O N`DAMA SE ENCAIXOU PARA FORMAR O SENEPOL NA PARTE ORIENTAL DA ILHA DE SAINT CROIX

A parte oriental da ilha de Saint Croix, mais seca e onde se criava um gado sem muita qualidade por algumas famílias que dividiam a atividade com o algodão e indigueiro, planta que exige climas mais quentes e de onde se extrai o anil, é onde o N´Dama se encaixou perfeitamente para depois formar o Senepol, que ficou conhecido como a linhagem CN, iniciais da fazenda Castle Nugent.

Cenário típico da região mais seca e quente da ilha de Saint Croix, no lado onde vacas N´Dama como a da foto se adaptaram bem para formar posteriormente o Senpeol com a linhagem CN, iniciais de Castle Nugent.

No começo da década de 1950, ela foi comprada pela família Wall, que dentre seus membros contava com Caroline, mais tarde casada com o italiano Mario Gasperi. Howard Wall, pai de Caroline, introduziu em 1957 os primeiros exemplares de Senepol na propriedade, pensando no sucesso de que ele já tinha notícia pelas mãos dos Nelthropp e, depois, com Ward Canaday.

Em 1963, Mario Gasperi, que já havia concluído seus estudos nos Estados Unidos, mudou-se com Caroline para Saint Croix e, juntos, passaram a selecionar o Senepol CN (iniciais de Castle Nugent) com a precisão que aquele lado da ilha exigia por causa de suas condições naturais.

Caroline e Mario Gasperi, que chegaram a morar nos Estados Unidos e voltaram a Saint Croix para selecionar o Senepol CN, iniciais de Castle Nugent, fazenda comprada no início dos anos 1050 pelo pai dela, Howard Wall.