Efetivações de embriões da Grama Senepol superam expectativa de novos parceiros

Quem investe na genética Grama Senepol colhe mais do que espera. É assim com parceiros espalhados por Acre, Minas Gerais e Santa Catarina, que tiveram a expectativa superada em relação a embriões que darão nas fazendas dos clientes uma extensão do criatório número 1 do Senepol brasileiro.

Em Itapagipe/MG, a Fazenda Buriti, de Pedro de Oliveira Júnior, registrou 66% de prenhez nos embriões implantados em suas receptoras. O número é mais que o dobro de efetividade da média nacional.

blank
Doadora do Senepol da Buriti. (Fotos: Arquivo Pessoal Buriti)

A fazenda é tocada pelos filhos Pedro Neto (agrônomo) e Emanuel (zootecnista) e a decisão da família foi colocar mais valor agregado nos bezerros. Daí conheceu a S+ e a indicação o levou à Grama, de quem comprou as primeiras doadoras, que forneceram 188 embriões. Os primeiros bezerros já nasceram. Com o objetivo de produzir touros para o futuro próximo, ele vai usar o Topázio do Senepol para avaliar seus animais dentro do CQG-Grama Senepol e se tornar fornecedor de genética para a região.

blank
Bezerros saem da desmama para participar do Topázio do Senepol.
blank
Objetivo da Buriti é fornecer tourinhos Senepol para região de Itapagipe/MG

Nosso trabalho está baseado na Grama e as vacas estão emprenhando também de sêmen de touros deles”, conta Pedro Júnior, que transformou a sua criação em Senepol da Buriti.

Paulo Ricardo seguiu essa linha de confiança na genética Grama que ele conheceu em 2020, depois de decidir com o pai trocar o rumo da sua pecuária de corte, que durava 15 anos na Fazenda Nova Vida, em Sena Madureira/AC. Investiu nos primeiros animais Senepol de um criador do Amazonas, dois anos atrás, percebeu o crescimento da raça e descobriu na Gramauma fonte genética de extrema confiança”, conforme define Paulo Ricardo.

blank
Bezerrada desmama da Nova Vida fruto de sêmen da Grama Senepol em Sena Madureira/AC. (Fotos: Arquivo Pessoal Nova Vida)

Para trocar a engorda de bois pela cria de bezerros, investiu em 110 embriões em leilão da Grama, implantou 86 na primeira leva de vacas em novembro e o resultado foi de 58% de prenhez. “Deu mais certo do que esperávamos e estamos animados com os embriões que ainda serão transferidos”, afirma, comemorando o desempenho dos primeiros nascidos de sêmen de touros da Grama colocados nas suas primeiras vacas Senepol. “A pesquisa que fizemos antes de ir atrás da genética da Grama deu resultado e fomos muito bem atendidos, estamos muito satisfeitos”.

blank
Doadora Senepol produzindo embriões para acasalamento com sêmen de touros Grama Senepol.

Em Celso Ramos/SC, Ademir Rodrigues da Silva só não tem os mesmos índices ainda para comemorar porque os 90 embriões adquiridos em julho na Grama chegaram bem antes da chuva. Ele toca com a mulher, Marina, e os pais, Juvenil e Cecília,  a atividade de integração lavoura com pecuária no Meio-Oeste catarinense e decidiu migrar a sua criação para o Senepol, depois de também pesquisar na internet.

Achei o site da Grama, liguei para o Júnior [Fernandes] e tive uma aula de Senepol, fomos muito bem atendidos e agora que as chuvas estão firmando aqui na região não vejo a hora de transferir”, anima-se Ademir. A expectativa já vale muito, mas em breve esse resultado também será contado nas mídias da Grama.