Embrapa enaltece no Canal do Boi parceria com o Safiras do Senepol

O Programa Safiras do Senepol e a Embrapa Gado de Corte, através do programa Geneplus de avaliação e melhoramento genético, estreitam suas relações e ampliam a parceria a partir da edição 2015.2, que está em curso. O coordenador do GeneplusGilberto Menezes, concedeu entrevista ao Canal do Boi em que enaltece a importância do programa criado em 2009 na Fazenda da Grama, em Pirajuí/SP.

No programa Pecuária BR, exibido pelo Canal do Boi do dia 27 de janeiro, ele frisou os benefícios que os selecionadores proporcionam à raça Senepol adotando critérios tão rigorosos de avaliação e qualificação de doadoras. “Em outras raças, o macho tem muita importância por causa da sua capacidade de formar rebanho, mas no Senepol, com o uso correto de tecnologias como FIV e TE, a fêmea ganha um valor muito grande e essa qualificação que os selecionadores buscam dá segurança de que o material genético a ser multiplicado é superior”, afirmou.

Ele confirmou que a Embrapa vai participar da avaliação morfológica das novilhas do teste que termina no dia 12 de março. O pesquisador Lucas Nascimento Silva vai compartilhar com a S+, coordenadora da prova, a responsabilidade de avaliar a parte visual das 240 fêmeas inscritas. É apenas uma das sete características que compõem o teste – além de ganho de peso, escore do trato reprodutivo, população folicular, frame, eficiência alimentar e carcaça.

Esta última, aliás, é outra fonte da parceria do programa com a Embrapa. A partir deste ano, o sumário do Geneplus contará com os dados de avaliação de carcaça das 1.500 fêmeas que passaram pelo teste desde 2009. “Para nós é um grande orgulho fazer parte do programa e a gente só tem a agradecer essa transferência de um arsenal de informações, que vai agregar muito para o Sumário da raça”, disse, na entrevista. Gilberto Menezes e Lucas Silva estarão na Fazenda da Grama para a divulgação do resultado e das premissas que comporão o ranking final da prova. A Edição 2015.2 já terá sua classificação final estabelecida pelo software da Embrapa-Geneplus.