Safiras

Caro amigo,

Historicamente, as grandes invenções sempre surgiram de uma necessidade humana e modificaram significativamente nossa forma de viver: a roda, a bússola, a penicilina, o telefone, dentre outras tão importantes.

No nosso caso, como um dos pioneiros na introdução da raça Senepol no Brasil, não foi diferente. Diante de minha formação técnica, em Medicina Veterinária, eu sempre tive dificuldade em vender um animal da raça Senepol que não tivesse uma informação detalhada de sua performance. Por exemplo, como vender uma novilha à um novo criador? Pela sua beleza, pelo seu pedigree? Isto nunca me deixou tranquilo.

E foi diante desta dificuldade ou necessidade, que culminou em 2009 com a 1a edição do Programa Safiras, cujo objetivo foi de identificar aquilo que os olhos não podiam ver, ou seja, o real potencial genético e econômico de cada animal, independente de sua beleza, pedigree ou criador.

Esta foi a motivação para a criação do Safiras, cujo nome originou-se de uma pesquisa feita pela internet, que nos levou a descoberta da seguinte citação: “As safiras azuis são pedras preciosas populares. Já as safiras douradas são pedras preciosas altamente valiosas e raras. Antigos mágicos e sacerdotes privilegiavam as mesmas, por elas lhes darem o poder de consultar o futuro.”

Pronto, estava instituído o nome: Programa Safiras. Iniciado em 2009, já com 9 edições, com mais de 900 novilhas Senepol avaliadas e qualificadas, em idade jovem, de mais de 100 genearcas diferentes. Além de que, nas duas últimas edições, já foram avaliadas mais de 350 fêmeas, para eficiência alimentar. Algo inédito, inovador e pioneiro.

IMG_2344Tudo isto, feito com a participação contínua dos melhores especialistas do país, nas áreas de nutrição, reprodução e avaliação de carcaça; além da presença de renomados pesquisadores. Isto levou o Safiras à premiação internacional e reconhecimento do mercado nacional, como o mais completo programa de avaliação e qualificação de fêmeas Senepol.

Assim, para comemorar tudo isto, segue a 1a edição, impressa e pública, dos resultados da última edição do Safiras, realizada no primeiro semestre de 2014.

Esperamos que possa usufruir dos resultados apresentados, de várias maneiras, mesmo que ainda não tenha seu animal listado aqui. Estamos satisfeitos com a oportunidade de, através deste, contribuir para o crescimento responsável e sustentável da raça Senepol no Brasil e gratos pela confiança de todos que apoiam e participam deste Programa.

Forte Abraço,

Os comentários estão encerrados.