Fazenda Mariópolis comemora sucesso do 1º Leilão Parceiros do Senepol

Para a Fazenda Mariópolis, o 1º Leilão Parceiros do Senepol, realizado pela Fazenda na Grama durante a Feicorte, em São Paulo, atingiu o objetivo de valorizar animais da raça com alta qualidade genética. O remate somou R$ 659.080,00, com a comercialização de 49 lotes. Para a criadora Maria Lúcia de Abreu Pereira, proprietária da Fazenda Mariópolis, a valorização alcançada deixa claro o potencial da raça para o desenvolvimento da pecuária brasileira. “Ficamos satisfeitos com a realização deste evento, especialmente porque ele reforça para a pecuária nacional o potencial que o Senepol tem”, comemora a criadora.
A Mariópolis ofertou quatro lotes de novilhas e, em parceria com a Fazenda São José, um touro de excelente performance. “O Senepol é uma raça adaptada que está há cerca de oito anos no Brasil. Dentro das nossas condições de clima, ambiente e pastagens, esses animais têm grande potencial para crescer muito e aumentar a produtividade nacional. No leilão, nós oferecemos ótimos exemplares para acrescentar a melhor genética para o plantel brasileiro”, explica Maria Lúcia.
Os animais que a Fazenda colocou à venda no remate participaram do Teste de Performance Mariópolis 2007, o maior programa de melhoramento genético das raças adaptadas da pecuária brasileira. Eles foram desmamados aos sete meses de idade com peso médio de 230 kg, valor que está mais de 70 kg acima da média nacional.
Eles foram analisados durante seis meses em critérios importantes para a pecuária como ganho médio diário de peso, perímetro escrotal, musculosidade, adaptabilidade, altura, comprimento, musculosidade, aprumos e espessura do couro, além de índice funcional e de desempenho. “Selecionamos um touro e três fêmeas com genética de alta qualidade comprovada e, por isso, esperávamos desde cedo que eles iam fazer sucesso no leilão. Temos certeza de que, nas propriedades onde eles serão utilizados, esses animais vão transmitir características preciosas para o rebanho”, comemora a criadora.
Fundada em 1993, a Fazenda Mariópolis está instalada em Itapira (SP) em área de 600 hectares. No total, são 1,2 mil animais selecionados, sendo 700 matrizes. Desde o início, a propriedade investe nas raças adaptadas Bonsmara, Caracu e Senepol.