Programa Safiras do Senepol visa avaliar o potencial genético e econômico das fêmeas da raça


“As safiras douradas são pedras preciosas altamente valiosas. Antigos mágicos e sacerdotes privilegiavam as safiras por elas lhe darem o poder de consultar o futuro”. A descrição se encaixa bem no programa que será realizado a partir de abril na Fazenda da Grama, um dos maiores criatórios da raça Senepol do Brasil, localizada em Pirajuí (SP).
Trata-se do Programa Safiras do Senepol, realizado pela propriedade e seus parceiros, que tem o objetivo de avaliar as fêmeas PC (produto de cruzamento), PO (puro de origem) e POI (puro de origem importado) em idade jovem e chancelá-las quanto ao seu potencial genético e econômico. O projeto inovador visa um crescimento sustentável para os criadores, investidores e, consequentemente, para a raça Senepol.
O médico e veterinário Junior Fernandes, diretor de Pecuária da Fazenda da Grama, explica como funciona a avaliação destes animais. “As fêmeas devem ser analisadas pelo potencial genético, perfil linear, adaptação, habilidade materna e fertilidade”, argumenta.
Outros detalhes devem ser avaliados no programa dentro do critério potencial genético, como ganho de peso e peso final, área de olho de lombo (cm²), espessura de gordura (mm), rendimentos de cortes comerciais (%), maciez (WBSF/lb) e marmoreio. No perfil linear, serão analisados itens como conformação, precocidade, musculatura, umbigo, temperamento e tipo racial. Quanto à adaptação, será preciso verificar a espessura do couro,pelo do animal, temperatura retal e freqüência respiratória.i
O Programa Safiras procura, na habilidade materna, analisar as principais características fenotípicas que as determinam, detectando assim fêmeas longevas e produtivas. A fertilidade deve ser acompanhada como a idade ao 1º cio (precocidade sexual), idade a 1ª concepção e potencial de produção em FIV (ultrassonografia). Ao final do programa, os animais serão selecionados e agrupados de acordo com a superioridade comprovada em todos os quesitos, como sendo “Animais Top” e “Líderes” para as categorias exigidas acima.
Benefícios do programa
Os produtores que não pretendem vender as fêmeas no final da avaliação obterão informações quanto ao atributo e qualidades das suas novilhas, necessários para um correto programa de acasalamento dirigido. E ainda traça um perfil dos seus animais nos diversos itens avaliados, detectando linhagens importantes. Já para os produtores que pretendem vender as fêmeas ao final da avaliação, o Safiras do Senepol vai agregar valores aos animais, ter oportunidade de comercialização em leilões próprios e garantir o mercado de forma objetiva e clara.
Com a comercialização, Junior Fernandes afirma que a marca será reconhecida como de alta credibilidade no mercado. “É importante lembrar que a decisão de venda é do proprietário do animal”, ressalta. A Fazenda estuda a criação de um evento próprio ao final do programa, como um Leilão Virtual ou Shopping na Fazenda.
Informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 9785-2152 ou através do e-mail jrfernandes@ampllo.com.br.