CQG TERÁ RESULTADO AO VIVO

Renovamos a nossa missão de entregar o melhor ao mercado. E com inovações. Seja na forma de informação ou de genética. É o que vamos fazer nesse compromisso que começa no dia 19 de outubro, com o anúncio do resultado final do Centro de Qualificação Genética Grama Senepol (CQG), edição 2019.1.

Você não precisa nem arrumar as malas para conhecer os novos campeões de Safiras e Topázio do Senepol. Vamos anunciar os resultados ao vivo pelo Canal Rural, numa programação que começa às 10h e se estende até 13h do dia 19/10. Isso mesmo! Mais do que saber quem são as novas doadoras e os novos touros melhoradores, você vai ter acesso ao que existe de mais atual no melhoramento genético da raça no Brasil e poder, com isso, investir com segurança e tranquilidade.

Você terá mais informações sobre essa nossa iniciativa de divulgar os resultados do CQG-Senepol 2019.1 com a presença do Geneplus/Embrapa dentro do estúdio do Canal Rural em rede nacional. Não bastasse isso, a partir das 11h45, ofertaremos o que existe de mais moderno em genética avaliada e qualificada: aspiração e embriões de doadoras desta edição do Safiras acasaladas com os touros campeões das últimas duas edições do Topázio, prova que, aliás, classificou os melhores indivíduos para os leilões de dois domingos seguidos, dias 20 e 27/10, às 9h, também pelo Canal Rural. Nosso trabalho sempre está pautado na melhoria continua de nossos processos de seleção, com o objetivo de gerar ganhos exponenciais de produtividade aos nossos clientes. Fato este que exprime bem a nossa assinatura: Grama Senepol – Uma Filosofia de Trabalho.

Contamos com a sua audiência. Boa leitura!

 

 

A VANGUARDA DO SENEPOL

Melhoramento contínuo garante acesso a um tesouro descoberto

Não há nada mais valioso do que um tesouro que acaba de ser descoberto. É com essa filosofia que a Grama Senepol coloca à disposição pacotes de aspirações e embriões de doadoras que acabam de se qualificar na edição 2019.1 do Safiras do Senepol, maior prova de avaliação de fêmeas jovens da raça no mundo.

Se melhoramento genético se caracteriza pelos filhos serem sempre superiores aos pais, então as fêmeas jovens que se sobressaíram nessa prova passam a ser declaradas Campeãs, Safiras Top 10 ou Safiras Superiores e, com isso, levar em seu DNA o que há de mais moderno para a sequência desse aprimoramento.

É o que vai à venda em lotes de aspirações e de embriões dessas novas doadoras, acasaladas com touros campeões das duas últimas edições do Topázio do Senepol, prova realizada simultaneamente no Centro de Qualificação Genética Grama Senepol (CQG).

É a chance de investir num material genético que nem a Grama tem ainda e já distribui ao mercado de forma responsável, democrática e inédita, com transmissão ao vivo dos resultados desse verdadeiro tesouro genético.

OS MUITOS QUILATES DO SENEPOL

Lapidação de Safiras e Topázios validam o CQG na Fazenda da Grama

Este é o caso de um tesouro que tem rendimento. Não aquela monetização que qualquer investidor precisa ficar horas grudado na tela de um computador ou pendurado no telefone com corretores para encontrar as melhores oportunidades. O Senepol é uma ferramenta consolidada como grande solução para a pecuária de corte do Brasil há pouco mais de 20 anos. Entregar ao mercado personagens que cumpram o seu papel com a acurácia que a qualificação genética pode entregar como se fosse um certificado de produção, isso é um comodismo que selecionadores ganharam com a estrutura criada pela Fazenda da Grama, em Pirajuí/SP, para dar essa certeza a quem precisa de tais garantias.

Desde 2009, a Grama Senepol enxergou que precisava identificar as melhores mães passíveis de multiplicação genética através de técnicas de FIV e TE. É dessa época a máxima de que uma fêmea não pode ser considerada doadora apenas pelo fato de ter dois ovários.

