Fazenda da Grama atrai novos investidores para a pecuária com sistema de parcerias


Jorge Basílio e Junior Fernandes
A pecuária nacional passa por uma fase em que os resultados produtivos estão em evidência e os criadores podem respirar com mais alívio e pensar em estratégias de crescimento. A Fazenda da Grama, criadora de animais da raça Senepol em Pirajuí (SP), oferece uma opção para os investidores em busca de investimento seguro e rentável. Por meio de seu sistema de parceria, que inclui a venda de 50% dos melhores animais do rebanho, a propriedade também tem atraído novos empresários para a pecuária nacional.
Esse sistema se torna uma porta segura para quem deseja entrar no agronegócio, mas não tem a experiência necessária para extrair o máximo de produtividade do negócio. Em uma das opções de parcerias, a Fazenda da Grama vende metade dos direitos sobre o animal e continua com o manejo do mesmo. “Uma parceria sólida é uma maneira segura de viabilizar o crescimento da pecuária. O principal atrativo é a credibilidade que a propriedade conquistou no meio rural”, analisa médico veterinário Junior Fernandes, coordenador de pecuária da Fazenda da Grama.
Entre os que se tornaram parceiros, está o criador Jorge Basílio, de Juína (MT), membro do Conselho Consultivo de Corte da Lagoa, que já conhecia so resultados do Senepol em programas de cruzamento industrial e começou a criar Senepol (raça pura) incentivado pela Fazenda da Grama. Ele se tornou um parceiro ao comprar 50% da doadora 970 da Grama por R$ 48.000,00 durante o 1º Leilão Parceiros do Senepol, realizado na Feicorte 2008, em São Paulo, em junho passado. “O que mais chama a atenção na Fazenda da Grama é a qualidade dos animais e a filosofia de trabalho da família. Foi isso que conquistou minha confiança”, explica Basílio. A fêmea continuará na Fazenda da Grama, que agora divide o sucesso deste animal em sociedade com o grupo Jorge Basílio e Irmãos.

Doadora 970 da Grama
A raça Senepol – Presente na Fazenda da Grama desde 1999, quando foram importados 700 embriões da raça em parceria com a Sacramento Agricultura e Pecuária e a Agropecuária Stéfani, o Senepol é uma raça adaptada com 80 anos de história. Desenvolvida no Caribe, Ilhas Virgens (Saint Croix), ela encontrou no clima tropical brasileiro as condições favoráveis para desenvolver seu potencial de produção de carne. Caracterizados pela forte padronização dos animais e pela resistência à ectoparasitas, os animais Senepol também são indicados para o cruzamento com Nelore ou F1 (britânicas ou continentais).