Grama recebe Parceiros de todo o Brasil para divulgação do Safiras

A Fazenda da Grama recebe neste dia 2 de março, em Pirajuís/SP, criadores de todo o Brasil, para apresentação do resultado final da edição 2014-2015 do programa Safiras do Senepol. São 150 fêmeas de diversos criatórios que passaram os últimos 150 dias em avaliação, para receber a qualificação que as credencia como novas doadoras da raça.

Com essa edição, o programa totaliza 1.150 novilhas avaliadas desde 2009, ano de criação do Safiras do Senepol, programa premiado pela Associação Internacional dos Criadores de Senepol (SCBA, na sigla em inglês), pelo reconhecimento de sua importância e contribuição para o melhoramento genético da raça no mundo.

20140521_142139

Novilhas em teste no programa Safiras do Senepol, na Fazenda da Grama, em Pirajuís/SP.
Crédito: Arquivo/Fazenda da Grama

São avaliadas sete características zootécnicas, que envolvem reprodução, ganho de peso, eficiência alimentar e escore visual, feitas pelos técnicos de instituições como Universidade Federal de Viçosa/MG, Unesp-Jaboticabal/SP, Instituto de Zootecnia (IZ), além de empresas como In Vitro Brasil, S+, Aval Tecnologia, Coan Consultoria e Intergado, que introduziu em 2014 em parceria com a Grama, exclusivamente para o teste, cochos eletrônicos para medição em tempo real de consumo de comida e água, além de peso.

O resultado a ser divulgado, como determina o regulamento, vai apontar as novas Safiras Top 10 (10% do total de inscritas), mais as Safiras Elite e Superior, que estarão aptas para venda ou fornecimento de embriões que comporão lotes especiais de leilões do grupo ainda este ano. Além é claro das 3 primeiras colocados do Programa.