Prova Topázio do Senepol valida qualificação dos reprodutores

Um touro não pode ser considerado reprodutor apenas por ter dois testículos. Investir em informações precisas é garantia de retorno dos investimentos. Assim sempre pensou a Grama Senepol para escolher os indivíduos que ela coloca no mercado para abastecer a demanda por produtores de carne a campo que o taurino adaptado por ela selecionado se propõe a ser. E tudo o que gerou e colheu de resultados prova que o caminho é, mesmo, avaliação e qualificação.

Essa filosofia de trabalho já tinha ficado muito evidente na rotina da Grama quando criou o Safiras do Senepol, em 2009, na Fazenda da Grama, em Pirajuí/SP. Pois a lapidação desses verdadeiros tesouros também se dá no irmão mais recente do Safiras, a prova denominada Topázio do Senepol, que termina sua segunda edição tendo avaliado mais de 200 animais100% dos machos nascidos na Grama e também de criadores parceiros.

O rigor de avaliação e o nível tecnológico empregados no Safiras é o mesmo no Topázio. Os princípios de medição e a equipe técnica envolvida também são os mesmos, com os índices estabelecidos (veja quadro no final) variando de fêmeas para machos. No final, cabe também ao programa Geneplus, da Embrapa, gerar a classificação dos touros avaliados dentro da safra na estrutura do CQG-Senepol, com capacidade para 500 cabeças por prova e que divide sua estrutura de cochos eletrônicos e bebedouros automatizados entre os inscritos para Topázio e Safiras.

O fato é que o desempenho do animal é que o qualifica. O seu resultado no Topázio transfere para o campo a garantia que a Grama e seus parceiros pretendem lançar no mercado na forma de melhoradores que vão cumprir o papel da monta natural a pasto para produção de um bezerro que vai gerar os 30% a mais de rentabilidade que o Senepol pode entregar, segundo todas as pesquisas encomendadas pela ABCB-Senepol.

É por isso que mais uma safra sai da prova prontinha para espalhar tanto ganho genético resultante da heterose que rende maior ganho de peso, precocidade de acabamento e qualidade de carne, para ficarmos em três das mais importantes características econômicas que o Senepol entrega de brinde para quem investe nessa ferramenta.

Tabela Índice Topázio 2018