Características

Senepol criado solto na ilha moldou muitas características da raça que se traduzem em benefício até hoje.

Uma junção de benefícios que colocam no Senepol a característica do taurino adaptado ideal para produção de carne a campo através da monta natural é o que marca o sucesso comercial da raça. Todas as mensurações feitas em programas como Safiras e Topázio do Senepol confirmam as características que começam na seleção natural da raça em seu berço, na ilha de Saint Croix, no Caribe, e se validam num meio-sangue produzido em grande escala, com no mínimo 30% a mais de produtividade, com mais qualidade de carne e em menos tempo.

Tudo começa com a HETEROSE máxima resultante do choque de sangue do Senepol em vacas zebuínas e/ou em F1 produtoras do tricross. Passa ainda pela ADAPTAÇÃO explicada num estudo feito pela Grama revelando a morfologia da glândula sudorípara semelhante à de um zebuíno, que confere aos animais alta capacidade de liberação de calor, que bezerros descendentes do cruzamento com Senepol carregam na sua composição, junto com outros tantos benefícios que marcam a raça:

Carcaça exuberante

ESTRUTURA – bezerrada que nasce pequena (média 35 kg) e se desenvolve bem, desmamando com média de uma @ a mais (entre 260 e 300 kg) que outras raças, segundo estudos encomendados pela ABCB-Senepol com importantes instituições. Animais de frame médio adequado, que herdam musculosidade, comprimento e profundidade na proporção ideal de costelas e pernas. Meio-sangue que chega mais rápido ao abate (4 meses antes os machos em relação a outras raças e 5 meses as fêmeas) e tem excelente preenchimento de posterior, onde estão as carnes nobres.

Marmoreio e excelência evidentes em corte prime.

QUALIDADE DE CARNE – rendimento médio de 54% de carcaça com a qualidade de carne premium medida em abates técnicos e hoje bonificados por programas protocolados na indústria por reconhecimento de sua excelência, documentada por instituições que assinam as características de maciez, suculência e sabor de alto padrão. Estudo recente aponta que dois terços dos pecuaristas que produzem bezerros meio-sangue Senepol recebem premiação em dinheiro na entrega de seus produtos, bem como o produtor de gado comercial tem sido melhor remunerado no mercado de pecuária de corte em relação a outros cruzamentos: valorização superior em novilhas (23%), boi magro (18%) e bezerro (17%).

RESISTÊNCIA – por descender de um animal criado naturalmente e em clima tropical, conserva a rusticidade semelhante à dos zebuínos, com capacidade de adaptação que permite um baixo índice de infestação de endo e ectoparasitos, confirmando estudos feitos por pesquisadores norte-americanos e australianos.

Pelo zero e pele escura dão resistência a endo e ectoparasitos.

ENERGIA – o pelo zero e vermelho e pele escura dão, além da resistência, a condição de o animal dissipar calor e esse conforto térmico vem também da seleção natural no ambiente onde foi criado, solto, conservando energia necessária para caminhadas pela ilha, sem esforço excessivo na respiração – não precisa buscar sombras ou consumir água em grandes quantidades para suportar o clima.

Glândula sudorípara é um termorregulador natural da raça.

 COMPORTAMENTO – a docilidade vem do caráter mocho predominante do Red Poll, na formação da raça, e do regime de criação solto, sem cercas e em meio ao convívio com os habitantes locais com o qual foi desenvolvido em Saint Croix.

PRODUTIVIDADE – A consequência do bom temperamento é aumento de produtividade, ligado à melhor conversão de tudo o que ingere e a consolidação da equação genótipo = fenótipo + ambiente, que desenhou no Senepol a ossatura forte e a musculatura evidente, que permite o touro de buscar a vaca com mais saúde e, consequentemente, libido.

Touro Senepol pode cobrir em média 40 vacas no campo.

FERTILIDADE – Com facilidade na locomoção, cascos fortes e bem repartidos, boca larga e narinas dilatadas, o equilíbrio na saúde do Senepol resulta em maior condição reprodutiva. As estatísticas mostram nos machos capacidade de cobrir entre 40 e 50 vacas a campo e começar mais cedo a sua vida sexual, a partir dos 14 meses. Nas fêmeas, cio verificado a partir dos 12 meses, podendo oferecer na vida reprodutiva pelo menos uma cria a mais, com índice médio de 90% de prenhez. Além disso, é comum ver vacas Senepol parindo ainda entre os 15 e 18 anos de vida, com boa produção de oócitos.

Docilidade das primeiras fêmeas da Fazenda da Grama com a nova geração da família Fernandes, Gabriela e Jaime.

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS

– Adaptabilidade
– Pelo Zero
– Resistência a parasitas
– Boca larga
– Narinas dilatadas
– Frame adequado
– Caráter mocho
– Docilidade
– Ossatura e cascos fortes
– Libido
– Precocidade sexual e de acabamento
– Fertilidade
– Heterose

Boca larga, narinas bem dilatadas e caráter mocho, benefícios da seleção natural.