Programa Safiras do Senepol 2012 terá início na segunda quinzena de janeiro

O teste de performance Safiras do Senepol 2012, promovido pela Fazenda da Grama, de Pirajuí (SP), com apoio do grupo Parceiros do Senepol, terá início na segunda quinzena de janeiro. Poderão participar fêmeas puras nascidas entre 01 de outubro de 2010 e 31 de março de 2011.

O objetivo do teste é avaliar fêmeas Puras de Origem em idade jovem e chancelá-las quanto ao seu potencial genético e econômico, proporcionando um crescimento sustentável para os criadores, investidores e, consequentemente, para a raça Senepol.

As avaliações do Programa são coordenadas pela equipe técnica da S+ Senepol e contam com a colaboração de renomados pesquisadores da Unesp, Embrapa, Instituto de Zootecnia e Coan Consultoria.

Durante o processo de avaliação são observados os seguintes quesitos: escore do trato reprodutivo (precocidade e fertilidade), ultrassonografia de carcaça, escore visual (tipo, pelo e umbigo), adaptação e ponderais.

De acordo com a classificação do Programa, as novilhas classificadas entre as 10 melhores do programa em todas as características integram o grupo Safira Top 10. As novilhas classificadas como superior com avaliação final acima da média do grupo, integra o grupo Safiras. E as novilhas classificadas como inferior, com avaliação final abaixo da média do grupo, voltam para a fazenda de origem, para projeto de acasalamento dirigido.

O sucesso do Programa Safiras vem sendo confirmado ao longo dos anos. Uma prova do reconhecimento da raça pelos criadores e pelo mercado foi comprovada no último Leilão Virtual Safiras do Senepol, realizado em novembro de 2011, em Bauru (SP), e transmitido para todo Brasil pelo Canal do Boi. Foram comercializadas 40 novilhas POI “Safiras” e 80 embriões POI “Top 10”, totalizando faturamento de R$ 1,2 milhão. O evento proporcionou também a entrada de oito novos criadores para a raça.

“O Safiras do Senepol é hoje o teste de performance mais completo para avaliação e seleção de futuras doadoras Senepol no Brasil e também em nível mundial, já tendo avaliado mais de 300 novilhas POI”, destaca Junior Fernandes, coordenador do Programa.

Informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 9785-2152, pelo e-mail jrfernandes@senepoldagrama.com.br ou pelo site www.senepoldagrama.com.br.

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.