Inscrições abertas para edição 2017.1 do Safiras do Senepol

Começa neste mês a edição 2017.1 do programa Safiras do Senepol. Novilhas nascidas entre 01/11/2015 e 30/04/2016 devem chegar entre os dias 27 de maio e 03 de junho na Fazenda da Grama, em Pirajuí/SP, para os 110 dias da maior prova de avaliação de fêmeas da raça no mundo, aberto para criadores de todo o Brasil. A estrutura comporta 500 fêmeas, que permanecerão em avaliação até o dia 29 de setembro.

Sob a coordenação da S+, o teste tem a participação dos mais renomados técnicos, pesquisadores e instituições de melhoramento genético do Brasil, como Geneplus/Embrapa, DGT, Intergado, TecGen, Coan Consultoria, entre outras empresas que geram os dados de cada animal nas características que envolvem escore do trato reprodutivo, escore da população folicular, ultrassonografia de carcaça, frame, ganho de peso, eficiência alimentar e avaliação racial. O índice Safiras é gerado pela equipe da Embrapa Geneplus, que monta o ranking final e anuncia a classificação das novilhas, identificando quais são as verdadeiras doadoras da raça.

O Safiras do Senepol foi criado pela Fazenda da Grama em 2009, para qualificar jovens doadoras da raça e permitir a multiplicação de indivíduos que contribuam com o melhoramento genético do rebanho nacional. Mais de 2.600 novilhas de 180 pais diferentes já passaram pelo teste. Maiores informações estão disponíveis no site https://senepoldagrama.com.br/safiras/procedimento/.

Banner Convocação Safiras
Cronograma Inscrições Safiras 2017.1