Projeto Sinergy otimiza o melhoramento genético da raça Senepol

Integram o projeto Fazenda Santa Helena, Fazenda da Grama, Genetropic Agropecuária e Sacramento Farms

Touro SCR 3051 (raridade)

SCR 6001S (exclusividade)
A palavra sinergia significa “ação ou esforço conjunto e de forma coordenada, coesa e cooperativa dos membros de um grupo em prol de um objetivo ou causa comum”. Dessa forma, não poderia existir nome mais significativo para o projeto de parceria celebrado entre a Fazenda Santa Helena, Fazenda da Grama, ambas de Pirajuí (SP), Genetropic Agropecuária, de Prata (MG), e Sacramento Farms, localizada na Flórida, nos Estados Unidos: Sinergy.
Na visão desses parceiros, havia razões mais que suficientes para justificar uma ação sinérgica entre seus criatórios, pois ao se juntarem, visualizavam deficiências a serem sanadas, reunindo as condições necessárias para equacioná-las.
Com um projeto modelo, muito desprendimento pessoal e, acima de tudo, foco no objetivo comum, os parceiros compartilham o máximo da genética disponível em cada criatório. O projeto funciona da seguinte forma: Fazenda Santa Helena, Grama, e Genetropic designaram suas doadoras Top, com pedigree diferenciado e, principalmente, de grande destaque para as características almejadas pelo Sinergy. Já a Sacramento Farms escalou e destinou sêmen de touros, raros ou exclusivos, oriundos de seu valioso banco genético.
Certamente, os benefícios gerados por essa sinergia entre esses criatórios serão muito democratizados, pois os desdobramentos de uma genética superior produzida no formato desse projeto têm um efeito multiplicador extremamente benéfico para toda a raça, visto que não somente seus idealizadores, mas também os selecionadores e usuários da raça poderão usufruir dessa genética através de doadoras, matrizes, touros e sêmen, resultantes do projeto em questão.
“Os parceiros comungam a visão de que é imperioso e inadiável buscar de forma decisiva e incessante melhoramento genético no sentido de imprimir à raça características distintas aliadas a desempenhos superiores, de forma a suprir requisitos cada vez mais exigentes em função das adversidades e restrições ambientais e econômicas que continuadamente são interpostas nos caminhos, desafiando a competitividade da pecuária de corte tropical”, afirma Junior Fernandes, da Fazenda da Grama.
A convicção dos parceiros no sucesso do Sinergy está fundamentada em suas observações e constatações de que determinadas características como frame diferenciado; altíssima adaptação ao ambiente (resistência ao calor: pelo zero) resistência a ectoparasitas; DEPs consistentemente superiores e aberturas de linhagens; que são essenciais para o melhoramento da funcionalidade e produtividade da raça e que somente com a adição e otimização desses valores é que se poderá assegurar o sucesso do Senepol como raça taurina produtiva e adaptada aos trópicos.
Os parceiros do Sinergy reafirmam sua confiança inabalável no futuro da raça Senepol baseada no fato de que não bastasse já ser esta uma raça que conjuga tantos atributos positivos e que, por isso, goza de tanto prestígio onde é utilizada na pecuária tropical. Alex Marconato, da Santa Helena, Junior Fernandes, da Grama, Jairo Lima, da Genetropic, e Sebastião Fogaça, da Sacramento Farms, acreditam que iniciativas como essa irão, certamente, contribuir para torná-la cada dia mais uma raça superior e, assim, afinada tanto com o nosso quanto com os novos tempos.

Doadora modelo: 676

Doadora modelo: 1411