Programa Safiras mede consumo de água eletronicamente.

Você sabe quanta água um animal precisa consumir para produzir um quilo de carne? O programa Safiras do Senepol apura essa informação na edição que está em curso na Fazenda da Grama, em Pirajuí/SP. Medir o consumo diário de água das novilhas em teste é a novidade do programa do grupo Parceiros do Senepol e da Intergado. Trata-se do mesmo sistema de medição que foi implantado em 2013 para medir a eficiência alimentar das fêmeas Senepol.

Nesse novo cocho eletrônico de água sensores, identificam a novilha que passa com o seu chip pela janela que dá acesso à água. O cocho é uma balança e o consumo é informado com o peso que fica de água após a saída do animal. A água é reposta no cocho eletronicamente.

Outra diferença em relação ao que já existe é que para chegar ao cocho a fêmea passa por uma cápsula individual que tem uma plataforma também balança. Ou seja, cada vez que ela entra, seu peso fica registrado, eliminando a necessidade de manejo para pesagem e medição da evolução do animal. Segundo o técnico responsável pela intergado, Marcelo Neves Ribas, essa prática tem uma segurança muito grande na precisão das informações e vai gerar um número muito maior de dados para o programa.

O Safiras do Senepol termina em agosto e 10% das 214 fêmeas inscritas de 20 criatórios diferentes serão qualificadas Safiras Top10. A partir dessa qualificação, os técnicos da S+ começam a selecionar quais fêmeas vão se tornar as grandes doadoras da raça. E todas essas informações você vai conferir com o grupo Parceiros do Senepol. É só aguardar.

Esta entrada foi publicada em Notícias, Noticias Safiras, Sem categoria e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 1 =