Objetivo

Tecnologia e Precisão

O Centro de Qualificação Genética Grama Senepol, ou CQG-Grama, nasceu para atender com o máximo de tecnologia a demanda dos programas Safiras e Topázio do Senepol. Desde 2009, quando surgiu o programa de qualificação de jovens doadoras criado pela Grama Senepol, em Pirajuí/SP, a estrutura só ganhou mais precisão com a adoção de equipamentos e chancelas importantes.

CQG
CQG Cochos Eletrônicos

A Fazenda da Grama foi a primeira propriedade particular do Brasil onde a Intergado instalou em 2013 os seus primeiros cochos eletrônicos para avaliação de eficiência alimentar. Eram 24 módulos, que dois anos depois se multiplicaram por dois para abrigar machos e fêmeas avaliados no CQG.

A tecnologia, que depois se espalhou pelo Brasil como solução para identificação de animais que podem render mais consumindo menos, consiste na medição de consumo alimentar pelos cochos eletrônicos, que funcionam como balança.

Identificação Tecnologia CQG

Cada animal que passa a cabeça pela janela do cocho aciona pelo sensor a identificação do chipe no seu brinco e o sistema reconhece o indivíduo. Quando ele sai do cocho, o peso do que fica na balança indica o quanto ele comeu e essa informação é vai direta e imediatamente ao banco de dados, ao qual o criador proprietário do animal tem acesso pelo aplicativo da Intergado.

A estrutura também é dotada de bebedouros eletrônicos, que também tiveram suas primeiras unidades instaladas no CQG, três anos depois. O sistema de identificação por sensores é o mesmo dos cochos e conforme o animal ingere água ela é reposta automaticamente pelo equipamento eletrônico.

Cocho eletrônico mede também consumo de água e pesa automaticamente as novilhas em prova no Safiras do Senepol, na Fazenda da Grama.
CQG Bebedouros

O maior benefício é que o acesso à água é por uma plataforma que também é uma balança, o que elimina a necessidade de manejo dos animais para pesagem. Isso representa uma informação que também é conduzida online para o sistema e todos os dados são cedidos pelo CQG para a Embrapa estudar através do Geneplus a eficiência hídrica, uma característica cuja literatura passou a existir graças à iniciativa da Grama.

Estação Térmica e Bebedouros

Outro aparato técnico que a Intergado tem em funcionamento na Grama é a estação térmica, que controla através de medidores a adaptabilidade dos animais em avaliação.

O CQG mantém ainda a estrutura de um curral simples e completo para manejo com alta tecnologia de identificação eletrônica de todos os animais que passam pelo brete, equipamento de avaliação de temperamento que mede a reatividade animal na saída do tronco e uma série de tecnologias que os técnicos que assistem à Grama e às provas que ela realiza utilizam para coletar os dados que se transformam em índices hoje repassados à ABCB-Senepol para abastecer o PMGS e auxiliar, com o máximo de precisão, a seleção da raça por criadores de todo o país.