O Senepol é uma raça taurina criada na pequena ilha de Saint Croix no caribe americano, durante a procura de uma família por um tipo bovino que pudesse alimentar com qualidade a população local? A “descoberta” aconteceu pouco mais de 100 anos atrás, quando vacas da raça africana N´Dama, originária do Senegal, foram cruzadas com um touro Red Poll, de origem britânica.
Daí o nome Senepol para essa raça que parece ter sido feita para o Brasil, tamanha similaridade das aptidões que precisávamos por aqui encontradas em um animal capaz de produzir o cruzamento industrial a campo, com sustentabilidade.
A construção dessa história é o que a Grama Senepol se propõe a contar quinzenalmente a partir de agora, em uma nova Websérie que servirá para que você conheça, com o máximo de detalhes, a trajetória da raça na sua origem, sua expansão para centros de pesquisa e criatórios nos Estados Unidos, até desembarcar no Brasil no início dos anos 2000, tendo a Grama um dos pioneiros na busca por material genético que ajudasse a espalhar esse taurino adaptado pelos pastos do Brasil, sem nunca ter parado de selecionar.