Produção de embriões em 2014 faz da Grama uma fábrica de genética

Uma fábrica de genética qualificada. Essa definição cabe perfeitamente no conceito do Senepol da Grama diante dos números que o criatório vem apresentando na produção de embriões de alta qualidade, que viram produtos de excelência dentro da raça no Brasil. Prova disso é o número de embriões produzidos em 2014 pelas doadoras da marca de José Antônio Fernandes Netto. Segundo Jr Fernandes, foram 4.000 embriões produzidos, sendo 3.200 de FIV, muitos deles transferidos em receptoras de parceiros espalhados pelo Brasil e o restante de TE.

Grande parte desse número pertence a criadores que passam a selecionar Senepol para fornecer material genético de qualidade para produção de carne. Com o crescimento da demanda pelos resultados que a raça proporciona, com base nessa genética, a Grama passou a identificar suas fêmeas mais produtivas para avaliá-las e qualificá-las ao ponto de estarem aptas ao fornecimento de embriões. “A gente vai ampliando as famílias que originaram o Senepol no Brasil e geração após geração vamos obtendo grande produtos” atesta Jr Fernandes, pioneiro na introdução da raça no Brasil no ano 2.000 através de embriões importados.

Loira Grama
Loira Grama

Exemplo disto são ícones como Loira da Grama e Grama 904, que já tem netas produzindo na fazenda, graças à identificação de suas qualidades em programas como o Safiras do Senepol. Muitas delas recém saídas do teste já começaram a produzir muito cedo. Em dezembro último, o trabalho de três dias de coleta de 20 fêmeas resultou em 203 embriões, segundo relatório do médico veterinário Luciano Aranha, gestor de Serviços da S+. “Uma média de 10,15 embriões por doadora jovem é um número muito expressivo”, declara. Ele informa que só a novilha GRAMA 1125 produziu 32 embriões viáveis e 21 foram congelados na categoria Grau 1, o de melhor qualificação na TE. “É um número que impressiona, porque não importa a idade das doadoras, elas estão sempre produzindo muito e bem”, relata Aranha.

GRAMA 904
GRAMA 904

Com tanta prolificidade e qualificação, não é difícil imaginar a qualidade dos produtos que virão com a marca Senepol da Grama nos eventos de 2015. E fica fácil imaginar o interesse de pecuaristas e selecionadores por produtos que tenham a marca pioneira na seleção de Senepol no Brasil.