Teste de tolerância ao calor realizado durante o programa Safiras do Senepol 2009 será tema de painel na Reunião Anual da SBZ


  • Clique aqui para fazer o download do trabalho de pesquisa
    Durante a 47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, que será realizada entre os dias 27 e 30 de julho, na UFBA (Universidade Federal da Bahia), em Salvador (BA), será apresentado o painel baseado no trabalho “Termorregulação de novilhas Senepol submetidas a um teste de tolerância ao calor na região Sudeste do Brasil”.
    O trabalho foi realizado durante as avaliações do programa Safiras do Senepol 2009, realizado pela Fazenda da Grama, de Pirajuí (SP). Os responsáveis pela tese são Josiane Maria Cardoso Starling (Professora Doutora da Universidade de Franca); Andrea Roberto Bueno Ribeiro (da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo); Maurício Mello de Alencar (Embrapa Pecuária Sudeste, de São Carlos); Danísio Prado Munari (Professor Assistente Doutor da FCAV – Unesp de Jaboticabal); Rodrigo Pelicioni Savegnago (aluno do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento Animal da FCAV – Unesp de Jaboticabal); José Antônio Fernandes Junior (Médico Veterinário, Doutorando em Reprodução Animal pela FCAV – Unesp de Jaboticabal); Ana Luisa Paço (aluno do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento Animal da FCAV – Unesp de Jaboticabal), Adriana Mércia Guaratini Ibelli (Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Genética e Evolução da UFSCar/São Carlos) e Luciana Correia de Almeida Regitano (Bolsista de Produtividade de Pesquisa CNPq).
    O objetivo do trabalho foi avaliar as respostas relacionadas à termorregulação de 53 novilhas puras da raça Senepol submetidas a um teste de tolerância ao calor. Foram realizadas duas medidas diárias de temperatura retal, frequência respiratória, taxa de sudação e temperatura do pelame nas regiões do hipotálamo, paleta, costado e garupa, durante três dias.
    As medidas foram feitas às 7h e 14h. Nos mesmos horários, mediu-se também a temperatura ambiente e a pressão parcial de vapor. A partir do dendograma da análise de agrupamento hierárquico, se dividiu os animais em três grupos homogêneos, considerando-se as variáveis fisiológicas.
    A partir da divisão prévia dos animais identificados na análise de agrupamento, realizou-se a análise de agrupamento não hierárquico. Os animais do agrupamento Cluster 3 apresentaram as menores médias para FR (50,83 movimentos respiratórios/min) e TS (1.037,06 g/m2/h), principalmente à tarde, quando o estresse pelo calor foi imposto aos mesmos.
    Mesmo em grupos genéticos de animais elite de raça com alto grau de adaptação às condições tropicais, é possível indicar, por meio de teste de tolerância ao calor, grupos de animais que mantém a homeotermia sob condições de temperatura do ar crítica superior, com menores custos fisiológicos de energia para a realização dos mecanismos de termólise.
    Programa Safiras do Senepol 2009
    Participaram do Programa Safiras do Senepol 2009 53 jovens novilhas de sete criatórios convidados: Genetropic Agropecuária, Fazenda Santa Helena, Fazenda Capim Dourado, Estância Goudard, Fazenda Água Limpa, Fazenda Tufubarina e Fazenda San Francisco. Todas as fêmeas foram avaliadas em características como precocidade sexual, fertilidade, adaptação máxima, desempenho (peso e ganho de peso), qualidade de carcaça (ultrassonografia) e perfil linear (conformação, leite e racial).
    As avaliações do programa foram realizadas em parceria com a Unesp de Jaboticabal (SP), a Embrapa de São Carlos (SP), o Instituto de Zootecnia de Sertãozinho (SP), Aval e Coan Consultoria. O programa contou também com apoio da ABCB Senepol (Associação Brasileira de Bovinos Senepol).
    Junior Fernandes, diretor de pecuária da Fazenda da Grama, explica que “as fêmeas foram avaliadas pelo potencial genético, perfil linear, adaptação, habilidade materna e fertilidade”. Ele ressalta que as avaliações superaram as expectativas e os resultados foram considerados excelentes.
    A edição 2010 do programa está em andamento na Fazenda da Grama.