Senepol da GRAMA: O Senepol EFICIENTE! T1-E1

Apresentação

Clones 904

A Grama Senepol inicia uma nova série de pequenos fascículos com trechos de sua história, que se confunde com a da raça Senepol e sua chegada ao Brasil. A partir de hoje, quinzenalmente você vai acessar no site e nas redes sociais da Grama um trecho dessa trajetória, até a sua consolidação nos pastos do Brasil.

O primeiro fascículo lembra que a Fazenda da Grama, fundada por José Antônio Fernandes Netto, o Zé Torneira, e Dejanira Bellodi Fernandes, sempre lidou com pecuária e produção de carne. Teve até uma butique de cortes nobres em Jaboticabal/SP, para levar ao mercado a excelência do que produzia com cruzamento industrial nos pastos da fazenda, em Pirajuí/SP.

Até o dia em que o médico veterinário Junior Fernandes, que com a irmã Carolina trabalhava nos negócios da família, decidiu, com aprovação dos pais, estudar melhor a influência da raça Senepol no composto do qual a Grama se tornou franqueada na década de 1990.

Foi quando uma expedição aos Estados Unidos, para contato com especialistas em melhoramento genético, nos principais centros de pesquisa americanos, em 1999, convenceu a família Grama a dedicar seus esforços em iniciar a seleção do taurino adaptado que tinha surgido poucas décadas antes em uma ilha do Caribe, a pequena Saint Croix.

A sequência do que se tornou uma saga para a Grama e para a raça estará no fascículo seguinte