Senepol da GRAMA: O Senepol EFICIENTE!

Água com gás

Vacas Base Plantel Leachman 1999

JR Fernandes e os sócios na compra dos embriões de Senepol nos Estados Unidos tornaram-se proprietários de um botijão de nitrogênio que chegaria ao Brasil com material genético de parentes de raçadores que já forneciam sêmen altamente eficazes para projetos de cruzamento no Brasil com as melhores doadoras reunidas na Georgia, na propriedade da Leachman Cattle Company.

Eram fêmeas estruturadas, de um frame muito desejado, com muita funcionalidade de todas as características desejáveis a todos os selecionadores. JR Fernandes participou da seleção e dos acasalamentos com os técnicos americanos.

De noite, após baterem o martelo, os sócios tinham de celebrar o investimento vultuoso para a época – US$ 120 mil cada – e numa modalidade arrojada para eles, uma novidade ainda no Brasil, a transferência de embriões. Não havia champanhe no hotel e eles brindaram com taças de água com gás. Mesmo sem saber que resultado técnico e comercial teria aquela empreitada, depois do tim-tim começou para a Grama e seus sócios uma saga que contaremos a partir do próximo fascículo.