Grama Senepol recebe da Intergado o prêmio Criadores de Eficiência

Prêmio Criadores de Eficiência concedido pela Intergado à Grama Senepol pelo pioneirismo no uso da tecnologia de avaliação de consumo e conversão alimentar com tecnologia avançada. (Foto: Intergado)

A Grama Senepol é uma das agraciadas com o prêmio Criadores de Eficiência, concedido pela Intergado às empresas que acreditaram e apoiaram a avaliação de eficiência alimentar com a tecnologia dos cochos eletrônicos da empresa brasileira com sede em Minas Gerais. A Fazenda da Grama foi a primeira empresa particular a instalar o sistema, em 2013.

Desde o princípio, a Grama abriu as portas para apresentarmos essa metodologia que estava em implantação ainda no Brasil, em instituições como unidades da Embrapa e, de lá para cá, reforçou a importância de se detectar essa característica para o sucesso econômico da pecuária”, lembra o médico veterinário e doutor em Zootecnia Marcelo Neves Ribas, cofundador da Intergado.

Uma reunião no segundo semestre de 2012 entre ele e Junior Fernandes na Fazenda da Grama, em Pirajuí/SP, selou o acordo que instalou os primeiros 24 cochos eletrônicos que começaram a medir no início de 2013 a eficiência alimentar no programa Safiras do Senepol, de avaliação de novilhas para qualificação de doadoras.

Dois anos depois, o espaço foi ampliado para 48 cochos. A estrutura ganhou o nome de Centro de Qualificação Genética Grama Senepol – CQG-Senepol – e passou a abrigar também o programa Topázio do Senepol, a versão de touros do teste chancelado pelo programa Geneplus-Embrapa e que gera dados para o PMGS, o programa oficial de melhoramento da raça Senepol no Brasil. Foi na Grama, também, que a Intergado instalou os primeiros bebedouros eletrônicos para medição de eficiência hídrica e os aparelhos para avaliação da sensação térmica, uma forma de medir a tolerância ao calor.

Os primeiros testes realizados na Grama tiveram ampla repercussão na mídia e a tecnologia da Intergado cresceu pelo Brasil e mais sete países (EUA, Inglaterra, Austrália, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Cazaquistão).

Estamos fechando uma década de trabalho com esse poder de selecionar animais que tenham produtividade maior, com manutenção de rusticidade e menor custo. Os produtores já conhecem o peso da nutrição dentro de um confinamento. A eficiência alimentar é mais um parâmetro da gama de informações que o produtor precisa ter para compor o seu processo. Então, quem não aderiu ainda a essa tecnologia está ficando atrasado”, declarou Marcelo Ribas ao programa Giro do Boi, do Canal Rural.

O volume de animais testados era importante para ser efetiva a tomada de decisões e as fazendas que mais evoluem são as que medem. Se você detecta o animal superior, você é capaz de promover a seleção para essa característica”, completa. E isso, a Grama Senepol faz desde o início, daí o reconhecimento de um prêmio instituído a ela e mais 6 fazendas que contribuíram com dados de mais de 22 mil animais avaliados para essa característica de extrema importância chamada eficiência alimentar.