Segunda edição do teste de performance Safiras do Senepol já está com inscrições abertas

Vem aí a segunda edição do teste de performance Safiras do Senepol, promovido pela Fazenda da Grama, de Pirajuí (SP), e seus parceiros. As inscrições já estão abertas e o objetivo do teste é avaliar fêmeas PC, PO e POI em idade jovem e chancelá-las quanto ao seu potencial genético e econômico, proporcionando um crescimento sustentável para os criadores, investidores e, consequentemente, para a raça Senepol.
Podem participar fêmeas nascidas entre os dias 1º de maio e 30 de setembro de 2009. A duração do teste é de 180 dias, e a entrada dos animais, que ficarão na própria Fazenda da Grama, será entre os dias 15 e 25 de abril, devendo estar vacinados contra brucelose.
O médico e veterinário Junior Fernandes, diretor de Pecuária da Fazenda da Grama, explica como funciona a avaliação destes animais. “As fêmeas devem ser analisadas pelo potencial genético, perfil linear, adaptação, habilidade materna e fertilidade”, argumenta.
Serão avaliados quesitos como escore do trato reprodutivo (precocidade e fertilidade), ultrassonografia de carcaça, escore visual (tipo, pelo e umbigo), adaptação (pelo, temperatura retal e freqüência respiratória), além da realização de mensurações de ganho de peso, peso final e altura (frame).
Ao final do Safiras do Senepol 2010, os animais participantes serão ranqueados em três grupos. Dois deles são Safiras do Senepol (animais elite em todas as características avaliadas), que estão pré-selecionados para o Leilão Parceiros do Senepol 2011; e Animais Superiores, que serão convidados a participar do mesmo Leilão, com participação facultativa ao criador.
O investimento para participar do Safiras do Senepol 2010 será, por animal, de 11 parcelas de R$ 124,50. Acima de 15 animais participantes, o criador terá 10% de desconto; acima de 20 animais, 15% de desconto. Informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 9785-2152, pelo e-mail jrfernandes@senepoldagrama.com.br ou pelo site www.senepoldagrama.com.br.