse sistema, as prova acontecem duas vezes por ano, com capacidade para 500 animais. Desde a implantação do primeiro sistema Intergado de cochos eletrônicos para medição de eficiência alimentar na Grama, passaram pelo Safiras mais de 2 mil novilhas e mais de 300 reprodutores avaliados. E a parceria não para por aí. Ela só se fortalece.

    NOSSOS 20 ANOS, UMA CELEBRAÇÃO

    No dia 05 de agosto, a Grama comemora com você seus 20 anos de história na raça Senepol com o Leilão Virtual Celebration Grama Senepol, que será transmitido pelo Canal Rural a partir das 21 horas. Serão 30 lotes das principais linhagens que formaram o rebanho número 1 do Brasil, que nunca parou de selecionar. Entre as ofertas, teremos doadoras, prenhezes, embriões, novilhas prenhas e um grande destaque absoluto, que contaremos mais pra frente. Vale a pena aguardar. Agende-se!