Programa Safiras é chancelado, também pelo mercado, através do Leilão Virtual Safiras do Senepol


A edição 2011 do Leilão Virtual Safiras do Senepol, promovida no último dia 10 de novembro, em Bauru (SP), teve um faturamento total de R$ 1,2 milhão. Destaque absoluto para as Safiras Top 10 e para os embriões TOP 10.
Uma realização da Fazenda da Grama, Genetropic Agropecuária e Santa Helena Senepol, com a coordenação da S+ Senepol e o apoio do grupo Parceiros do Senepol, o evento foi transmitido para todo o Brasil pelo Canal do Boi. Além dos realizadores, também participaram os seguintes criatórios: Paranoá Senepol, 3G Senepol, Bela Vista Senepol e Senepol da Terra.
Foram comercializadas 40 novilhas POI Safiras, além de 80 embriões POI (Safiras Top 10). Segundo o médico veterinário Junior Fernandes, diretor de pecuária da Fazenda da Grama, “o Leilão Virtual comprova o sucesso do programa Safiras do Senepol, que hoje é o teste de performance mais completo para avaliação e seleção de futuras doadoras Senepol no Brasil e também em nível mundial. Já avaliamos, com o apoio dos parceiros, mais de 300 novilhas POI”.
O evento proporcionou a entrada de oito novos criadores para a raça, além da forte presença de criadores consagrados participando das aquisições. Jairo F. Lima, da Genetropic Agropecuária, destaca sua satisfação pelo equilíbrio na distribuição das vendas, tanto para criadores estabelecidos como para os novos investidores na raça. “Isso demonstra a qualidade e confiança no trabalho desenvolvido através do programa Safiras”, destaca.
Para Alex Marconato, do Santa Helena Senepol, outro ponto crucial foi a valorização dada aos animais como reconhecimento ao empenho do grupo em trazer sêmen dos grandes genearcas mundiais para compor o pedigree dos animais a venda. “Temos o compromisso, com nossos clientes, de impedir que a concentração em algumas linhagens não possibilitam o ingresso de novos criadores na raça”, afirma.
Um dos novos criadores é Teotônio Brandão Vilela Neto, da Fazenda Mata Verde, situada no estado de Alagoas. “Fiz um curso com o Junior Fernandes em Ribeirão Preto e perguntei a ele qual touro poderia usar para ter o melhor resultado de repasse no meu gado. Ele me falou do Senepol, do Programa Safiras e me convidou para conhecer a Fazenda da Grama. Fiquei muito encantado com a precocidade, adaptabilidade ao calor e docilidade dos animais. Sinto-me ansioso para começar a trabalhar com a raça”, relata.
Guilherme Garcia, da Fazenda Onze de Maio, de Londrina (PR), é outro dos novos Parceiros do Senepol. “As características da raça que mais me atraíram foram o acabamento de carcaça, precocidade, docilidade e pelo zero. Foi um leilão especial, gente séria no comando e genética de ponta”, afirma. A opinião é compartilhada por outro novo investidor na raça, Fernando Marangon, da Estância Santo Antônio Luzes, de Botucatu (SP). “Tenho grandes expectativas, pretendo investir cada vez mais, pois acredito muito no potencial do Senepol”, diz.
Um show do músico Almir Sater marcou a abertura do evento. O cantor, compositor e instrumentista é também um criador da raça Senepol e um dos integrantes do grupo Parceiros do Senepol. Almir cantou músicas famosas de seu repertório, como “Chalana” e “Tocando em Frente”, entre outras.
Sobre o Programa Safiras do Senepol
As avaliações do Programa Safiras do Senepol são coordenadas pela equipe técnica da S+ e contam com a colaboração de renomados pesquisadores da Unesp, Embrapa, Instituto de Zootecnia e Coan Consultoria. O médico veterinário Junior Fernandes, diretor de pecuária da Fazenda da Grama, destaca que “adquirir uma Safira representa uma potencialização dos resultados e, ao mesmo tempo, a minimização de riscos para quem investe na raça Senepol”.
De acordo com a classificação do Programa, as novilhas classificadas entre as 10 melhores do programa em todas as características integram o grupo Safira Top 10. As novilhas classificadas como superior com avaliação final acima da média do grupo, integra o grupo Safiras. E as novilhas classificadas como inferior, com avaliação final abaixo da média do grupo, voltam para a fazenda de origem, para projeto de acasalamento dirigido. São avaliados os seguintes quesitos: escore do trato reprodutivo (precocidade e fertilidade), ultrassonografia de carcaça, escore visual (tipo, pelo e umbigo), adaptação e ponderais.
Mais informações podem ser obtidas com Junior Fernandes pelo telefone (16) 9785-2152 ou pelo e-mail jrfernandes@senepolmais.com.br.