Programa Rubi avaliará jovens reprodutores Senepol

O Programa Rubi visa atender a indispensável e inadiável necessidade da raça de obter informações confiáveis sobre seus reprodutores. Através de um Teste de Progênie, o objetivo é avaliar jovens touros PO e POI para aumentar as acurácias das informações disponibilizadas, e com isto dar tranqüilidade aos criadores e usuários da raça.
O nome Rubi vem do latim “ruber”, que significa vermelho. Fazendo uma analogia com as pedras preciosas, apenas 1% dos rubis é reconhecido como verdadeiras jóias diferenciadas. Da mesma forma, os parceiros querem detectar os animais superiores da raça.
De acordo com o coordenador do Programa e também médico veterinário, Junior Fernandes, diretor técnico da Fazenda da Grama, podem participar do programa touros PO e POI, após passarem por avaliação de: pedigree diferenciado, comprovada adaptação e morfologia funcional. Serão selecionados de 05 a 10 touros por ano para ingressarem no Programa, de acordo com a avaliação da equipe técnica responsável. O animal também deve estar registrado na ABCB Senepol (Associação Brasileira de Criadores de Senepol). “O Programa está aberto a todos os criadores filiados a nossa associação”, enfatiza.
A proposta do Programa Rubi é utilizar o sêmen desses animais em programas de cruzamento industrial. Todas as informações necessárias serão coletadas em planilhas próprias desenvolvidas pela coordenação técnica. As progênies (machos e fêmeas) nascidas no Programa serão avaliadas no nascimento, desmame e aos 14 meses, considerando alguns pontos importantes de análise: peso, conformação, precocidade, musculosidade, umbigo, altura, espessura de couro, pelo (adaptação) e temperamento.
Organização e inscrição
A coordenação técnica do programa Rubi é composta por Junior Fernandes e Alex Marconato. As avaliações a campo terão também a participação efetiva do médico veterinário Dulcimar Menezes e a avaliação dos dados será feita na UNESP de Jaboticabal. Mais informações sobre o Rubi, como dúvidas e inscrições, podem ser feitas pelo telefone (16) 9785-2152 ou pelo email: jrfernandes@senepoldagrama.com.br.