Senepol: Programa Safiras divulga as campeãs

Reconhecido internacionalmente, prêmio que classifica jovens doadoras avaliou 240 novilhas em sua 12ª edição.

safirasdosenepol-canalrural
Novilhas durante a prova de avaliação de Fêmas do Programa Safiras do Senepol na fazenda da Grama.

O resultado do Programa Safiras do Senepol edição 2015 foi divulgado no fim de semana passado, no interior de São Paulo. O projeto premia fêmeas da raça senepol que passam por testes de desempenho para avaliar e classificar jovens doadoras. As campeãs da edição foram MAC35, vencedora do Grupo 1 e pertencente ao criador Marcos Camargo, da Mac Senepol, e Goud 556, de Gilmar Goudard, da Goud Senepol.

O segredo é procurar fazer os melhores acasalamentos e sempre acreditar no que faz. O resultado está aí. No meio de 200 inscritas, ela ficou em primeiro lugar”, comemora Marcos Camargo, dono da campeã MAC35.

O Programa Safiras do Senepol é reconhecido internacionalmente. Nessa edição contou com a participação de 240 novilhas, inscritas por criadores de diversas regiões do país. O projeto começou com apenas 35 fêmeas e, somando as 12 edições, já foram avaliadas mais de 1.600.

As avaliações foram feitas na fazenda da Grama, em Pirajuí, a 380km de São Paulo. Ali, são avaliadas desde 2009 várias características de interesse econômico para a raça senepol. Ao fim do teste, as novilhas são classificadas em três categorias. As campeãs são seis fêmeas que obtiveram os melhores índices.

Já as chamadas Safiras Top 10 são fêmeas selecionadas para a venda de embriões. E as doadoras safiras vão ser comercializadas em eventos da raça. Gilberto Menezes, pesquisador da Embrapa Gado de Corte, foi o responsável por estabelecer os índices e ranquear as fêmeas.

Os indivíduos foram divididos pela idade. Formamos um grupo 1, com animais mais velhos e que tivessem no máximo cem dias de diferença entre eles, e um grupo 2, com indivíduos mais novos divididos na mesma lógica. A partir disso, os animais passam por um período aqui na fazenda”, diz Menezes.

Para a entidade da raça, o Programa Safiras do Senepol garante produtividade e qualidade genética. “Para todos os criadores que participam do programa, há uma credibilidade em usar esses animais para continuidade de cruzamento genético em seus plantéis”, afirma Gilmar Goudard, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Bovinos Senepol.

A próxima edição do Safiras vai ser em maio deste ano e terá uma novidade: a introdução de avaliação genômica com marcadores moleculares. “A genômica vai nos dar um outro dimensionamento de melhoria de qualidade genética”, diz Goudard.

Fonte: Canal Rural
http://www.canalrural.com.br/noticias/jornal-da-pecuaria/senepol-programa-safiras-divulga-campeas-61269