Loira da Grama prova sua marca com clone avaliada Safira Top 10

Duas vezes Loira da Grama. Uma das maiores doadoras Senepol do Brasil agora tem a chance de se perpetuar através também do seu clone. A TN01, primeiro clone da raça registrado no mundo, já se provou tão boa quanto a matriz. É que ela foi qualificada Safira Top 10 na primeira edição de 2014 do programa e consta da relação divulgada em agosto deste ano como uma das jovens doadoras identificadas pelo programa, que já foi premiado internacionalmente por sua eficiência técnica e contribuição para a raça.

TN01 apareceu em julho de 2013 na Fazenda da Grama, em Pirajuí/SP, onde passou a ser avaliada pela marca, para saber se poderia seguir os passos de Loira da Grama. Dividiu o piquete com a matriz até entrar para o programa Safiras do Senepol no meio de outras 213 novilhas inscritas pelos criadores de todo o Brasil e que compõem o grupo Parceiros do Senepol. Avaliada em sete características de relevância econômica, entre morfologia, eficiência alimentar e potencial reprodutivo e reprodutivo, foi qualificada entre as 10% que viraram Safiras Top 10 e que podem, a partir de agora, contribuir para a multiplicação de genética qualificada.

“A gente confia demais na Loira, mas não podíamos definir como doadora um clone dela sem antes avaliá-la”, explica Júnior Fernandes, lembrando que tomou a decisão de clonar esta doadora – Loira da Grama, ainda viva e com 12 anos – por causa do seu histórico de produção, que entre outras grandes matriarcas do Senepol brasileiro produziu as fêmeas GRAMA: 202, 243, 307, 711 – todas Safiras Top 10. “Todas essas filhas da Loira nos deram grandes produtos e isso motivou a clonagem. Agora, podemos confiar na TN01, comemora e desafia o técnico e titular da fazenda.

Se depender do início de TN01 como doadora de embriões, a Grama já tem mais o que comemorar. Em sua primeira aspiração realizada na fazenda, TN01 já forneceu 60 oócitos viáveis. “Ela já é candidata a vender embriões nos leilões do grupo Parceiros do Senepol e isso será um fato histórico para nós e para a raça”, comenta Júnior Fernandes, um dos líderes da S+, empresa que coordena o Grupo Parceiros. Nunca foi vendido filho, filha ou embrião de clone de Senepol no mundo. TN01 poderá ser a primeira, já que agora é Safira Top 10.

Esta entrada foi publicada em Notícias, Noticias Safiras e marcada com a tag , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + dez =