Fazenda da Grama abre inscrições para o programa Safiras do Senepol 2011

Logo após a realização do Leilão Virtual Parceiros do Senepol 2010, no último dia 02 de dezembro, a Fazenda da Grama já iniciou os preparativos para o programa Safiras do Senepol 2011. Será a terceira edição do teste de performance. “Os resultados obtidos em 2009 e 2010 nos motivaram a dar continuidade ao trabalho”, explica Junior Fernandes, da Fazenda da Grama.
O objetivo do programa Safiras do Senepol é avaliar fêmeas PC, PO e POI em idade jovem e chancelá-las quanto ao seu potencial genético e econômico, além de proporcionar um crescimento sustentável para os criadores, investidores, e, consequentemente, para a raça Senepol.
Poderão participar fêmeas nascidas entre 1º de outubro de 2009 e 28 de fevereiro de 2010. A entrada dos animais na Fazenda da Grama, em Pirajuí (SP), acontecerá entre 03 e 10 de janeiro. As participantes serão avaliadas quanto a escore do trato reprodutivo (precocidade e fertilidade), ultrassonografia de carcaça, escore visual (tipo, pelo e umbigo), adaptação (pelo, temperatura retal e frequência respiratória) e mensurações de ganho de peso, peso final e altura (frame).
A duração do programa será de 180 dias e, ao final do teste, os animai serão ranqueados em três grupos: Safiras do Senepol, animais superiores e animais destinados a retorno ao criador, para fins de melhoramento genético.
Resultados de 2010
Participaram, do programa Safiras do Senepol 2010, 74 novilhas de criadores de todo o Brasil. No dia 02 de dezembro, foi realizado o Leilão Virtual Parceiros do Senepol, com transmissão ao vivo pelo Canal do Boi para todo o Brasil. O evento, organizado pela S+, foi uma realização da Fazenda da Grama, Fazenda Santa Helena e Genetropic Agropecuária e teve como convidados o Condomínio SAAR e a Estância Goudard.
Foram comercializadas 25 novilhas POI (entre 14 e 16 meses), avaliadas no Programa Safiras do Senepol 2010, com média de R$ 13.200. As novilhas foram vendidas para 12 criatórios, de quatro estados (Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo), sendo que quatro criatórios são novos na raça.
Também foram disponibilizados 34 garrotes POI (entre 18 e 20 meses), todos avaliados no Programa Rubi, com média de R$ 6.800, para 14 compradores de sete estados (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondônia, São Paulo e Tocantins).
Mais informações sobre o programa Safiras do Senepol podem ser obtidos pelo e-mail jrfernandes@senepoldagrama.com.br ou pelo site www.senepoldagrama.com.br.

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.