Técnicos Safiras

Perfil Técnicos Safiras do Senepol

 

alex2016Nome: ALEX MARCONATO
Empresa: Senepol Mais.
Cargo: Técnico Gestor.
Formação: Médico Veterinário.
Local Formação: Universidade Barão de Mauá, Ribeirão Preto/SP.
Pós-graduação: Especialização em Melhoramento Genético.

Breve resumo: trabalha com Senepol desde 2000 e passou a selecionar a raça em 2003, assumindo gestão de logística da S+, empresa que presta serviços de assessoria técnica e comercial aos criadores. No programa Safiras do Senepol, participa das avaliações visuais da prova, junto com pesquisador da Embrapa Gado de Corte.

Como define o Safiras: “É um programa completo, que não deixa dúvidas com relação aos animais qualificados segundo o desempenho deles próprios”.

 

fabio2016Nome: FÁBIO MONTEIRO
Empresa: Instituto de Zootecnia (IZ), Sertãozinho/SP.
Cargo: Pesquisador.
Formação: Médico Veterinário.
Local Formação: Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Pós-graduação: Doutor em Reprodução Animal pela FCAV/Unesp/Jaboticabal.

Breve resumo: pesquisador do Centro APTA Bovinos de Corte, do IZ, desde 2005. Tem experiência nas áreas de Fisiopatologia da Reprodução Animal, avaliação da puberdade em bovinos, controle farmacológico do ciclo estral em bovinos, andrologia animal. Atua principalmente nos seguintes temas: população folicular, puberdade, andrologia e avaliação laboratorial do sêmen congelado na espécie bovina.

Como define o Safiras: “Inovação na pecuária de corte brasileira”.

 

Nome: GILBERTO MENEZES
Empresa: Embrapa-Geneplus.
Cargo: Pesquisador.
Formação: Zootecnista.
Local Formação: Universidade Federal de Viçosa/MG.
Pós-graduação: Mestrado e Doutorado em Genética e Melhoramento Genético pela Universidade Federal de Viçosa.

Breve resumo: pesquisador da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande/MS) desde 2010, atuando na área de Melhoramento Genético Animal. Coordenador da raça Senepol no programa Embrapa de Melhoramento de Gado de Corte – Geneplus. No Safiras, coordena o programa que compila as informações geradas na prova e roda o ranking final.

Como define o Safiras:Fomentar a identificação de fêmeas de maior potencial produtivo e reprodutivo, para contribuir com o melhoramento genético da raça Senepol”.

 

Nome: LUCAS NASCIMENTO SILVA
Empresa: Embrapa-Geneplus.
Cargo: Pesquisador.
Formação: Zootecnista.
Local Formação: Universidade Estadual de Maringá/PR.
Pós-graduação: Mestrado em Produção Animal, com ênfase em Melhoramento Genético Animal, pela Universidade Estadual de Maringá/PR.

Breve resumo: pesquisador da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande/MS) desde 2009, atuando na área de Melhoramento Genético Animal. Membro da equipe técnica do programa Embrapa de Melhoramento de Gado de Corte – Geneplus. No Safiras, é responsável pela avaliação visual das novilhas.

Como define o Safiras: “É um programa que gera muitas informações e por isso tem credibilidade na identificação de doadoras para seleção e não de matrizes comuns”.

 

Nome: LUIZ FERNANDO PAUPÉRIO JÚNIOR
Empresa: TecGen.
Cargo: Sócio-diretor.
Formação: Médico Veterinário (1998).
Local Formação: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Pós-graduação: especialização em Reprodução de Bovinos pela Universidade Federal de Lavras (MG) e Especialização em Micromanipulação Cenargen/Embrapa.

Breve resumo: trabalha desde 2005 com a raça Senepol, conhecendo linhagens da raça de todas as origens, prestando assistência técnica em reprodução para vários criatórios. No Safiras do Senepol desde 2016, responsável pela avaliação de escore da população folicular.

Como define o Safiras: “A raça Senepol vem crescendo muito e um programa como o Safiras tende a dar mais credibilidade aos animais e aos criatórios”.

 

Nome: MARCELO NEVES RIBAS
Empresa: Intergado.
Cargo: Diretor Pesquisa e Desenvolvimento.
Formação: Médico Veterinário.
Local Formação: UFMG (2005).
Pós-graduação: Mestrado em Zootecnia (UFMG, 2006) e Doutorado em Zootecnia (UFMG, 2010).

Breve resumo: desde 2010 chefiando a equipe de desenvolvimento da Intergado. Desenvolvimento de equipamentos para pecuária de precisão e rastreabilidade.

Como define o Safiras: “É um programa completo, que não existe igual no Brasil, que se preocupa em medir as qualidades de cada animal e dar ao mercado uma segurança muito grande de investir em material genético com garantias de produtividade e economicidade”.

 

Nome: RAFAEL CARVALHO MIRANDA MARTINS
Empresa: Paraíso Nutrição Animal Ltda.
Cargo: Sócio-diretor.
Formação: Zootecnia.
Local Formação: FAZU – Uberaba/MG.
Pós-graduação: Especialização em Nutrição Animal.

Breve resumo: Sócio-diretor da Paraíso Nutrição Animal, atuando no mercado de rações e suplementos desde 2002 hoje em GO, MT, MS, MG, SP, BA, PA e TO. No Safiras, fornece a ração oferecida pelos animais inscritos na prova.

Como define o Safiras: “Programa de avaliação que já nasceu grande e direciona todos os esforços da raça para seleção de características produtivas que vem de encontro com a grande necessidade da pecuária, que é produzir carne de qualidade a baixo custo”.

 

Nome: ROGÉRIO COAN
Empresa: Coan Consultoria.
Cargo: Sócio-diretor.
Formação: Zootecnista.
Local Formação: UNESP / Jaboticabal/SP.
Pós-Graduação: Mestre em Forragicultura e Pastagens e Doutor em Nutrição de Ruminantes pela FCAV/UNESP – Jaboticabal/SP.

Breve resumo: 16 anos de experiência profissional no segmento de consultoria para empresas de nutrição animal, agropecuárias e fazendas em pecuária de corte. Formula a dieta oferecida às novilhas inscritas no programa.

Como define o Safiras: “Excelência no melhoramento genético”.

 

yauri2016Nome: YURI BALDINI FARJALLA
Empresa: Aval Serviços Tecnológicos.
Formação: Zootecnista.
Local Formação: Universidade Estadual de Londrina/PR.
Pós-graduação: Mestrado em Ciência Animal e Pastagem pela Esalq/USP.

Breve resumo: desde 2010, membro da equipe técnica da Aval, atuando no melhoramento genético em gado de corte. Responsável pela avaliação de carcaça por ultrassonografia nas novilhas do Safiras do Senepol.

Como define o Safiras: “Safiras do Senepol é um exitoso teste de performance, no qual fêmeas jovens geneticamente superiores são identificadas e não escolhidas”.

Os comentários estão encerrados.