São amplas as vantagens com as informações geradas no Topázio

Por Gilberto Menezes

 

O programa Topázio do Senepol tem como objetivo avaliar animais machos da raça Senepol, a fim de identificar touros jovens melhoradores. A infraestrutura utilizada permite uma avaliação acurada e ampla dos animais para uma série de características de importância econômica. Além das conhecidas medidas de desempenho e funcionalidade, avalia-se qualidade de carcaça e eficiência alimentar, atributos de grande relevância na pecuária de corte moderna.

Destaca-se a equipe técnica responsável pela condução do programa, a qual é composta por profissionais das mais diversas especialidades, como nutrição, reprodução, genética e qualidade de carcaça.

Importante contribuição tanto ao melhoramento genético da raça quanto à pecuária de corte brasileira tem sido dada. Além de identificar animais jovens superiores para serem usados nos rebanhos de seleção, contribuindo para a redução do intervalo de geração e manutenção da variabilidade genética, o Topázio do Senepol é rica fonte de dados para pesquisas científicas e para a avaliação genética nacional da raça.

O pecuarista que utiliza o Senepol em cruzamentos para produção de carne é também um grande beneficiário do programa, pois tem à sua disposição uma vasta gama de informações para auxiliá-lo na aquisição dos reprodutores que melhor se encaixarão em seu negócio.

gilberto2016

Gilberto Menezes – Pesquisador da Embrapa e coordenador do Geneplus, responsável por conduzir os rankings dos programas Safiras e Topázio do Senepol

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.