Confira o que faz dos nossos touros melhoradores aptos a dar retorno econômico em pecuária

A GARANTIA SUSTENTÁVEL

As exigências da pecuária de corte abriram os olhos de quem precisa produzir com sustentabilidade econômica e ambiental. Tudo isso sempre foi a filosofia de trabalho da Grama Senepol em prol do desenvolvimento da pecuária. E com o taurino adaptado que ela trouxe para o Brasil na forma de embriões em 2000 esse caminho ficou mais curto. A grande pergunta que sempre ficou para nós: como vamos dar garantias de que nosso produto é qualificado e nossas informações são confiáveis?

Pensando sob esse prisma, a Grama criou o programa Topázio do Senepol, para definir os personagens que pudessem fazer a diferença no campo, agregar valor aos bezerros que mantém o Brasil como maior produtor mundial de carne. E com cada vez mais qualidade.

Essa missão é assumida todos os dias no CQG-Senepol que a Grama estruturou na propriedade, em Pirajuí/SP, de onde sai um conjunto de informações que alimentam o Programa de Melhoramento Genético Senepol (PMGS), da associação nacional, e que vira uma grande garantia para quem precisa produzir mais e melhor em menos tempo.

A CONSOLIDAÇÃO DA GRAMA SENEPOL

Foram muitos anos de estudo até que a Fazenda da Grama decidisse dar um salto no futuro introduzindo no Brasil a raça Senepol para ser uma grande solução para a pecuária de corte dos trópicos. E nunca mais parou de selecionar.

Tudo começou com a importação de 700 embriões selecionados nos Estados Unidos no ano 2.000. Ao perceber o seu potencial produtivo e, consequentemente, comercial a Grama ajudou a fundar logo em seguida a Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB) e dela se tornou sócio número 1, em 2002.

A partir daí, trabalhou incansavelmente para ser propulsora de um crescimento que encantou o agronegócio brasileiro e tornou o Senepol do Brasil uma referência mundial graças a ações que solidificaram esse crescimento.

A parceria sempre esteve no DNA da Grama, portanto a novidade Senepol precisava ser compartilhada e não por acaso o mercado absorveu em profusão a sigla ZT, de “Zé Torneira”, como é conhecido o fundador da Grama. Isso graças à confiança no trabalho de identificar os melhores indivíduos em programas como Safiras e Topázio do Senepol, criados para mapear cada novilha ou touro jovem com potencial para se tornar doador de genética superior para multiplicação através de FIV.

Foi nessa esteira e lançando tecnologias de avaliação no Centro de Qualificação Genética Grama Senepol (CQG), com chancela de empresas e instituições de renome internacional, que a Grama ajudou a consolidar a raça no País e justificou os prêmios internacionais que já conquistou, como reconhecimento pelo esforço de avermelhar os pastos do Brasil com animais realmente melhoradores, capazes de produzir mais e melhor em menos tempo.

TOPÁZIO DO SENEPOL, O TOURO COMPLETO E CERTIFICADO

PROGRAMA IDENTIFICA OS MELHORADORES APTOS A DAR RETORNO ECONÔMICO EM PECUÁRIA

A evolução da pecuária de corte só é possível graças ao melhoramento genético praticado em propriedades que reforçam a responsabilidade de selecionar pensando sempre na qualidade do produto final e no retorno econômico em todos os elos da cadeia. O grande personagem para cumprir esse objetivo é o touro utilizado a campo, via monta natural. Numa extensão como a do Brasil e com a aptidão de trabalhar no pasto, ele ganha um papel fundamental. E é na qualidade de um bom reprodutor que está boa parte do que o produtor de carne precisa para ganhar na sua atividade. Essa preocupação sempre foi um lema para o Senepol da Grama. Foi assim que nasceu, em 2017, o programa Topázio do Senepol. Para certificar cada indivíduo produzido e comercializado, a equipe incorporou cada vez mais tecnologias e índices que pudessem assegurar o poder de produção de seus animais, nos mesmos moldes do Safiras do Senepol. As fêmeas iniciaram, em 2009, a era do programa mais completo de avaliação da raça no Brasil, porque são elas as formadoras de plantel que depois se multiplicam em touros para atender à demanda de mercado. Como o titular da Grama, JR Fernandes, sempre dizia que uma fêmea não pode ser considerada doadora só por ter dois ovários, segundo ele também um touro não pode ser reprodutor apenas por ter dois testículos.

Essa foi a base da decisão de avaliar no Topázio do Senepol 100% da safra de machos nascidos na fazenda usando a mesma estrutura do Centro de Qualificação Genética Grama Senepol (CQG), que abriga o Safiras, com capacidade para 500 cabeças por edição.

As avaliações são feitas por uma equipe de profissionais altamente qualificados para tal (quadro 1) e, no final, o Geneplus/Embrapa estabelece o Índice Topázio de cada animal, credenciando cada um deles a produzir sêmen para programas de IATF ou a campo, com o poder e a qualidade de carne que a raça já mostrou ser indiscutível e, no Topázio, torna-se evidente.

Todos os índices de ranqueamento dos animais avaliados (quadro 2) tornaram o programa completo e pioneiro na medição de eficiência alimentar pelo método Intergado, que estreou a tecnologia dos cochos eletrônicos exatamente na Grama, em 2012, depois os bebedouros eletrônicos, que deram início à medição de eficiência hídrica na sua plataforma que funciona como balança.

