Genova da Goud iguala recorde do Safiras e ganha dois novos sócios

O programa Safiras do Senepol vai provando o seu valor, literalmente. Uma campeã em desempenho no maior e mais completo programa de avaliação de fêmeas da raça no mundo só podia ter reconhecido pelo mercado o seu real valor. E o novo destaque de comercialização da raça foi também a campeã da prova. Genova da Goud (Goud 556), primeira campeã da edição 2015.2, encerrada em março, ganhou novos sócios e se juntou ao pódio dos recordes de preço, com um total de R$ 378 mil.

Fazer uma campeã do Safiras já é algo indescritível para nós, poder compartilhar uma genética tão importante e ver esse reconhecimento do mercado completa essa sensação de que estamos evoluindo na nossa seleção”, declarou Gilmar Goudard, do Goud Senepol e também presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol.

Genova da Goud (OLR Único Rojo 4Y x WJ Wizard 23D), nascida em 26/10/2014, venceu o grupo 2 da última edição da prova, que teve sua capacidade de inscrições dobrada para 500 animais – e por isso dividida em dois grupos contemporâneos. Teve o melhor desempenho em todas as características avaliadas no programa, inclusive reprodutivo, eficiência alimentar, precocidade e desenvolvimento, com índices ranqueados pelo Geneplus, da Embrapa.

Arte de apresentação do que era o lote surpresa do leilão: Genova da Goud virou destaque como campeã do Safiras e como nova joia da raça. (Foto: Jadir Bison / Arte: DEP Propaganda)
Arte de apresentação do que era o lote surpresa do leilão: Genova da Goud virou destaque como campeã do Safiras e como nova joia da raça. (Foto: Jadir Bison / Arte: DEP Propaganda)

No leilão, ganhou dois sócios, que se juntam a Gilmar Goudard na exploração de sua genética. Giongo Senepol, de Leonardo Giongo, e Grama Senepol, de Júnior Fernandes, adquiriram 33% cada um da campeã – inicialmente foi vendida metade por 36 parcelas de R$ 5.250,00 e após o martelo os novos sócios ficaram com um terço cada.

Nós procuramos investir apenas em animais que estejam na cabeceira da raça, porque confiamos nas avaliações e na genética de doadoras identificadas no Safiras. Já temos algumas delas produzindo muito bem em casa, imagine então uma campeã”, comemorou Astrolino Júnior, diretor de pecuária da Giongo Senepol, de Paranatinga/MT.

Acreditar na melhoria continua de nossos animais é nosso foco e nada melhor do que ter ao nosso lado parceiros com esta mesma filosofia de trabalho”, agradeceu Goudard publicamente após o remate, nas redes sociais. “Muito obrigado, Giongo e Grama Senepol, isso é o top do top”, concluiu o titular do Goud Senepol, de Uberlândia/MG.

Para Jr Fernandes, da Grama e da S+, o desprendimento de parte de uma campeã é algo que tem ajudado o crescimento da raça no País. “Além de estar fazendo uma gestão sem ressalvas na associação, o Gilmar é uma pessoa que se preocupa em promover o melhoramento genético da raça como um todo, por isso aceitou nosso convite de disponibilizar um material genético como essa verdadeira joia, então a honra em ser parceiro dele e da Giongo nessa campeã é todo nosso”, afirmou.

Com o resultado, Genova da Goud igualou em valorização a campeã da edição anterior, Graz 70, que se consagrou na edição 2015.1, em setembro do ano passado, e que a parceria Grama/ZB Senepol negociou no mesmo Leilão Safiras Grama, em novembro, ao criador Marcus Farah, do Senepol Belvale, de Ituiutaba/MG. A edição 2016.1 do programa Safiras do Senepol está em curso na Fazenda da Grama, em Pirajuí/SP, e vai até setembro. Só então conheceremos o próximo destaque da raça.