3.000 Safiras e Compromisso com PMGS

Programa chega a um universo de qualificação que explica evolução da raça

O tesouro cresceu. Chegou a 3 mil cabeças o número de fêmeas jovens avaliadas no maior e mais completo programa de qualificação de doadoras da raça no mundo, desde quando foi criado, em 2009, na Fazenda da Grama, em Pirajuí/SP. Um universo que ajuda a entender a expansão que o Senepol ganhou no Brasil, graças à evolução genética que uma prova como o Safiras proporciona.

Tudo isso não vem da simples busca dos selecionadores por um selo em seus produtos, tendo como objetivo comercial apenas vender um animal mais valorizado. O Índice Safiras contempla um abrangente pacote de características que dá a uma novilha qualificada como doadora o status real de grande produtora de genética, com garantias que empresas e instituições conferem ao programa coordenado por Geneplus-Embrapa e S+ e chancelado pela ABCB-Senepol, que usa todos os dados do Safiras no seu Programa de Melhoramento Genético Senepol (PMGS).

CorpoTecnicoSafiras2018

Tabela – Profissionais e empresas envolvidos na coleta e compilação de dados no Safiras e no Topázio do Senepol.

A tecnologia adotada na Fazenda da Grama em cada uma das duas edições anuais da prova permite que os 150 dias de coletas de dados no Centro de Qualificação Genética Grama Senepol (CQG-Senepol) possam dar precisão às informações a respeito de características envolvendo Reprodução, Carcaça, Ganho de Peso, Eficiência Alimentar e Morfologia (veja quadro de composição do índice), com os mais modernos equipamentos de medição de comportamento, estresse térmico e até consumo de água.

IndiceSafiras2018

Tabela – Índice Safiras

A genômica também entrou com força no Senepol, encontrando nos selecionadores o abrigo para funcionar como um acelerador dos ganhos genéticos para duas características principais, que potencializam todas as outras: dupla musculatura e pelo zero,  ou o gene “slick”, que reforça a adaptabilidade da raça, outro ponto bastante estudado desde o início pelo Safiras.

Encontrando doadoras cada vez mais completas, o rebanho cresceu ao ponto de termos um número significativo de fêmeas avaliadas, com um agregado de estar identificando caminhos para uma variabilidade genética também cada vez mais benéfica para o processo seletivo, já que mais de 250 pais diferentes foram listados nesse volume de qualificação – o que gerou um ranking denominado Safiras Sires com touros pais de Safiras.

As novidades não param nunca dentro do programa. Em 2018, foi instituído o selo de Safira Gourmet para as novilhas de maior qualidade para medidas de ultrassonografia de carcaça que resultem em qualidade de carne.

Será assim nessa edição do leilão de 5 de novembro, em que a Grama oferece com as usuais garantias de sua genética lotes de bezerras com alto potencial para doadoras, Safiras, novilhas prenhes de embriões de grandes genearcas, raros e exclusivos do botijão da Grama com doadoras consagradas, além de novilhas solteiras em condições de o investidor comprar baterias com 10 fêmeas e levar de brinde um touro Topázio escolhido no ranking atual do programa de machos que abre esse evento no dia 2.

Uma forma de manter essa contribuição para a expansão da raça que nunca para de crescer. E que continua cada vez mais simples, fácil e lucrativa como o Senepol se propõe a ser.

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.