Encontrando as melhores novilhas pré- selecionadas em diversos criatórios que comungaram dessa filosofia, o programa Safiras do Senepol cresceu e ganhou fama mundial, que se reverteu em prêmio internacional pela relevância na contribuição do melhoramento genético da raça num país de dimensão continental. Passaram pelo Safiras mais de 3.500 fêmeas de mais de 60 pais diferentes. A mesma didática das fêmeas diz que um macho não pode ser considerado reprodutor apenas por ter dois testículos. Daí que, em 2017, nasceu o programa Topázio do Senepol, que passou a dividir a estrutura do que se nomeou Centro de Qualificação Genética Grama Senepol, ou CQG- Senepol, com 48 cochos eletrônicos que medem em tempo real consumo e conversão alimentar, mais os bebedouros eletrônicos que deram início às avaliações de eficiência hídrica.

Esse foi um dos pioneirismos da Grama ao introduzir a tecnologia da Intergado, que lá começou em 2013 e hoje atua também no CQG-Senepol com seus equipamentos que medem estresse térmico e reatividade animal.

A mesma tecnologia de alta precisão é usada nas duas provas para coleta e compilação de dados por parte de empresas e instituições de renome mundial para todas as outras características, que envolvem Ganho de Peso, Reprodução, Carcaça e Morfologia (veja quadros). Todas as informações coletadas são passadas ao Geneplus, da Embrapa, que roda os dois programas e estabelece os rankings Safiras e Topázio, levando em consideração critérios que determinam o que se busca de equilíbrio em réguas de DEPs de cada animal classificado – ou lapidado, se entendermos que são todos verdadeiros patrimônios.

Essa precisão acompanha a modernidade das avaliações com a genômica empregada pela Grama em todo o seu rebanho, a fim de garantir ainda mais a acurácia dessas informações geradas inicialmente como potencial genético e que se provam no campo e nos sumários da ABCB-Senepol, para quem a Grama fornece a totalidade dos dados coletados, com o objetivo de abastecer o PMGS, programa de melhoramento oficial da raça.

Graças a ações como as que se desenvolvem no CQG-Senepol, a associação já tem hoje mais de 100 mil cabeças registradas, ostenta um crescimento anual da ordem de 30% no número de criadores e os rebanhos continuam difundindo uma genética que está em praticamente metade das 100 melhores fêmeas ranqueadas no primeiro sumário de fêmeas da raça no Brasil, publicado em 2018 pela ABCB- Senepol com chancela do Geneplus/ Embrapa.

O que reforça o poder dessa genética vai além da estatística que coloca a Grama como líder disparada em produção de oócitos e validação de embriões de suas doadoras dentro dos protocolos da InVitro Brasil (é a segunda maior produtora entre todas as raças).

É o que está novamente em pauta nessa programação que envolve todo esse conceito de mostrar os resultados e vender o que identifica de melhor entre seus produtos e de parceiros na forma não de papéis que se monetizam conforme as intempéries de mercados voláteis, mas desse tesouro que se garante na tecnologia e na responsabilidade dos 21 anos de seleção da Grama Senepol, que é uma filosofia de trabalho.

LEGENDA

Peso Final: peso do animal no final da prova, ajustado para a idade média do grupo.
GPD: ganho de peso médio diário no período da prova.
CAR:consumo alimentar residual – medida de eficiência do uso de alimentos ingeridos.
AOL: área de olho de lombo, medida na região entre a 12ª e 13ª costelas por ultrassom, no final da prova.
EGS: espessura de gordura subcutânea, medida na região entre a 12ª e 13ª costelas por ultrassom, no final da prova.
ETR: escore de trato reprodutivo – avaliação da precocidade sexual do animal.
EPF: escore de população folicular – avaliação do potencial de produção de oócitos.
Escore Visual: combinação de escores visuais de racial, cor, umbigo, pelo e leite.
Conformação Frigorífica: escore visual que avalia a capacidade de produção  de carne do animal, sendo uma combinação dos tradicionais escores de Estrutura, Precocidade e Musculosidade do EPMURAS.
CE:medida do perímetro escrotal do animal.

 

Tenho Interesse – Quero Saber Mais

Para esclarecer dúvidas e demais informações, preencha o formulário abaixo.