TOP 100: O CRIATÓRIO GRAMA SENEPOL É ELEITO COMO 3º MAIOR VENDEDOR DE TOUROS TAURINOS DO BRASIL

Mesmo diante de um cenário desafiador a Grama consegue entregar ao mercado 320 touros Senepol melhoradores.

A revista AG Pec, edição de junho 2023, publicou o ranking TOP 100 – Taurinos, no qual a Grama ocupa o 3º lugar, sendo atualmente o maior vendedor de touro Senepol melhorador do Brasil.

No levantamento anterior, a Grama apareceu na 5ª posição. No de 2023, na 3ª posição, com 320 reprodutores. Jr. Fernandes, diretor da fazenda, classificou o ano de 2022 como “um ano extremamente desafiador”.

A pecuária da marca Grama é dirigida 100% à produção e comercialização de genética avaliada e melhoradora. A propriedade dispõe do maior centro privado de avaliação em eficiência alimentar da América Latina. Isso significa dizer que todos os animais comercializados passaram por essa mensuração, além das realizadas pelo Programa de Melhoramento Genético do Senepol (PMGS), levado pelo consagrado programa Embrapa Geneplus. “Nós entendemos que os clientes não estão se apresentando simplesmente para encontrar touros e, sim, soluções para o seu negócio”, ressalta Jr. Fernandes.

Segundo Fernandes, esse trabalho começa nos acasalamentos que, por sua vez, “utilizam inteligência artificial para minimizar erros e otimizar a leitura das Diferenças Esperadas nas Progênies (DEPs) e análises fenotípicas”. A preocupação em atender bem os clientes vai até a entrega dos animais vendidos nas propriedades investidoras. “É como uma rastreabilidade. Temos o controle de todo o processo até a entrega dos produtos em suas novas casas. Em 2022, rodamos 35 mil quilômetros entregando touros pelo país”, reforça.

Jr. Fernandes acredita que a hora é de “manter a produção. Tudo o que se decide hoje afeta o negócio daqui há dois ou três anos, quando o cenário favorável se desenhar”. Para o Senepol da Grama estar pronto para 2024, Fernandes aperfeiçoa a gestão e o bom andamento de todos os setores do negócio, inclusive no que diz respeito à capacidade técnica da equipe de trabalho  e à sua necessária valorização. “A cada amanhecer, queremos ser melhores do que o dia anterior”, enfatiza.

Fonte: AG Pec.