Grama disponibiliza 600 embriões Senepol PO, para a parceria com Boi Rodrigues, em Mato Grosso.

Um começo preciso. Assim Manoel Pedro Rodrigues classifica sua entrada no Senepol a partir da genética Grama. Foi com uma parceria volumosa que ele decidiu agregar valor à sua atividade pecuária, para produzir a ferramenta que sua região de atuação precisa para produzir carne em abundância e qualidade. E Guarantã do Norte-MT está para conhecer os primeiros produtos da Fazenda Harmonia, onde desenvolve a atividade e dá os primeiros passos na divulgação da marca BoiRodrigues, simultaneamente com o inicio da parceria com o Senepol da Grama.

Atividade rural está na vida de Manoel Rodrigues desde criança. Seus avós maternos e seus pais tinham propriedades na Capital paulista. Mas foi em 2001 que retornou à atividade com o auxilio de seu irmão João, conciliando com a formação profissional de engenheiro. Com ciclo completo em Guarantã do Norte, ele agora quer atender uma demanda de mercado que cresceu no Brasil, assim como o Senepol. “Percebi um grande interesse pelos touros Senepol e decidi iniciar alguns investimentos para fornecer genética nessa região de pecuária muito extensiva”, explica.

O primeiro passo foi conhecer a raça dentro da Feicorte, em São Paulo/SP, há três anos. Conheceu a assistência dos técnicos da S+ e o grupo Parceiros do Senepol, fundado pela Grama, Santa Helena e Genetropic, e decidiu iniciar os investimentos. No leilão Grama 15 Anos e Convocados, comprou 50% da jovem doadora Grama 623, em parceria com o criatório. “É como em outras sociedades: o criador desfruta dessa genética e nós cuidamos de todo o procedimento”, explica o titular da Grama, Júnior Fernandes.

Grama 623, Lote 21 do Leilão Grama 15 Anos, em maio, e primeiro produto da sociedade com a BoiRodrigues
Grama 623, Lote 21 do Leilão Grama 15 Anos, em maio, e primeiro produto da sociedade com a BoiRodrigues

Essa decisão de investir no P.O. se deu em função de experimentar o poder produtivo do touro Senepol. Manoel Rodrigues comprou no leilão do Vitrine do Senepol 19 reprodutores para cobrir a campo na região Norte do Mato Grosso. Inseminou suas vacas brancas e algumas F-1 e começa agora a ver os resultados, com os primeiros bezerros nascendo. “A gente pretende, com isso, encurtar o processo de formação do boi de abate, reduzindo drasticamente o período da recria e garantindo um produto de valor agregado”, declara Manoel Rodrigues.

É o que ele quer passar ao mercado, evitando que seus vizinhos da região precisem buscar um touro tão distante para produzir na fazenda. “Há um percentual muito representativo de fêmeas para reprodução aqui na região e com isso a gente vai facilitar a logística de distribuição desses animais que estamos planejando fazer”.

Manoel Rodrigues passou boa parte de outubro na fazenda, implantando com equipes técnicas os 600 embriões vitrificados e congelados de FIV que firmou na parceria com a Grama. “A gente sempre teve aptidão de produção de carne, produzimos inicialmente F-1 com Angus e agora o Senepol veio preencher um espaço comercial que se mostra muito interessante”, conta o pecuarista, proprietário de um rebanho de 1.800 matrizes, entre Nelore e F-1. “A gente quer ser fornecedor de genética Senepol para atender à demanda aqui na região”.

Receptoras Nelore, paridas de Senepol que foram implantadas com Senepol

Com os pés no chão, espera nessa primeira fase produzir ao menos 200 crias, sem levar em conta os índices observados nas taxas de prenhezes que o Senepol tem apresentado no Brasil – próxima dos 50%. “O plano é trabalhar com essa expectativa, também em função do que a realidade da região em termos climáticos exige para composição das receptoras, mas claro que temos observado os resultados e se isso se confirmar aqui também será ótimo”.

Tão logo surjam os primeiros resultados da FIV na parceria com a Grama, bem como o desmame dos seus primeiros bezerros meio-sangue Senepol, voltaremos a trazer as notícias do BoiRodrigues, que está preenchendo de vermelho os campos de outra região típica para a criação de Senepol no Brasil.