Senepol define as Safiras de 2015.2

safiras2015-2-beef-3Programa de seleção de fêmeas que está aprimorando a raça e fecha doze edições com 1.600 animais testados.

Um dia inteiro dedicado a divulgar resultados que demonstram a excelência do trabalho de seleção de matrizes da mais alta eficiência. Foi esta a tônica das atividades em Pirajuí (SP), no último sábado, dia 12, durante a divulgação dos melhores colocados na Edição 2015 – 2 do Programa Safiras do Senepol, criado para destacar as novilhas e matrizes mais capacitadas para a evolução da raça no Brasil. O Senepol comemorou quinze anos de presença no país e conta com um rebanho total hoje de 46 mil cabeças. Mas o crescimento vem sendo surpreendente. Somente em 2015, a comercialização de sêmen teve uma evolução de 33%.

O Programa Safiras começou em 2009, mantém duas provas por ano e já mediu, no total, características de 1.600 animais. Só no ano passado, foram provadas 480 fêmeas, de 45 criadores. Nesta segunda rodada de prova, os 221 animais foram divididos por idade em dois grupos. Elas seguiram para a Fazenda Grama, de propriedade do Junior Fernandes, diretor da Associação e criador de Senepol. E lá permaneceram de 29 de novembro a 18 de fevereiro, nas mesmas condições ambientais, de nutrição, manejo, etc.

Desde 2013, foi incorporada ao programa a medição da eficiência alimentar, comandada pela Intergado Pecuária de Precisão, empresa ligada a 14 instituições de ensino, três empresas de nutrição e outros três produtores, com mais de oitocentos dispositivos eletrônicos instalados no Brasil inteiro. “E chegamos neste ano a 952 fêmeas testadas para eficiência alimentar. Registramos tudo. Quantas vezes se alimenta, quanto sobra, que cocho usa, etc.”, informou Marcelo Neves Ribas, da Intergado. Outra importante evolução vem sendo a análise dos dados relativos à reprodução das novilhas e vacas. Os estudos avançam para que produtores dominem melhor as reais combinações entre população de folículos e a fertilidade da fêmea, precocidade sexual, ciclo estral, qualidade do bezerro, entre outros. Um trabalho realizado pelo consultor Luiz Fernando Pauperio Junior, da empresa Tec Gen Embriões, e o pesquisador especializado Fábio Monteiro, médico veterinário do Instituto de Zootecnia de São Paulo. “O Safiras não chancela os animais. Não se trata de DEP, nem registro definitivo. O programa trabalha com dados fenotípicos ajustados para a idade dos animais”, enfatizou Junior Fernandes

safiras2015-2-beef-2O anúncio de todos os resultados da segunda etapa do Safiras em 2015 começou de manhã, na Câmara Municipal de Pirajuí, com uma palestra do Consultor Rogério Coan. Na sequência, falaram Fábio Monteiro, Luiz Fernando Pauperio Junior e Marcelo Neves Ribas, cada um tratando de sua participação no programa. O anúncio oficial foi feito por Gilberto Romeiro de Oliveira Menezes, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), do projeto Geneplus – Embrapa, que faz a compilação final de todos os dados do Safiras e é o apresentador oficial dos resultados. “Neste ano, tivemos como novidades a formação do ranking e duas novas características de avaliação: área de olho de lombo (AOL) e espessura de gordura sub-cutânea (EGS) por meio de ultrassonografia. São informações a mais para avaliarmos ainda melhor o avanço e a qualidade dos animais. E também temos o Senepol incluído em outros trabalhos de pesquisa da Embrapa,como avaliação genômica e provas de desempenho. Mas, no Safiras, o que importa mesmo é o trabalho feito por cada um dos produtores”, ressaltou Gilberto Menezes.

safiras2015-2-beef-1No Grupo 1, a Primeira Campeã foi MA0035, da Mac – Grama. Em segundo lugar, ficou ZT0971, da Grama, e a terceira campeã foi ZB0055, da Miotto. No Grupo 2, quem levou o campeonato foi GOU0556, de Gilmar Goudard. A Segunda Campeã foi ZT1591, da Grama, e a Terceira Campeã foi AS0191, da Senepol do Morro. Também foram registradas duas outras boas classificações. Safira Top, com GENE1629, e Safira, com o animal ITA0773. Cinquenta produtores prestigiaram a cerimônia na Câmara de Vereadores. Em seguida, todos os convidados almoçaram no Restaurante Lagoinha e seguiram para a Fazenda da Grama, onde visitaram todas as instalações utilizadas nas provas e os animais que participaram do Safiras 2015 – 2. “Nosso principal objetivo é o de sempre perseguir, alcançar produtores e animais de qualidade, ranqueados, que ajudem no crescimento da raça Senepol com os vários indicativos”, finalizou Junior Fernandes.

GRUPOS

* UM: 102 indivíduos | Filhas de 30 touros e netas de 40 touros | Idade média de entrada: 551 dias

* DOIS: 119 indivíduos | Filhas de 37 touros | Netas de 46 touros | Idade média de entrada: 457 dias

ÍNDICE SAFIRAS

* Peso: 30%
* Reprodução: 25%
* Carcaça: 20%
* Eficiência alimentar: 20%
* Morfologia – visual: 5%

CLASSIFICAÇÃO POR ÍNDICE

* Conversão alimentar: 20%
* Peso final: 15%
* Ganho de peso: 15%
* Escore população folicular: 15%
* AOL: 10%
* Escore do trato reprodutivo: 10%
* Escore visual: 5%
* Expessura de gordura sub-cutânea: 5%
* Conformação frigorífica: 5%
* Frame: 5%

CATEGORIAS

* Campeãs: selo para as três primeiras colocadas
* Elite: Selo Safiras Top 10
* Superior: Selo Safiras

RANKING

* Elite: +1 desvio-padrão sobre a média
* Superior: média e +1
* Regular: média
* Inferior: -1 da média

CAMPEÃS – GRUPO UM

* Campeã: MA0035 | Mac – Grama
* Segunda campeã: ZT0971 | Grama
* Terceira campeã: ZB0055 | Miotto

CAMPEÃS – GRUPO DOIS

* Campeã: GOU0556 | Gilmar Goudard
* Segunda campeã: ZT1591 | Grama
* Terceira campeã: AS0191 | Senepol do Morro

SAFIRA TOP: GENE1629

SAFIRA: ITA0773

Fonte: Revista Beef

Esta entrada foi publicada em Noticias Safiras e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.