Grama News

Conheça um pouco mais sobre a nossa filosofia de trabalho em três publicações que criamos para detalhar essa história de contribuição para a raça Senepol no Brasil.

História da Grama

A Fazenda da Grama e a raça Senepol são dois protagonistas no segmento da pecuária que fazem parte daquelas histórias que o destino reservou um para o outro. O primeiro, porque estudou o quanto devia e precisava para ter a certeza de que podia fazer a diferença na atividade, até trazer a raça para o país no ano 2000 e nunca mais parar de selecionar. O segundo, porque parece ter sido feito para o Brasil, encaixou suas aptidões na necessidade da Grama de produzir mais e melhor em menos tempo e encontrou na vanguarda, no arrojo e know how do criatório a mola mestra para sua rápida expansão em terras brasileiras. Nesse e-book, contamos um pouco da história da criação da raça na pequena ilha de Saint Croix, no Caribe americano, e essa fusão com a história da Grama.
 

Programa Safiras

As exigências da pecuária de corte abriram os olhos de quem precisa produzir com sustentabilidade econômica e ambiental. Tudo isso sempre foi a filosofia de trabalho da Grama Senepol em prol do desenvolvimento da pecuária. E com o taurino adaptado que ela trouxe para o Brasil na forma de embriões em 2000 esse caminho ficou mais curto. A grande pergunta que sempre ficou para nós: como vamos dar garantias de que nosso produto é qualificado e nossas informações são confiáveis? Pensando sob esse prisma, a Grama criou em 2009 o programa Safiras do Senepol, para qualificação de novilhas com capacidade de multiplicação de genética superior, avaliada por um corpo técnico de instituições e empresas das mais respeitadas. Um pedaço dessa história de pioneirismo do mais completo programa de avaliação de fêmeas da raça no mundo está contada nesse e-book.
 

Programa Topázio

Como no Safiras, em que uma fêmea não pode ser considerada doadora por ter dois ovários, um macho também não pode ser um reprodutor só por ter dois testículos. Pensando assim, em 2017 a Grama ampliou a capacidade da sua estrutura para criar o programa Topázio do Senepol, que nos mesmos moldes das fêmeas, qualifica touros jovens para cumprir o seu papel na pecuária de corte a campo, no sistema de monta natural, ou na forma de sêmen. O histórico dessa evolução da raça e a modernidade cada vez mais empregada nesse processo estão no que denominamos hoje o Centro de Qualificação Genética Grama Senepol (CQG). É o que está em detalhes em mais esse e-book à disposição.