A padronização do gado em Saint Croix foram feitas experiências com reprodutores Brahman e Devon

A ideia de padronizar o gado em Saint Croix continuou e foram feitas experiências com reprodutores Brahman e Devon? O rebanho foi “fechado” para apuração dos resultados, pelo menos até o início da década de 1940, e a maior dificuldade era mantê-lo crescendo e tentando diminuir o grau de consanguinidade.

Em 1942, o mesmo Bromley, que havia comprado o primeiro touro britânico em Trinidad 24 anos antes, adquiriu na vizinha ilha de Saint Thomas, numa fazenda chamada State Tutu, o primeiro touro Red Poll puro, chamado Doctor, que passou a cobrir as fêmeas N’Dama para fornecer produtos que depois foram chamados de Senepol _ “Sene”, da origem africana senegalesa, e “pol”, de Red Poll.

As crias desse cruzamento foram apurando as gerações seguintes, com uma bezerrada altamente resistente às doenças, com pelo zero, mochas, vermelhas e dóceis, com alta capacidade de ganhar peso e produzindo uma carne que já começava a impressionar por sua maciez, suculência e sabor. Pecuaristas vizinhos começaram a se interessar por esses mesmos resultados e isso popularizou a nova raça a partir de 1949, como mostraremos na sequência.

Saint Croix e sua topografia acidentada no meio de uma cadeia de montanhas, onde os Nelthropp passaram a desenvolver um gado cada vez mais padronizado e depois reconhecido como Senepol.