A Grama

Objetivo

O nosso objetivo  é demonstrar, através de nossa história, o quanto o Senepol pode contribuir para a pecuária nacional. Tanto com o uso de touros ou sêmen, para a produção de carne, como na pecuária seletiva, produzindo genética. Pretendemos compartilhar com nossos clientes e amigos toda essa trajetória, refletida na evolução do nosso rebanho.

Que cada proprietário de um animal com a marca ZT, apresentado aqui em suas origens, possa se sentir presenteado. É uma forma de dizer muito obrigado pela confiança em nosso trabalho. E para aqueles que ainda não nos conhecem, esperamos despertar o interesse pelo Senepol da Grama, o que seria uma honra para nós.

Enfim, buscamos refletir aqui o sentimento que a Grama traduz em seu slogan: “mais que uma raça, uma filosofia de trabalho”.

Junior e Sr José Antonio

Junior Fernandes e José Antonio Fernandes Netto
Grama Senepol

 

Nossa História

Fazenda da Grama

A marca de uma história, uma filosofia de trabalho.

 

IMG_2387

O homem encontra a natureza, soma ciência ao trabalho e transforma sonhos em futuro. É assim que a Fazenda da Grama escreve, a cada dia, sua história na pecuária, muito além das duas letras que identificam o seu rebanho. A jornada começou pelas mãos de José Antônio Fernandes Netto e Dejanira Fernandes, que ensinaram através do exemplo, o valor da palavra, esforço e união. Juntos plantaram a semente, que germinou e hoje se divide entre a produção de cana e a criação de animais da raça Senepol.

A marca ZT, que surgiu do apelido de José Antônio, conhecido como Zé Torneiro pelo antigo trabalho na produção de torneiras, se tornou a assinatura do rebanho da Grama, onde todas as ações se fundamentam em gestão, liderança e uso de tecnologias. A fazenda foi uma das primeiras do Estado de São Paulo a receber a certificação GlobalGap, norma que garante e atesta a qualidade de manejo, respeito ao meio ambiente, saúde animal, integridade dos colaboradores, uso racional de defensivos e mecanismos de rastreabilidade.

Essa visão também levou à conquista do prêmio nacional de melhor programa de inseminação artificial do Brasil, em 2005. Com o foco no aperfeiçoamento, a Grama se reinventa continuamente para ser uma referência em seu campo de atuação, uma empresa de vanguarda.

RUB_9583

Mas existe algo intocável, que nunca mudará.

O amor por um trabalho que começa ao nascer do sol, atravessa o dia gerando vida e renasce a cada manhã.

 

Chegar cedo. Acreditar, agir e fazer história

 

USA 200 aVendo além dos seus horizontes, a Fazenda da Grama encontrou a nova força da pecuária do outro lado do oceano: o gado Senepol. Uma raça superior pela precocidade, produtividade e qualidade da carne, entre outras razões. É também perfeita para o Brasil, pois o clima tropical é o mesmo de sua origem, em Saint Croix, Ilhas Virgens, no Caribe.

A paixão pelo Senepol nasceu através do cruzamento industrial, realizado em seu próprio rebanho de matrizes nelore e F1. Em 2000, em visita aos USA, a fazenda fecha a aquisição de 700 embriões da raça, em parceria com mais duas empresas.

A ação fez da Grama pioneira no ingresso do Senepol POI no Brasil. É o sócio número 1 da Associação Brasileira dos Criadores de Senpol. Um feito inédito para a época e de extrema ousadia. Em 2002, nascem os primeiros produtos dessa importação, que formaram a base do seu plantel.

A fazenda implantou, desde então, um programa permanente de seleção e melhoramento genético, através das biotecnologias de reprodução (TE e FIV), com o uso exclusivo de doadoras comprovadamente superiores e dos mais diversos patriarcas provados do mundo, para assegurar alta variabilidade genética e crescimento consistente sem riscos de consanguinidade.Butijão sêmen

Para isso, conta com um dos maiores bancos de sêmen do mundo, com mais de 100 touros.

