Técnicos Safiras

VEJA O QUE PENSAM A RESPEITO DO CQG-SENEPOL TÉCNICOS E ESPECIALISTAS EM MELHORAMENTO GENÉTICO ENVOLVIDOS NO SAFIRAS E TOPÁZIO DO SENEPOL

Nome: GILBERTO MENEZES
Empresa: Embrapa-Geneplus.
Cargo: Pesquisador.
Formação: Zootecnista.
Local Formação: Universidade Federal de Viçosa/MG.
Pós-graduação: Mestrado e Doutorado em Genética e Melhoramento Genético pela Universidade Federal de Viçosa.

Breve resumo: pesquisador da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande/MS) desde 2010, atuando na área de Melhoramento Genético Animal. Coordenador da raça Senepol no programa Embrapa de Melhoramento de Gado de Corte – Geneplus. No Safiras, coordena o programa que compila as informações geradas na prova e roda o ranking final.Como define o Safiras:Fomentar a identificação de fêmeas de maior potencial produtivo e reprodutivo, para contribuir com o melhoramento genético da raça Senepol”.

 

Nome: LUIZ FERNANDO PAUPÉRIO JÚNIOR
Empresa: TecGen.
Cargo: Sócio-diretor.
Formação: Médico Veterinário (1998).
Local Formação: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Pós-graduação: especialização em Reprodução de Bovinos pela Universidade Federal de Lavras (MG) e Especialização em Micromanipulação Cenargen/Embrapa.

Breve resumo: trabalha desde 2005 com a raça Senepol, conhecendo linhagens da raça de todas as origens, prestando assistência técnica em reprodução para vários criatórios. No Safiras do Senepol desde 2016, responsável pela avaliação de escore da população folicular.

Como define o Safiras: “A raça Senepol vem crescendo muito e um programa como o Safiras tende a dar mais credibilidade aos animais e aos criatórios”.

 

Nome: MARCELO NEVES RIBAS
Empresa: Intergado.
Cargo: Diretor Pesquisa e Desenvolvimento.
Formação: Médico Veterinário.
Local Formação: UFMG (2005).
Pós-graduação: Mestrado em Zootecnia (UFMG, 2006) e Doutorado em Zootecnia (UFMG, 2010).

Breve resumo: desde 2010 chefiando a equipe de desenvolvimento da Intergado. Desenvolvimento de equipamentos para pecuária de precisão e rastreabilidade.
Técnico responsável pelas medições eletrônicas de consumo de água e comida no CQG-Senepol, Marcelo Neves Ribas mostra evolução dos programas e sua contribuição para o avanço da raça no Brasil. 

Como define o Safiras: “É um programa completo, que não existe igual no Brasil, que se preocupa em medir as qualidades de cada animal e dar ao mercado uma segurança muito grande de investir em material genético com garantias de produtividade e economicidade”.

 

Nome: RAFAEL CARVALHO MIRANDA MARTINS
Empresa: Paraíso Nutrição Animal Ltda.
Cargo: Sócio-diretor.
Formação: Zootecnia.
Local Formação: FAZU – Uberaba/MG.
Pós-graduação: Especialização em Nutrição Animal.

Breve resumo: Sócio-diretor da Paraíso Nutrição Animal, atuando no mercado de rações e suplementos desde 2002 hoje em GO, MT, MS, MG, SP, BA, PA e TO. No Safiras, fornece a ração oferecida pelos animais inscritos na prova.

Como define o Safiras: “Programa de avaliação que já nasceu grande e direciona todos os esforços da raça para seleção de características produtivas que vem de encontro com a grande necessidade da pecuária, que é produzir carne de qualidade a baixo custo”.

 

Nome: ROGÉRIO COAN
Empresa: Coan Consultoria.
Cargo: Sócio-diretor.
Formação: Zootecnista.
Local Formação: UNESP / Jaboticabal/SP.
Pós-Graduação: Mestre em Forragicultura e Pastagens e Doutor em Nutrição de Ruminantes pela FCAV/UNESP – Jaboticabal/SP.

