Novas Safiras do Senepol serão reveladas em Pirajuí nos dias 13 e 14/10/2017

A edição 2017.1 do programa Safiras do Senepol revela em outubro as novas doadoras jovens da raça. Passaram pelos 150 dias de teste na Fazenda da Grama, em Pirajuí/SP, 270 novilhas inscritas por selecionadores de todo o Brasil para qualificar suas fêmeas com potencial para fornecer embriões e multiplicar genética superior. O evento terá na tarde de sexta-feira, dia 13 de outubro, palestras dos técnicos envolvidos nas avaliações, e, na manhã de sábado, dia 14, uma visita à fazenda para que os criadores conheçam as três campeãs de cada um dos dois grupos contemporâneos, mais as Safiras Top 10 e as Safiras Superiores. O formato da reunião é uma das novidades do final do teste e a composição do Índice Safiras, elaborado pelo Geneplus-Embrapa, a outra.

04_1Safirasnocurral

Novilhas qualificadas no programa Safiras do Senepol serão apresentadas no curral da Fazenda da Grama, no dia 14 de outubro. (Fotos: Assessoria de Comunicação Grama Senepol)

Ao invés de começar na sexta-feira à noite direto com uma confraternização e durar todo o sábado, a reunião final agora terá a apresentação de resultados na sexta, antes da confraternização, para mostrar os animais no curral no sábado cedo. “A preocupação foi dar um pouco mais de comodidade a quem vem de longe para a reunião e permitir que cheguem mais cedo em casa no final de semana, depois de ver de perto as novas Safiras”, explica Júnior Fernandes, da Grama e da S+, empresa que coordena a prova. Na reunião final da última edição, em março, mais de 220 pessoas acompanharam as palestras e o anúncio do resultado, em Pirajuí.

Troféus que serão entregues às três campeãs de cada grupo contemporâneo do Safiras do Senepol.

Troféus que serão entregues às três campeãs de cada grupo contemporâneo do Safiras do Senepol.

O Safiras do Senepol foi criado pela Fazenda da Grama, em 2009, para qualificar jovens doadoras e permitir a multiplicação de indivíduos que contribuam com o melhoramento genético da raça. Com o fim da atual edição, serão mais de 2500 fêmeas de 200 pais diferentes.

04_4CochosEletronicos

Tecnologia dos cochos eletrônicos evita manejo e promove pesagens diárias e voluntárias dos animais.

Tecnologia dos cochos eletrônicos evita manejo e promove pesagens diárias e voluntárias dos animais.

Tecnologia dos cochos eletrônicos evita manejo e promove pesagens diárias e voluntárias dos animais.

Participam da coleta de dados e avaliações empresas e instituições de renome nacional, como Embrapa, DGT-Brasil, Intergado, TecGen, Coan Consultoria, Byogenesis, entre outras. Representantes de todas essas instituições estarão em Pirajuí para o evento final, bem como dirigentes da ABCB-Senepol.

Criadores se reúnem na Fazenda da Grama para conhecer instalações da prova e as novas Safiras do Senepol.

Criadores se reúnem na Fazenda da Grama para conhecer instalações da prova e as novas Safiras do Senepol.

UM ÍNDICE MAIS MODERNO

O novo Índice Safiras terá a seguinte configuração: 25% para desenvolvimento ponderal, 25% para reprodução, 20% para eficiência alimentar, 20% de carcaça, 5% para frame e 5% para morfologia.

Essa nova composição levou em conta a experiência adquirida em edições anteriores, na busca de doadoras equilibradas, que podem produzir os touros que o mercado pede. Privilegia o animal mais harmônico que se possa encontrar, sem disparidade entre avaliações, fêmeas que sejam superiores em todas as características de impacto em pecuária de corte de ciclo curto, com garantia de resultados.

O programa passa por essa renovação para se tornar cada vez mais completo e apurado, com o objetivo de dar uma garantia também cada vez maior de que essas fêmeas sejam realmente doadoras”, afirma Gilberto Menezes, pesquisador da Embrapa Gado de Corte, responsável por rodar o programa Geneplus para estabelecer o ranking final baseado nos dados compilados pela Intergado.

Assim que terminar a reunião e as novilhas começarem a deixar a fazenda para os seus destinos, a edição 2017.2 começa a ser preparada. Serão admitidas novilhas com nascimentos entre 01/05/2016 e 30/10/2016. Todos os detalhes sobre procedimentos para a nova edição, regulamentos e datas estão detalhados no site www.senepoldagrama.com.br, onde também se encontra o histórico do programa e os resultados de todas as edições anteriores.

Equipe Técnica

 

Composição do Índice Safiras

25% Desenvolvimento Ponderal (Ganho de Peso + Peso Final)

25% Reprodução (População Folicular + Precocidade Sexual)

20% Carcaça (AOL + EGS + Conformação Frigorífica)

20% Eficiência Alimentar

5% Frame

5% Visual (Racial + Habilidade Materna)

 

“Quando alteramos um índice é para termos a chance de encontrar o animal mais completo e equilibrado para assegurar a sua produtividade.”

Gilberto Menezes (Geneplus-Embrapa)

Gilberto Menezes
(Geneplus-Embrapa)

 

Esta entrada foi publicada em Notícias, Noticias Safiras e marcada com a tag , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.