Grama transfere genética de ponta e melhora produção de touros Senepol no Norte do MT

A Grama Senepol continua colhendo com seus parceiros excelentes resultados fora da sua sede, que fica em Pirajuí/SP. Bem longe dali, mais de 1.900 km, a Fazenda Harmonia é quem comemora em Guarantã do Norte/MT o que a genética Grama tem proporcionado em cinco anos de parceria para produção de touros Senepol que vão abastecer a região. O último resultado foi da produção de 457 embriões por parte das doadoras adquiridas em sociedade pelo criador Manoel Pedro Rodrigues, da BoiRodrigues.

Doadoras Grama reforçam produção de embriões da parceria com a Fazenda Harmonia, em Guarantã do Norte/MT. (Fotos: Jadir Bison)
Touros Senepol de alta genética são o produto da parceria da Grama com a BoiRodrigues para a região Norte do MT.

Não tem nenhuma doadora que não tenha a sigla ZT”, ressalta o criador, comentando sobre a marca de registro da Grama Senepol. Foram duas coletas: 21 doadoras em maio e 16 em agosto (quatro estavam prenhas e não foram aspiradas no segundo protocolo), que produziram 1.749 oócitos e 523 embriões no total, dos quais 457 foram vitrificados pela ABS-In Vitro Brasil. A média das coletas foi de 12,14 embriões por doadora em maio acasalados com o touro ZT 1876 Berilo e 16,75 em agosto, com o reprodutor ZT 1753.

Touro ZT 1876 Berilo é pai dos embriões da primeira coleta, em maio, na Fazenda Harmonia.
Touro ZT 1753 foi acasalado com os embriões coletados em agosto na Fazenda Harmonia. (Foto: Rubens Ferreira)

A parceria com a Grama começou em 2015, após os resultados do cruzamento industrial no processo produtivo da Fazenda Harmonia que motivou a seleção de Senepol por parte da Boi Rodrigues, para fornecimento de touros para a região. “Aqui, a pecuária é feita sem malabarismos e essa influência da Grama tem rendido grandes resultados em função do trabalho competente que sempre foi feito pelo Junior Fernandes”, declara Manoel Pedro Rodrigues, citando o titular da Grama e da S+, que prestou assistência ao seu criatório.

Ele lembra que as doadoras da parceria são da sociedade em fêmeas que se qualificaram no Safiras do Senepol e outras de embriões indicados por JR Fernandes para implantação em Guarantã do Norte no início da parceria.

Esse resultado expressivo mostra que a genética Grama está muito bem representada no Norte do Mato Grosso, onde temos muito orgulho dessa extensão fora do nosso território por parte de um parceiro tão profissional como o senhor Manoel Pedro”, conclui JR Fernandes.