Fazenda da Grama dá início à quarta edição do teste de performance Safiras do Senepol

O teste de performance Safiras do Senepol, promovido pela Fazenda da Grama, de Pirajuí (SP), com apoio do grupo Parceiros do Senepol, terá a sua quarta edição (a segunda em 2011) realizada a partir do próximo mês de maio. As inscrições já estão abertas e o objetivo do teste é avaliar fêmeas PO e POI em idade jovem e chancelá-las quanto ao seu potencial genético e econômico, proporcionando um crescimento sustentável para os criadores, investidores e, consequentemente, para a raça Senepol.
Podem participar fêmeas nascidas entre os dias 01 de maio e 30 de setembro de 2010. O teste será realizado até o dia 10 de outubro de 2011, sendo que a entrada dos animais deverá ser realizada no período de 01 a 05 de maio, devendo todos estar vacinados contra brucelose e clostridioses.
A classificação das novilhas é feita da seguinte forma: as novilhas classificadas entre as 10 melhores do programa em todas as características integram o grupo Safira Top 10. As novilhas classificadas como superior com avaliação final acima da média do grupo, integra o grupo Safiras. E as novilhas classificadas como inferior, com avaliação final abaixo da média do grupo, voltam para a fazenda de origem, para projeto de acasalamento dirigido.
Serão avaliados os seguintes quesitos: escore do trato reprodutivo (precocidade e fertilidade), ultrassonografia de carcaça, escore visual (tipo, pelo e umbigo), adaptação e ponderais. O teste será coordenado pela equipe técnica da S+ Senepol.
O médico veterinário Junior Fernandes, diretor de Pecuária da Fazenda da Grama, explica como funciona a avaliação desses animais. “O Programa Safiras, em sua quarta edição é hoje o teste de performance mais completo para a avaliação de novilhas Senepol e a forma mais segura para que possamos trazer novos investidores para nosso grupo”, argumenta.
Em novembro, será realizado o Leilão Virtual com a participação de 60 novilhas. O investimento para participar do Safiras do Senepol 2011 será, por animal, de 11 parcelas de R$ 124,50.
Informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 9785-2152, pelo e-mail jrfernandes@senepoldagrama.com.br ou pelo site www.senepoldagrama.com.br.