Junior Fernandes recebeu o Prêmio Mario Gasperi

Com grande satisfação, o grupo Parceiros do Senepol informa que durante a 35ª Convenção Mundial da Raça Senepol, realizada de 27 a 29 de junho em Orlando (EUA), seu coordenador, o médico veterinário Junior Fernandes, também diretor de pecuária da Fazenda da Grama, de Pirajuí (SP), foi o primeiro brasileiro a receber o Prêmio Mario Garneri, concedido pela SBCA (Senepol Cattle Breeders Association).

Junior Fernandes foi escolhido para receber o Prêmio Mario Gasperi por ter sido o mentor intelectual do Programa Safiras, cuja contribuição genética para a raça Senepol tem sido destacada também a nível internacional. O prêmio foi entregue por Sebastião Fogaça de Aguiar, presidente da SCBA.

Ao todo, compareceram à Convenção 66 pessoas, provenientes do Brasil, Colômbia, Panamá, Costa Rica, República Dominicana, Porto Rico, EUA e Ilhas Virgens (EUA). O evento incluiu diversas apresentações sobre melhoramento genético, exportações e sexagem de sêmen, além de visitas a criatórios.

Mario Gasperi, que dá nome à premiação internacional, foi um médico veterinário, responsável pelo melhoramento genético desenvolvido a partir da década de 1970 com o rebanho da raça Senepol do criatório Castle Nugent (CN), sediado nas Ilhas Virgens (St. Croix) e que deu origem a uma das linhagens genéticas responsáveis pelos primeiros animais Senepol de sangue puro.

Médico veterinário desde 1986, Junior Fernandes, vencedor do prêmio do Colégio Brasileiro de Reprodução Animal (CBRA) “Antonio Mies Filho” em 1995, pela relevância em projetos de implantação da IA no Brasil, também é um dos fundadores do grupo Parceiros do Senepol. Em 1999, como diretor de pecuária da Fazenda da Grama, foi um dos responsáveis pela primeira importação de embriões da raça Senepol pra o Brasil.

O Programa Safiras do Senepol avaliou, em quatro anos de existência, mais de 450 novilhas de mais de 20 criatórios em seis edições, o que o consolidou como o maior e mais completo teste de performance de novilhas Senepol puras do mundo, além de servir de estímulo para que outros programas semelhantes surgissem a partir do mesmo.

Criado em 2009 pela Fazenda da Grama para avaliar fêmeas PO e POI em idade jovem, a fim de chancelá-las quanto ao seu potencial genético e econômico, o Programa, que tem o apoio do grupo Parceiros do Senepol, tem avaliações técnicas coordenadas pela S+ Senepol, em parceria com pesquisadores da Unesp de Jaboticabal (SP), Embrapa de São Carlos (SP), Instituto de Zootecnia de Sertãozinho (SP) e Coan Consultoria.

Para Junior Fernandes, “o Safiras proporciona um crescimento sustentável para os criadores, investidores, e, consequentemente, para a raça Senepol. Sinto-me honrado em ter sido o idealizador deste programa com a ajuda de criadores, técnicos e renomadas instituições de pesquisa”, conclui. “O Programa Safiras, que traz inovações a cada edição e que é aberto a todos os criadores interessados em avaliar de forma correta suas futuras doadoras, tem como objetivo lapidar a raça Senepol e refletir seu brilho em números”, conclui.

Junior Fernandes recebeu o prêmio das mãos de Sebastião Fogaça de Aguiar, presidente da SCBA

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.