Ágio do bezerro supera 40% na parcial de setembro após 2 anos

O ágio do bezerro em relação ao boi gordo subiu pelo quarto mês consecutivo na parcial de setembro de 2023 e alcança maior patamar desde outubro de 2021.

Isso porque com o preço do boi gordo em queda, inclusive renovando a mínima do ano em setembro e o preço da categoria de reposição caindo menos, a diferença de preço entre a arroba do bezerro e a do macho pronto para o abate subiu pelo quarto mês consecutivo e alcançou o maior patamar desde outubro de 2021. Aliás, o ágio da arroba do bezerro em relação a arroba do boi gordo novamente superou o patamar de 40,0%, como ilustram os dados da primeira Figura.

O Farmnews atualizou os dados do preço do boi gordo, valores médios nominais, nos meses de setembro, nos últimos 10 anos. Clique aqui e confira!

A Figura a seguir apresenta a evolução mensal do ágio do preço da arroba do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) em relação ao preço da arroba do boi gordo (Cepea) entre janeiro de 2020 e a parcial de setembro de 2023 (média até o dia 8).

Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

O ágio da arroba do bezerro em relação a arroba do boi gordo na parcial de setembro de 2023 foi de 43,9%, o maior patamar desde outubro de 2021.

Vale lembrar que foi a primeira vez desde outubro de 2021 que o ágio do bezerro ficou acima de 40,0%, o que mostra um cenário menos favorável para a reposição do rebanho considerando o preço do boi gordo atual. Claro que a estratégia de reposição nesse momento, a partir de valores de venda do animal pronto para o abate em melhores patamares de preço é, sem dúvida, uma boa escolha.

A queda no preço do boi gordo acontece em uma fase marcada pela maior oferta de animais para o abate e uma demanda por carne bovina doméstica enfraquecida, apesar do embarque de carne bovina brasileira para o mercado internacional seguir próximo do recorde de 2022 no acumulado do ano até agosto (clique aqui).

Como temos comentado, apesar da forte queda no ano, a expectativa para os meses finais de 2023 é de uma recuperação, ainda que comedida, dos preços do mercado pecuário. O mercado futuro do boi gordo no início de setembro já mostra uma perspectiva mais otimista de valores frente aos patamares atuais.

E por falar no assunto, o preço futuro do boi gordo, apesar da queda após 4 altas consecutivas, encerra semana com valorização frente ao final de agosto. Clique aqui e saiba mais!

FONTE: https://www.farmnews.com.br/indicadores/agio-do-bezerro-supera-40-na-parcial-de-setembro-apos-2-anos/