Parceiros do Senepol em destaque no portal Ruralcentro UOL

Do Pará ao Pantanal

Senepol alcança 25 mil animais registrados pela ABCB Senepol e distribui rebanho por 14 estados brasileiros

raça Senepol tem hoje no Brasil um plantel de 25 mil animais registrados pela Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol). “Precocidade e adaptação. Com isso, vem o resultado da raça no país. A gente aspira em qualquer lugar do Brasil, tem bons resultados no Pará, com até 53% de prenhez em transferências realizadas, e também na Região Sul também”, diversifica o médico veterinário Rodrigo Untura, da In Vitro Brasil.

A associação nacional do Senepol tem 175 criatórios distribuídos em 14 estados. A taxa de crescimento médio do rebanho a cada ano fica próximo dos 50%. “É uma raça que não precisa se adaptar. Ela já é adaptada. O Senepol encontra no Brasil condições mais favoráveis de alimentação até do que em sua ilha de origem, Saint Croix, no Caribe”, destaca o presidente da associação, Gilmar Goudard, titular do Goud Senepol, de Uberlândia, MG. No local em que concedia entrevista à Rural Centro, Goudard chamou atenção para o fato de o piquete ter diversos pontos sombreados. No entanto, nenhuma novilha Senepol buscava a sombra. “É um animal que se sente mais à vontade no calor de 35°C, 40°C”, ressaltou o presidente da associação.

A libido os touros Senepol também reforça sua capacidade de suprir a demanda por oferecer heterose a pasto. Segundo Goudard, reprodutores com 14 meses já estão atrás das vacas a campo. “A busca por tourinhos se encaixa perfeitamente na raça, que produz um touro mocho, de pelo zero, com adaptabilidade e eficiência comprovada no Norte e Nordeste”, completa o titular do Goud Senepol.

No Centro-Oeste, a raça também está ajudando no desenvolvimento da pecuária. O músico, compositor e pecuarista Almir Sater há seis anos trabalha com touros Senepol em pleno Pantanal da cidade de Rio Negro, MS, fazendo cruzamento industrial Senepol x Nelore. “O pasto pantaneiro é nativo na região, onde a criação é extensiva. Há seis anos soltei uns touros para ver como se comportavam. Isso tem seis anos, hoje os touros estão com muitos filhos, mostrando que se adaptaram muito bem”, aprovou Sater.

Almir Sater PecuáriaO plantel Senepol PO de Almir Sater (Marca BRM) fica em outra propriedade, localizada em Maracaju, MS. De lá, já foram enviadas novilhas para o Programa Safiras do Senepol que, inclusive, já viraram Safira TOP 10 e Safira. No segundo teste de 2013, o músico e pecuarista enviou quatro bezerras e espera pelo resultado em dezembro. “Meu sonho é deixar toda nossa vacada Nelore a campo com touro Senepol no pé. Fazer esse cruzamento industrial sem precisar trazer vaca pro mangueiro é muito bom porque a IATF é uma otima ferramenta, mas na nossa região é muito trabalhoso fazer. As invernadas são grandes, tudo é muito longe, as divisões são difíceis. Não é pra qualquer fazenda aplicar a IATF no Pantanal. Agora vamos tirar todos os touros da fazenda e deixar só Senepol. Ter touro para fazer cruzamento a campo é o céu pro pantaneiro”, explica Almir Sater.

A docilidade dos animais é outra característica que fidelizou o músico e pecuarista. “Nessas férias eu levei minha família para a fazenda para apartar o gado no curral, um lote de vacas Senepol paridas. As meninas apartavam com a mão. Tudo que o pessoal dala do Senepol, tem correspondido”, alegra-se Almir.

O programa Safiras do Senepol já avaliou 800 novilhas desde seu início, em 2009. “A intenção é fazer com que os tourinhos produzidos por essas matrizes possibilitem uma maior quantidade de carne, de 20 a 30% a mais, pelo beneficio da heterose. As matrizes passam por avaliação de carcaça em que a seleção aponta para as que produzem mais carne em menos tempo e de melhor qualidade, já que consideramos no processo a área de olho de lombo e o rendimento de carcaça, além da heterose que o parceiro leva de graça. É um bem que natureza nos dá”, lista Junior Fernandes.

Senepol à venda
Na semana de 16 a 20 de setembro, o Grupo Parceiros do Senepol realiza a Vitrine Senepol 2013, uma semana da genética qualificada.

– No dia 17, terça-feira, às 18h30, acontece o Leilão Virtual Touros Top do Senepol, com oferta de 100 touros TOP POI e 400 bezerros e bezerras ½ sangue em lotes com carga fechada.

– No dia 18, quarta-feira, às 20h30, é a vez do Virtual Bezerras & Embriões. Em oferta, 22 bezerras credenciadas para o próximo teste do Programa Safiras do Senepol e 180 embriões de Safiras TOP 10.

– Dia 20, sexta-feira, às 20h30, será realizado o esperado Leilão Virtual Safiras do Senepol, que ofertará 30 doadoras Safiras e Safiras TOP 10.

Para a aquisição de genética (doadoras, reprodutores e embriões), as condições de pagamento serão:

– 24 parcelas (2+2+20) com frete para as cidades de Cuiabá e Rondonópolis (MT); Coxim, Campo Grande, Ivinhema, Naviraí, Bataguassu e Três Lagoas (MS); Goiânia e Itumbiara (GO); Brasília (DF); Prata, Uberlândia e Uberaba (MG); Araçatuba, Lins, Presidente Prudente e Pirajuí (SP). Veja mais detalhes das rotas e dos pontos de entrega na página da Vitrine Senepol 2013 na Rural Centro.

– Para os compradores de bezerros e bezerras ½ sangue, o pagamento será feito em três parcelas (1+2) com frete por conta do comprador.

Os eventos terão transmissão do Canal do Boi.

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.