Presente desde os primeiros passos do Senepol no país, a Grama participou do processo de fundação da Associação Brasileira dos Criadores de Bovino Senepol.

 

Grupo Parceiros do Senepol.

Sinergia nas ações

 

Parceiros do Senepol

Antecipando uma necessidade dos novos criadores e contribuindo assim para o crescimento do Senepol no Brasil, a Grama criou o Grupo Parceiros do Senepol, em conjunto com a Fazenda Santa Helena e Genetropic Agropecuária.

O objetivo é somar forças para ganhar em competitividade, preservando a identidade de cada criador.

O Grupo conta atualmente com um grande número de criatórios distribuídos por todo o Brasil e cresce de forma contínua, sólida e integrada. A coordenação é da S+ Senepol.

 

Compartilhando genética, experiência e estratégias comerciais, os parceiros expõem seus resultados em eventos e leilões, conquistando novos mercados e ganhos de escala para sua produção.

 

IMG_2511

Programa Safiras do Senepol.

A chancela da pesquisa

 

safiras

Lapidar uma raça e refletir seu brilho em números. A ideia gerou o Programa Safiras do Senepol, um teste de performance realizado na Grama, em duas edições anuais, que avalia fêmeas em idade jovem e as chancela de acordo com seu potencial genético e econômico.

É um programa democrático, aberto a todos os criadores interessados, que produz resultados compartilhados pelos participantes, em benefício próprio e daqueles que irão adquirir estes animais.

O processo de avaliação é coordenado pela equipe técnica da S+, com a participação de renomados pesquisadores da Unesp, Embrapa, Instituto de Zootecnia e Coan Consultoria.

Considerado um grande campo de fomento à pesquisa científica da raça Senepol, é também um dos maiores programas de avaliação de fêmeas do país pela quantidade de animais em estudo.

RUB_1531

São analisados critérios como o escore do trato reprodutivo, ultrassonografia de carcaça, escore visual, adaptação e desempenho produtivo. E o resultado aponta o caminho para o crescimento sustentável da raça, minimizando riscos e potencializando resultados para quem investe em Senepol.

Enfim, um programa chancelado pela pesquisa e reconhecido pelo mercado.

 

Genética ISLA.

Mapear as raízes. Preservar a essência

 

ISLA Senepol

Voltar às origens para encontrar a essência, pureza, modernidade e consistência genética do Senepol. É essa a tradução da Genética ISLA, uma iniciativa da Grama, Genetropic e Santa Helena para garimpar os melhores animais no berço da raça: a Ilha de Saint Croix, no Caribe.

Nessa jornada, os selecionadores chegaram até reprodutores e doadoras das linhagens WC e CN, comprovadamente superiores.

Os animais foram levados para os USA onde está se produzindo sêmen e embriões a partir de um metódico e primoroso plano de acasalamento, destinado ao Brasil. O trabalho inclui a preservação das linhagens WC e CN fechadas, assim como o cruzamento entre elas.

É uma redescoberta da raça. Viajar ao passado para planejar o futuro.

 

 

Onde Estamos

 

 

mapaLocalizacaoSenepoldaGrama

 

Nossas Conquistas

 

O cliente. Coração do nosso negócio.

A Grama acredita que cada cliente tem suas necessidades e, com a experiência adquirida ao longo de décadas no setor, oferece seus produtos de forma dirigida, através de caminhos diversos como leilões presenciais e virtuais, na fazenda ou via site, com o foco na qualidade dos produtos e confiabilidade das informações. Ter hoje animais expondo sua marca nos mais importantes criatórios do Brasil é fruto de um trabalho que reflete esse compromisso com o cliente, motivo de honra, orgulho e satisfação.

Elas nasceram aqui, mas hoje estão por todo Brasil.