Touro ZT 1876 Berilo, da Grama Senepol, surpreende na desmama em fazenda do MS

A Fazenda Boa Vista, de Nova Andradina/MS, tem o que comemorar com o cruzamento industrial promovido com a adoção do Senepol na sua vacada cruzada (F-1 Angus x Nelore). A utilização de sêmen do touro ZT 1876 Berilo da Grama, qualificado Topázio do Senepol, ajudou a registrar uma desmama média de 290 kg na bezerrada da fazenda, que realiza o ciclo completo em pecuária e há 10 usa taurinos pra fazer meio-sangue e tricross.

Touro Berilo da Grama, pai da desmama pesada na Fazenda Boa Vista, em Nova Andradina/MS.

Tivemos um ano atípico, com geada e seca prolongada, dificuldade com os pastos e, mesmo assim, o resultado nos surpreendeu, foi muito satisfatório”, conta o zootecnista Douglas Rodrigues, que administra a fazenda.

Segundo ele, a indicação para a escolha dos touros foi de Liliane Sugisawa, que realiza as avaliações de carcaça pela DGT-Brasil no programa Topázio do Senepol, do qual os dois touros foram destaque recentemente.

Escolhemos dois touros – o outro é Fofão da Coroados, da bateria da S+ – por causa dos dados de ultrassonografia de carcaça, com alto índice de AOL tanto até a desmama quanto depois, mais ainda, no confinamento e a tendência é que em breve eles revelem esse potencial”, completa.

É uma fazenda extremamente bem conduzida do ponto de vista de gestão econômica e biológica, que tem acompanhamento, que dá lucro e onde as decisões são todas pautadas na razão e não na emoção e esse resultado vem da confiança que eles tiveram na raça e no uso das informações para alcançar esse objetivo”, conclui Liliane Sugisawa.

No link do vídeo, uma pequena amostra da bezerrada da Fazenda Boa Vista com a desmama pesada de quem provou e gostou da genética selecionada na Grama Senepol. https://www.youtube.com/shorts/oQ6owu3gupY