Breve resumo: 16 anos de experiência profissional no segmento de consultoria para empresas de nutrição animal, agropecuárias e fazendas em pecuária de corte. Formula a dieta oferecida às novilhas inscritas no programa.

Como define o Safiras: “Excelência no melhoramento genético”.

 

Nome: LILIANE SUGISAWA
EmpresaDesigner Genes Technologies Brasil (DGT-Brasil).
Formação: Zootecnista.
Local FormaçãoUNESP / Botucatu/SP (1998).
Pós-graduaçãoMestrado ESALQ-USP (2002) e Doutorado UNESP Botucatu (2005).

Breve resumo: diretora Técnica da DGT-Brasil, em Presidente Prudente/SP e professora da Pós-graduação da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU), tendo passado ela docência na UFGD (Dourados/MS) e UCDB (Campo Grande/MS), bem como colaboradora da Embrapa Gado de Corte, até 2008. Especialidade em ultrassonografia e crescimento animal, carcaça, carne, maciez, marmoreio, marcadores moleculares, bovinos de corte, ovinos, suínos e aves.

Como define o Safiras: “É um programa que contempla e mede todas as características importantes para a escolha de uma doadora para multiplicação”.

 

Nome: JOSÉ FERNANDO GARCIA
Empresa: Unesp Araçatuba.
Cargo: Avaliação Genômica.
Formação: Médico Veterinário
Local Formação: USP (1989)
Pós-graduação: Mestre em Ciências Veterinárias pela UFRS, em 1992, doutor em Reprodução Animal pela USP, em 1995 e MBA na área de Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, na FGV.

Breve resumo: Coordena o laboratório de Bioquímica e Biologia Molecular Animal da Unesp, de Araçatuba/SP; de 2010 até 2015, foi membro da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), do Ministério da Ciência e Tecnologia. Membro ativo da International Society of Animal Genetics (ISAG) e da International Embryo Transfer Society (IETS), também foi tesoureiro e presidente da Sociedade Brasileira de Tecnologia de Embriões (SBTE). Atualmente, é consultor pela AgroPartners Consulting.
Doutor em genômica envolvido nas avaliações do CQG-Senepol comenta sobre o avanço no melhoramento genético proporcionado pelos dados gerados nas provas Safiras e Topázio do Senepol.

Como define o Safiras: “Coletar com tanta precisão dados complementares de seleção como eficiência alimentar e carcaça, por exemplo, por um período de 150 dias é único e o Safiras foi pioneiro nisso, portanto a contribuição é enorme para a raça”.

 

Nome: BRUNO DI RIENZO
Empresa: Biogénesis Bagó.
Cargo: Gerente de Relacionamento Fazendeiro.
Formação: Médico Veterinário
Local Formação: PUC-MG
Pós-graduação: Gestão Estratégica do Agronegócio pela FGV e em Gestão de Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Como define o Safiras: “O Safiras, sem dúvida, surge como divisor de águas no desenvolvimento da raça Senepol. O programa possui a chancela de importantes empresas e com isso está levando a raça a um salto exponencial no tempo”.

 

Nome: RODRIGO BONILHA BOTELHO
Empresa: Geneplus/Embrapa.

Novo responsável pelas avaliações visuais representando a Embrapa no CQG-Senepol, técnico do Geneplus Rodrigo Bonilha Botelho ressalta credibilidade dos programas Safiras e Topázio para o desenvolvimento da raça a partir da Fazenda da Grama.

 
 
 
 

Nome: MURILO MACHADO CRUZ
Empresa: Paraíso Nutrição Animal.

Técnico em nutrição Murilo Machado Cruz, que representa parceira da Grama nas provas Safiras e Topázio, fala sobre importância da avaliação e da tecnologia do CQG-Senepol.