Senepol da GRAMA fecha um ano mágico, com mais de 4.000 embriões produzidos e se prepara para um 2015 ainda melhor.

 

O Senepol da Grama vai demorar para acordar de um sonho bem vivido em 2014. Termina o ano com a sensação clara de dever cumprido e com a motivação que prepara um 2015 ainda melhor, mais produtivo, com mais parcerias e resultados para o Senepol brasileiro. Obteve um sucesso muito grande nos seus 15 anos de trabalho na raça. E já tem na mente o plano de consolidação dessa história, com muitas ações, entre elas um leilão de 16 anos de existência, que vai ter como semente a melhor opção de escolha para os criadores de todo o Brasil.

“Quando alguém atinge 16 anos de vida já pode fazer uma porção de coisas, já pode decidir e escolher, por exemplo, em quem votar. Pois nos 16 anos da Grama vamos dar essa opção também ao investidor e aos nossos parceiros de poderem escolher o que há de melhor aqui dentro”, definiu Júnior Fernandes, titular da marca ao lado de seu pai, José Antônio Fernandes Netto, o Zé Torneira.

Grama 15 Anos-2

Para isso, eles pretendem manter o trabalho que levou ao sucesso absoluto do Leilão Virtual 15 Anos Grama Senepol e Convocados, do dia 30 de maio, que vendeu 30 doadoras Senepol de primeira da Fazenda da Grama e de 13 convidados, com media expressiva superior a R$ 70 mil. “Quando as pessoas confiam no nosso trabalho, acaba gerando números desses, mas é porque os produtos valem e já vão começar a dar frutos, para garantir o retorno dos investimentos”, observou Júnior Fernandes, também técnico reconhecido mundialmente, fundador da S+, que coordena a marca Parceiros do Senepol, que ele também inaugurou em 2005 junto da Fazenda Santa Helena e da Genetropic.

Grama 15 Anos-3

A história da Grama, em 2014, foi amplamente explorada não só por ocasião do seu primeiro leilão próprio. A Grama contabiliza este ano também a honra de ter sido personagem do livro “Senepol, Feito para o Brasil”, lançado em Uberlândia/MG, no início de setembro, durante o Congresso Internacional da raça, pela Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB-Senepol), entidade da qual a Grama é sócia número 1.

“Esse foi mais um detalhe que nos emocionou muito, fazer parte da história, comprovando tudo aquilo que a gente acreditava quando decidiu trazer o Senepol para o Brasil”, orgulha-se Júnior Fernandes. “Ele estudou muito antes de fazer esse investimento e hoje a gente vê que ele estava certo”, emenda Zé Torneira, enaltecendo o pioneirismo do filho na busca da raça criada na Ilha de Saint Croix, Caribe. Foi da Grama o primeiro lote de embriões importados dos Estados Unidos, no ano 2000, e que deram origem ao rebanho brasileiro.

Loira Grama

Loira da Grama

GRAMA 142

Grama 142

Tecnicamente, outras vitórias no balanço do Senepol da Grama foram as apresentações do primeiro clone registrado de Senepol no mundo, a TN01, que já se qualificou Safira Top 10 no programa lançado dentro da Grama, para seguir o caminho de sua origem, a doadora Loira da Grama. Encontra-se em fase de espera para ingressar no programa Safiras do Senepol outro produto de transferência nuclear, só que agora um clone da doadora Grama 904, outro destaque da seleção. “Estamos num processo constante de avaliação do nosso trabalho e não vamos parar, porque a raça precisa disso, a nossa responsabilidade cresce e isso só nos motiva”, conclui Júnior Fernandes.

GRAMA 904

Grama 904

GRAMA 938

Grama 938

GRAMA 1631

Grama 1631

Ele contabilizou em 2014 a produção de 4.000 embriões a partir de suas doadoras, entre eles 3.200 de FIV e 800 de TE, uma boa parte deles transferidos em propriedades de parceiros, como 600 na sociedade com a empresa BoiRodrigues, em Guarantã do Norte/MT, Cáudio Viero, em Naviraí, dentre outros.

O Senepol da Grama vai dar só uma respirada, enquanto arregaça as mangas de 2015 para entrar de novo com mais trabalho, experiência, novidade e oportunidade de negócios para os criadores da raça que ajudou a introduzir no Brasil.