Avaliação visual, de comportamento, de tolerância ao calor, de todas as outras características morfológicas e reprodutivas deram corpo a esse verdadeiro pacote de informações.

E entrou a ultrassonografia de carcaça, que encontrou dentro de cada animal avaliado a confirmação de sua capacidade de ser economicamente viável, com dados de área de olho de lombo, espessura de gordura e marmoreio. Essa tecnologia ajudou a provar em todas as medidas a evolução (quadro 3) buscada no processo de melhoramento genético.

Esse nível de tecnificação cumpre o objetivo da Grama de colocar no mercado o maior número de informações possível para dar segurança aos investidores. Cabe agora a quem precisa de um bom reprodutor escolher no Índice Topázio aquilo que ele necessita para o seu rebanho, inclusive se ele tem capacidade de produzir animais que possam gerar boa qualidade de carne através do selo Gourmet. Afinal, a garantia é da Grama e do novo selo Topázio do Senepol.

Gilberto Menezes Diretor – Geneplus/Embrapa
A estrutura montada na Fazenda da Grama é fantástica. Deve ser explorada a fim de avaliar o máximo de animais possível, sejam machos ou fêmeas, proporcionando uma completa coleta de dados produtivos e reprodutivos dos animais, alguns para características de difícil mensuração, como eficiência alimentar. Torna-se fonte importante de dados para o melhoramento genético da raça Senepol no Brasil. Já é hoje uma fonte de touros jovens potencialmente superiores, o que representa benefício não apenas para o melhoramento genético da raça em si, mas também para os produtores de carne.

Liliane Sugisawa – DGT Brasil
Os touros da Grama são avaliados por ultrassonografia através do software BIA. Com as informações de Carcaça complementando as de fenótipo, desempenho e eficiência alimentar, há segurança em ofertar reprodutores customizados para cada sistema de produção. A pecuária de corte atual urge por mudanças drásticas no encurtamento do ciclo para melhorar a qualidade da carne e o touro Senepol avaliado promove o alcance desse degrau. Além disso, haverá indivíduos para sistema intensivo completo e até carne gourmet (marmorizada). Todo esse banco de informações, analisado caso a caso, proporciona precisão na escolha do touro certo para cada fazenda.

ENTENDENDO O TOPÁZIO DO SENEPOL

O QUE SÃO E PARA QUE SÃO INDICADOS OS ÍNDICES QUE COMPÕEM  O CERTIFICADO DO TOURO

Comprar um touro hoje não é apenas olhar, gostar e pagar. Junto dele precisa ir um pacote de informações que preencha a necessidade do produtor. E o Topázio do Senepol parte do princípio do equilíbrio e que apenas os de melhor avaliação podem ser comercializados, segundo o ranking estabelecido pelo Geneplus, da Embrapa. Mas sempre tem uma característica que atenda mais à demanda de algum rebanho carente de melhoria em determinadas qualidades.

O certificado que acompanha o touro, onde quer que ele vá trabalhar, leva mais que a identificação do animal e sua aprovação em reprodução e fenótipo. Informa cada avaliação da ultrassonografia de carcaça (AOL, EGS e marmoreio), as características de desenvolvimento (ponderal e peso final) e eficiência alimentar, medida nos cochos eletrônicos da Intergado.

Com o resultado final do seu desempenho compilado pelo Geneplus, o animal é classificado como campeão Primeiro, Segundo ou Terceiro colocado do seu grupo e se tem chancela Ouro, Prata ou Gourmet (caso seja elite ou superior nas três características de ultrassom).

O programa indica ainda a utilização de cada Topázio, se ele é para coleta de sêmen, se para repasse de gado puro ou formador de bezerro com alto valor agregado no pasto. Para o que quer que seja, esse pacote científico torna o Topázio do Senepol um produto certificado e garantido.

COMPROVAÇÃO DA QUALIDADE

LEGENDA: 

  • CAR (Kg): Consumo alimentar residual – medida de eficiência do uso de alimentos ingeridos.
  • AOL (cm2): Área de olho de lombo, medida na região entre a 12ª e 13ª costelas por ultrassom, no final da prova.
  • EGS (mm): Espessura de gordura subcutânea, medida na região entre a 12ª e 13ª costelas por ultrassom, no final da prova.
  • Marmoreio (%): medida de marmoreio de carcaça – gordura intramuscular.
  • Top Carcaça: Ranking pela combinação de AOL – EGS – MAR dos melhores animais para o conjunto carcaça.
  • Peso Final (kg): Peso do animal no final da prova, ajustado para a idade média do grupo.
  • GPD (kg): Ganho de peso médio diário no período da prova.
  • Conformação Frigorífica (1-6): Escore visual que avalia a capacidade de produção de carne do animal, sendo uma combinação dos tradicionais escores da Estrutura, Precocidade e Musculosidade do EPMURAS.
  • Racial (0-10): Escore visual de racial (1-6), convertidos para uma base 10.
  • CE (cm): Medida do perímetro escrotal do animal.
  • Chancela Campeão 1º: Sêmen/Rebanho PO/Cruzamento Industrial.
  • Selo Topázio Gourmet: Elite ou Superior para as 3 avaliações de carcaça: AOL, EGS e Marmoreio.
  • Chancela TOP 20 Carcaça: 20% Melhores touros para o conjunto carcaça (AOL – EGS – MAR).
  • Chancela ABCB: Prova chancelada pela Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Senepol.