ALBERT FILHO MAIS VELHO DE HENRY NELTHROPP FOI O RESPONSÁVEL POR BUSCAR GERAÇÕES MAIS PRODUTIVAS DE ANIMAIS

Albert, o filho mais velho de Henry Nelthropp, era o responsável pelo manejo na fazenda Granard States e “fechou” a seleção para buscar gerações cada vez mais produtivas de animais que pudessem cumprir o objetivo de melhorar o fornecimento de proteína animal na ilha de Saint Croix?

Quem começou a resolver isso em 1918 foi Bromley Nelthropp, irmão mais novo de Albert, que rumou em uma viagem de navio de dois dias para Trinidad, pequena ilha ao sul do Atlântico que forma Trinidad e Tobago, nas Antilhas Menores, onde encontrou e comprou um touro de uma tonelada batizado em Trinidad de Captain Kidd, que ele logo renomeou para Douglas, segundo relatos da negociação _ não confirmados, porque uma anotação escrita a mão por um dos Nelthropp nomeava o touro de Sultan.

Pagou o equivalente a 2 mil dólares junto ao Ministério da Agricultura de Trinidad, que tinha ligação com a Estação Britânica de Pesquisas. E levou esse reprodutor para iniciar o cruzamento com suas vacas africanas em Saint Croix. O resultado disso começamos a mostrar na próxima quinzena.

Bromley Nelthropp, irmão mais novo da família, foi quem viajou dois dias de navio até Trinidad para buscar o primeiro touro britânico para cobrir a vacada N´Dama em Soint Croix.